O marketing digital é um mercado em constante evolução; listamos as principais tendências para você ficar por dentro de tudo
Consolidado, sim. Imutável, não. O marketing digital segue com força na projeção de marcas, na atração de leads e no relacionamento com os clientes. Em constante evolução, o maior desafio é acompanhar todas as suas mudanças para não ficar atrás no mercado.
Quem deseja estar sempre preparado, deve estar atento ao comportamento do público, nas novas tecnologias disponíveis e reinventar estratégias. Pensando nisso, listamos as 5 principais tendências de marketing digital para 2020 que você deve investir.
Pesquisa e conteúdo em áudio
A busca por agilidade impactou diretamente no aumento das pesquisas por voz em 2018, quando o recurso alcançou 1 bilhão de buscas por mês. Essa era apenas a ponta do iceberg para uma demanda que cresceria rapidamente e se ramificaria em diversos formatos, como o conteúdo em áudio. Podcasts, vídeos ou textos narrados: os usuários têm preferido ouvir a ler um conteúdo, e esta está entre as principais apostas para o marketing digital nos próximos anos.
Dica: busque recursos que viabilizem o áudio dentro das suas estratégias de conteúdo, como a inclusão de um player nos textos do blog.
Interação via chatbots é tendências de Marketing Digital
A inteligência artificial já tem sido aplicada em peso aos chatbots, que consistem em um atendimento virtual que simula um humano de modo a oferecer respostas mais ágeis às dúvidas do cliente. Para garantir uma interação personalizada e eficiente, são utilizados softwares inteligentes que aumentam seu repertório e capacidade de resposta. Segundo dados da IBM de 2018, 80% das questões dos usuários podem ser respondidas por chatbots, o que gera economia de 30% em atendimento ao cliente.
Transparência e a Lei Geral de Proteção de Dados
Em agosto de 2020, entrará em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que regulamenta o tratamento de dados pessoais de clientes e usuários por parte das empresas. Por isso, será imprescindível implantar as mudanças necessárias para se adequar à norma como políticas corporativas adequadas, adquirir recursos de tecnologia da informação e preparar funcionários.
Além do aspecto legal que trará segurança jurídica não só aos consumidores e titulares de dados, a LGPD possibilitará aos agentes digitais assumir um compromisso definitivo com a privacidade, o que trará a estes e aos clientes confiança e transparência.
Vale mencionar que empresas que agem com transparência retêm até 94% dos clientes, e aquelas que primeiro se adaptarem estarão à frente do mercado. É possível encontrar algumas orientações importantes em cartilha disponibilizada gratuitamente para download pela Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi).
Tendências de Marketing Digital com Influenciadores digitais
Campanha com influenciadores digitais segue sendo tendência de marketing digital em 2020. Esse mercado deve se profissionalizar mais no Brasil. Mas, engana-se quem pensa que apenas os perfis cheios de seguidores é que comandarão as ações de marketing. Os microinfluenciadores garantem seu espaço diante de um público mais disposto a engajar com pessoas que atendem com mais proximidade seus interesses.
Dica: além do papel de influenciadores e celebridades na decisão de compra, é preciso considerar, por outro lado, a porcentagem de consumidores que são influenciados a comprar um produto ou serviço após uma análise positiva nas mídias sociais.
A D’Lucca & Jota é uma agência especializada em Marketing Digital, entre em contato para saber mais sobre essas e outras estratégias que podem ajudá-lo a ampliar os resultados do seu negócio.