Em 2022, o setor farmacêutico aumentou em 42% o investimento em publicidade digital. Entenda a importância de ter uma estratégia profissional adequada em marketing farma.
As indústrias farmacêuticas estão rompendo com um modo de atuação até então engessado na publicidade e seguindo novas estratégias de marketing digital. Em 2022, o investimento em publicidade digital cresceu e atingiu R$ 32,4 bilhões no Brasil, de acordo com pesquisa da Digital AdSpend. E o marketing farma acompanha essa tendência, foi o 4º setor que mais investiu naquele ano, com crescimento de 42% em relação a 2021.
Tanto investimento precisa de um planejamento profissional para obter bons resultados e evitar desperdício de recursos. Por isso, mais da metade do que foi investido no segmento (67%) foi intermediado por agências de comunicação e marketing. No setor da saúde e, especificamente, no ramo farmacêutico, a necessidade de contar com uma agência especializada em marketing farma é ainda maior.
Marketing farma é tendência, mas é preciso ter estratégia
As indústrias farmacêuticas estão investindo em novas estratégias de marketing para alcançar seus objetivos e potencializar seus resultados: fortalecer a marca, gerar autoridade, engajar seus públicos – profissionais da saúde e pacientes -, e converter em vendas. O marketing farma permite utilizar uma série de técnicas planejadas para o perfil de cada uma dessas audiências, a partir de jornadas específicas para cada uma.
Com a estratégia adequada, é possível alcançar resultados mensuráveis de curto, médio e longo prazo; fortalecer o relacionamento com a classe médica, aumentando a taxa de fidelização e a demanda por medicamentos prescritos; oferecer boas experiências para profissionais de saúde e pacientes; elevar a visibilidade e credibilidade do laboratório; entre outros resultados importantes.
Por que contar com agência especializada em marketing farma?
Apesar de crescente, o marketing farma exige cuidados fundamentais. Há regras bastante rígidas em relação à publicidade de medicamentos pelo órgão regulador do setor, a Agência Nacional de Saúde (ANVISA), como a Resolução RDC 96/08, que traz uma das principais diretrizes para publicidade na área.
Uma agência especializada em marketing farma garante que a indústria farmacêutica tenha ações online eficazes, o que envolve, também, evitar riscos de sofrer sanções. Além de adequar as estratégias digitais à regulamentação do setor, a agência com experiência neste ramo tem know-how importante para saber quais as técnicas mais assertivas para esse tipo de público, para conquistar resultados maduros e mensuráveis que se sustentem a longo prazo.
A D’Lucca & Jota é uma agência especializada com experiência no setor da saúde e em marketing farma há mais de 26 anos. Nossas certificações em ferramentas como Veeva, IQVIA, Salesforce, Marketing Cloud, Eloqua, entre outras, são um exemplo de como nosso time está preparado para planejar e executar estratégias de alta performance para o setor. Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!