Vinte anos é uma vida. E, portanto, muita coisa foi vivida!
Vimos o país mudar radicalmente sua economia, viver períodos de calma e, infelizmente, mergulhar numa crise econômica e política muito difícil para todos, mas principalmente complicada para as empresas.
Achávamos que já tínhamos passado por tudo, pois segundo as estatísticas publicadas pelo Sebrae, boa parte das empresas brasileiras não completam dois anos, algumas chegam aos 5 e poucas atingem os 10 anos. Chegamos aos 20, ufa! Mas nitidamente abalados com o que temos vivenciado.
O que aprendemos nesse tempo?
O grande aprendizado, e que possivelmente seja o que nos ajudou a comemorar esse marco, é que não adianta ficarmos parados diante dos obstáculos. Nossa escolha sempre foi: fazer o melhor, ouvir, analisar, entender e fazer melhor ainda! Aprendemos que é preciso muita paciência e boas ideias para seguir em frente.
E, enquanto essas duas décadas de histórias se passavam, muitas pessoas construíram relações que transcendem o profissional. Formaturas, casamentos, nascimento de filhos e suas trajetórias estiveram presentes em nosso dia a dia, e esse é nosso melhor presente até aqui.
As pessoas são de extrema importância para o sucesso de uma empresa. Pessoas de dentro e fora dela: clientes, parceiros, fornecedores, tudo que se faz e acontece gira em torno de relações interpessoais. São elas que gerenciam e comandam a empresa, são elas que executam, controlam atividades e processos, e que também consomem nossos produtos e serviços.
Alguns autores afirmam que a empresa é um organismo vivo, pois a dependência e influência das pessoas são enormes. Passamos a maior parte do nosso tempo, portanto, de nossas vidas, dentro do ambiente de trabalho. Normalmente é nele que construímos vínculos fortes de amizade que, assim esperamos, levaremos por toda vida, pois, os próximos 20 anos já começaram!