Entre diversas redes sociais em alta no momento, ainda vale a pena investir em marketing no Facebook para ações digitais. Entenda por quê.
No marketing digital, redes sociais são canais importantes para atingir o público-alvo. Mas entre as diversas opções em alta no momento, como Instagram, TikTok e Twitter, o marketing no Facebook parece ter ficado um pouco para trás no quesito engajamento de público e, consequentemente, nos resultados. Mas será que isso é mesmo verdade? Vamos descobrir agora!
Por que investir em Marketing no Facebook?
O marketing no Facebook é uma necessidade pra empresas de vários segmentos. Isso acontece em função dos números da rede social de Mark Zuckerberg, que segue em destaque enquanto mais utilizada em todo o mundo, com mais de 2,7 bilhões de contas ativas. O dado é do relatório Digital 2021, produzido em parceria por We Are Social e Hootsuite.
Além disso, foi a terceira rede social mais acessada no início de 2021 pelos brasileiros e continua sendo uma plataforma forte para publicidade e engajamento.
Apesar de a rede social estar caindo em desuso para muita gente, sobretudo entre adolescentes e jovens, o Facebook ainda rende muito dinheiro, uma vez que são mais de 80 milhões de páginas de negócios.
Diante desse cenário, fica evidente que o marketing no Facebook ainda tem um grande potencial para a geração de negócios.
Perfil dos usuários
Entender qual é o perfil das pessoas que usam o Facebook é um bom ponto de partida. Os adolescentes, por exemplo, já não são mais tão fãs da rede e preferem o Instagram, o TikTok ou mesmo o YouTube. Confira algumas informações importantes:
- usuários acima de 60 anos são o grupo que mais cresce entre as pessoas que acessam a internet;
- o público jovem prefere o Instagram, TikTok e YouTube ao Facebook, e usam a rede mais raramente;
- 25% dos usuários do Facebook têm entre 25 e 34 anos;
- 63% já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que descobriram no Facebook. Além disso, 58% já adquiriram produtos ou serviços indicados na plataforma;
- a maior parte dos usuários é composta por mulheres, somando 43,5%. Em compensação, 56.5% dos homens usam a rede, o que também é uma porcentagem significativa.
No geral, o Facebook agrega pessoas de todas as idades, sendo uma opção interessante quando se quer impactar pessoas de idades variadas.
Como ter sucesso ao investir no Facebook?
Sabemos que quanto mais presente estiver nas redes sociais, maior será o seu alcance digital. Anunciar no Facebook Ads pode compor uma estratégia eficiente, afinal a rede possui uma série de ferramentas extremamente eficazes para selecionar público-alvo e gerenciar anúncios, além de permitir personalização dessas campanhas para cada objetivo de marketing.
No entanto, é importante analisar alguns fatores, como:
- Público-alvo da sua empresa
O primeiro passo para criar uma estratégia bem-sucedida de marketing no Facebook é entender o seu público-alvo. Saber para quem destinar seus serviços irá tornar as campanhas mais eficazes, obtendo conversões mais certeiras e anúncios com maiores índices de aproveitamento.
Atualmente, o Facebook já permite a segmentação alargada de interesses, além de linkar todas as estratégias adaptáveis para o Instagram. Por isso, é importante que seja definido o perfil do possível consumidor e que as campanhas sejam direcionadas para esse mesmo público.
- Tipo de serviço ou produto oferecido
O fator determinante neste caso é o conhecimento do seu público e onde ele consome melhor o seu produto. Produzindo e direcionando os conteúdos da maneira correta, o público deve criar um senso de identificação com a marca, produto ou serviço e, a partir daí, começar a consumi-la no Facebook.
- Capital de investimento disponível
Pensar em Facebook Marketing sem investimento em mídia paga hoje em dia é um verdadeiro desafio. O alcance orgânico de uma publicação no Facebook está em torno de 5,2% da base de fãs da página, ainda de acordo com levantamento da We Are Social e da Hootsuite.
Portanto, é preciso que aloque recursos para investir em Facebook Ads, seja no impulsionamento de campanhas para atingir uma porção maior de fãs ou em ações de marketing específicas por meio da plataforma de anúncios da ferramenta.
Facebook Ads e iOS 14: o que você precisa saber
Não é novidade que o assunto privacidade digital anda em alta, com a implantação da LGPD no Brasil. A atualização do iOS 14 da Apple é um dos exemplos mais recentes que demonstram a necessidade de readequar as estratégias de marketing digital para continuar impactando os usuários de maneira assertiva e eficiente.
Como a nova atualização permite que os usuários aceitem ou não a coleta de dados, a assertividade dos anúncios passa a ficar mais comprometida, já que impacta diretamente as métricas e recursos de mensuração de atividade, interesses e conversão do usuário. Com isso, os anúncios no Face Ads podem não apresentar a mesma eficácia se realizados da forma como vinham sendo feitos.
A boa notícia é que apesar das novas mudanças, o Facebook já apresentou algumas soluções para adaptar os anúncios no Face Ads à atualização do iOS 14.
A publicidade no Facebook e as ações nas redes sociais como um todo são importantes, mas só funcionam quando alinhadas com estratégias completas de marketing digital.
O marketing no Facebook no Brasil ainda reserva oportunidades importantes para as marcas que desejam se aproximar do público-alvo na internet. O caminho para o sucesso está em conhecer profundamente sobre a audiência, levantar seus principais desejos, e trabalhar para se posicionar de forma estratégica no feed dos usuários.
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