Confira como você pode reinventar o atendimento ao cliente e impactar positivamente seus negócios

O bom atendimento ao cliente é um dos mandamentos básicos do mundo dos negócios. Segundo uma pesquisa da IDC, este é o segundo item mais importante para avaliação das marcas. E, diante das ferramentas digitais, é preciso reinventar as formas de se relacionar e conquistar os consumidores.

O cliente atual transita em diversos canais e estes devem estar em sintonia, seja espaço físico, telefone, e-mail ou redes sociais. Mas, esqueça o atendimento mecanizado. A instantaneidade e a tecnologia devem servir para aproximar o consumidor e humanizar essa relação. Separamos algumas dicas, confira:

  1. Integre o on e offline: omnichannel

A noção de tempo e espaço se expandiu com as atuais tecnologias, o cliente passou a ter controle de quando, onde e como quer interagir com a sua marca. De acordo com o E-commerce Brasil, o comércio eletrônico responde por 3% do número de vendas, mas influencia metade das compras realizadas nas lojas físicas. E a estratégia Omnichannel estreita a relação entre o mundo on e offline; o consumidor visita o site ou acessa o aplicativo e realiza a compra na loja física, por exemplo.

Outra dica de atendimento ao cliente atual é investir em aplicativos de comunicação instantânea como o WhastApp Business. O objetivo é que um canal ajude o outro a oferecer uma experiência de compra cada vez melhor ao cliente.

  • Responda rápido

Mesmo que não haja uma solução instantânea, responda rápido e mostre que você está agindo para resolver a situação. Respostas ágeis influenciam positivamente seu público. Mais de 75% dos clientes entrevistados pela IDC informam que a qualidade e o tempo de atendimento são os principais fatores na decisão de consumo. Começamos pelo básico: os consumidores que precisam de um produto ou serviço, querem acesso rápido a soluções para ajudá-los.

  • Humanize o atendimento

O atendimento personalizado garante credibilidade à marca. Mesmo com tecnologias que encurtam distâncias, o fator humano pode ser crucial no relacionamento com o cliente. O consumidor precisa sentir que é único e importante. Por isso, opte pela naturalidade das conversas, chame-o pelo primeiro nome, demonstre interesse e, mesmo que o atendimento seja por rede social, utilize a linguagem adequada ao seu público, sempre atento para criar uma sensação de proximidade.

  • Coloque-se no lugar do cliente

Imagine as dúvidas decorrentes de sua pergunta inicial e já esclareça os possíveis questionamentos que virão a seguir. Forneça soluções de antemão, tornando o atendimento mais ágil e, por que não, empático? Atitudes como essa aproximam o cliente e até o torna fã da marca. 

Conte com uma agência especializada em marketing digital para cuidar do relacionamento e atendimento ao cliente com a importância que esse fator merece no crescimento de sua marca.