Muitas empresas têm dúvidas se realmente vale a pena investir em marketing para área da saúde, mas podemos garantir que sim. Veja!

Quando o assunto é marketing para área da saúde uma das primeiras preocupações das empresas é sobre os desafios para realizar este trabalho, visto que a publicidade médica é fortemente regulamentada. Além disso, quando se trata de marketing digital e redes sociais, existe o receio de receber comentários negativos que possam comprometer a imagem corporativa. Contudo, é possível traçar estratégias que beneficiem a empresa sem ferir as leis que regem o setor, e ainda contribuam para o fortalecimento da reputação da marca.

O ponto-chave dessa estratégia é o relacionamento. Promover um diálogo próximo com o público-alvo por meio de pautas relevantes é fundamental para criar laços e estabelecer um vínculo de confiança, que será o grande responsável por transformar a sua audiência em consumidor da marca. Listamos abaixo algumas dicas que podem auxiliar. Confira!

 

Estratégias de marketing para área da saúde para aplicar já!

 

  • Conheça seu público

O primeiro passo é conhecer profundamente o público com quem irá dialogar, para depois entender quais assuntos mais os interessam e a forma ideal para se comunicar com ele. Levantar dados de atendimento, estudar os padrões das reclamações e elogios do canal de ouvidoria, entender as principais dúvidas sobre os agendamento e marcação de exames, são apenas alguns dos muitos caminhos que podem direcionar estratégias mais assertivas de comunicação.

Uma boa prática é o social listening, recurso dedicado a extrair insights a partir de comentários e conversas relevantes para a marca que acontecem nas redes sociais, com base em termos específicos ou temas associados à área de atuação do negócio.

marketing_para_área_da_saúde

  • Preste um bom atendimento

Este passo representa uma ponta do iceberg em qualquer estratégia de relacionamento. Lembre-se de que, se você deseja se posicionar no ambiente on-line, deve estar preparado para estabelecer um fluxo de atendimento ágil e, quando prestado de forma empática e humana, o atendimento via redes sociais pode ser um grande aliado para alavancar a reputação da marca.

  • Inbound marketing

Já falamos por aqui sobre o inbound marketing para a área de saúde. Trata-se de um pilar importante no relacionamento entre marca e público é a entrega de informações. Uma estratégia de marketing de conteúdo divulgando questões de saúde, por exemplo, vai aumentar a visibilidade e autoridade no seu nicho e, consequentemente, fazer com que as pessoas busquem a empresa por conta da credibilidade e domínio no assunto. Ademais, a área da saúde possui um papel importante na conscientização e incentivo à prevenção de doenças. Aqui vale compartilhar lives, vídeos de especialistas, webinars e palestras, entre outras maneiras eficazes de demonstrar o conhecimento da equipe, conquistando maior confiança dos pacientes.

  • Gestão de crises

Talvez a principal ferramenta para criar vínculo e construir uma boa reputação para a marca são as redes sociais, onde os seguidores terão fácil acesso para tirar dúvidas, comentar e consumir os conteúdos. Aqui, é onde a marca precisa estar atenta às devolutivas, SAC, retorno de comentários, gerenciando esse relacionamento para que as pessoas tenham uma boa impressão da empresa. É importante ter “jogo de cintura” e se pautar em normas legais para tratar assuntos delicados, e evitar uma repercussão negativa. A dica é sempre tentar uma solução humanizada, demonstrando empatia e transparência.

Em resumo, um relacionamento de confiança entre a marca e o público está pautado, primeiramente, no profissionalismo e empatia. A transparência fará com que a marca mereça credibilidade e alcance uma boa reputação. Seja na internet ou no atendimento presencial, o paciente ou o consumidor sentem-se mais confortáveis quando percebem que estão recebendo informações e atendimento de forma clara e sincera.

A D´lucca & Jota é uma agência especializada, com forte atuação junto à indústria farmacêutica e áreas da saúde. Entre em contato conosco e dê esse passo.

Leia também: Marketing Farmacêutico: 3 boas práticas de conteúdo