O brasileiro tem ouvido conteúdo em áudio como nunca e o formato, antes esquecido pela publicidade, tem atraído as marcas. Confira por que sua empresa também deve ficar de olho no consumo de podcast

Experimente andar pelas ruas e perceber a quantidade de pessoas com fones de ouvido. Parece uma cena comum, não é? Mas ela esconde uma grande surpresa que o marketing digital só tem se dado conta nos últimos tempos: o aumento no consumo de podcast.

O formato, lançado há mais de 15 anos, tem retomado a preferência e feito com que anunciantes e profissionais de marketing reconsiderem suas estratégias digitais. Segundo maior mercado de podcasts no mundo, o Brasil possui 120 milhões de internautas dos quais 40% já escutaram um programa de áudio nas plataformas online, de acordo com estudo do Ibope divulgado em maio de 2019.

Consumo de podcast durante a pandemia

Outros dados comprovam o aumento no consumo de podcast no País: a audiência do formato no Spotify brasileiro cresce 21% mensalmente, em média, desde janeiro de 2018. Já um relatório publicado pelo Deezer em 2019 mostra que a forma de consumir conteúdo na plataforma cresceu 177% em um período de 12 meses.

Também já falamos por aqui sobre como a pandemia do novo coronavírus impulsionou o consumo de podcast, registrando um aumento de mais de 150%. O formato tem representado, cada vez mais, a forma como as pessoas passam o tempo, seja para se distrair, informar ou se aprimorar.

A volta do interesse pelo conteúdo em áudio vem também de encontro a estudos recentes sobre publicidade que afirmam que mais de 60% dos anúncios de TV não são vistos, mas são ouvidos. “Seus olhos estão ocupados, mas sua mente está livre”, disse o Diretor de Marketing da Audible, John Harrobin. Já para o CEO do Spotify, Daniel Ek, “nossos ouvidos não valem 10x menos que nossos olhos”.

Vale a pena apostar no consumo de podcast?

Um podcast nada mais é do que uma mídia por áudio para compartilhamento de debates, entrevistas, documentários, audiobooks e reportagens; leitura de ebooks, contos e histórias também tem feito sucesso, especialmente nos gêneros de suspense e terror. Segundo pesquisa recente da Associação Brasileira de Podcasters, os consumidores do formato escutam, em média, duas horas de áudio por semana, grande parte sobre entretenimento e, para 75% deles, a descoberta de novos podcast vem por meio da indicação dos próprios podcasters. A pesquisa ainda revelou que mais de 60% dos entrevistados dão atenção à anúncios quando eles têm o tema do episódio e que cerca de 40% deles já compraram, mais de uma vez, um produto ou serviço anunciado no podcast.


FONTES: PodPesquisa2018; The Podcast Consumer 2017; Forbes

Formato conquista preferência do público

Por muito tempo, os podcasts ganharam fama de conteúdo voltado ao público de tecnologia, tendo em vista a necessidade de busca e download em sites específicos para poder ouvir o arquivo no celular, no computador, ou no carro, por exemplo. Hoje, o consumo de podcast está mais simplificado com aplicativos como Spotify e Deezer, que disponibilizam áreas exclusivas para os áudios em suas plataformas, aumentando o alcance orgânico e, por consequência, a audiência.

Em publicação recente, o Spotify afirma que se tornou a segunda maior plataforma de podcasts em apenas dois anos, e aposta que o formato será responsável por 20% do consumo de conteúdo não-musical no futuro próximo, competindo diretamente com todas as formas de entretenimento. Mesmo assim, de acordo com a PodPesquisa2018, os sites continuam sendo a principal fonte de consumo do formato que tem, em média, mais de 1.000 downloads/mês por episódio.

Grandes marcas como Amazon, Disney, The New York Times e até a Rede Globo, já entraram na onda, disponibilizando conteúdo direcionado para o seu público e comprovando que, apesar de não ser protagonista, o podcast está prestes a tomar a cena muito em breve. Em tempos onde brigar pela atenção de uma geração multitarefa tem sido um desafio cada vez maior com textos, vídeos e infográficos, está na hora de dar outra chance ao áudio. Com conteúdo de qualidade e que faça sentido para o negócio – e principalmente para o consumidor – há grandes probabilidades de aumentar as conversões. Resta então ligar o microfone e aproveitar!