Apesar de comuns no universo da comunicação, os conceitos “branding” e “identidade visual” têm particularidades e aplicações distintas. Entenda!

Você já percebeu como é fácil pensar em grandes marcas quando falamos de um determinado produto ou serviço? Uma estratégia contínua, sólida e bem planejada, pode fixar na mente do consumidor valores intangíveis, como quando, por exemplo, a Coca-Cola usa o slogan “Abra a felicidade”. Percebe como a marca utiliza uma sensação e uma motivação para falar de si própria? Por isso, antes de entender o que é branding e o que é identidade visual, é preciso ter em mente que a marca não é um apenas o produto ou o serviço, mas sim, toda a percepção do consumidor em torno dela: seu posicionamento, storytelling, design, preço e forma de se relacionar. Vamos então aos conceitos!

O que é branding?

Você já parou para pensar no que faz você escolher entre o produto A ou B? Pois saiba que é o branding. Isso porque, branding, é um conjunto de ações estratégicas que tem por objetivo contribuir para que o consumidor crie uma percepção positiva do negócio. Nesse processo estão inclusos profissionais de marketing, design, relações públicas e publicidade que, juntos, buscam alinhar tudo aquilo que representa a empresa para o seu consumidor. A principal intenção com o branding é harmonizar discurso e prática, imprimindo uma personalidade própria à marca que a fará ser reconhecida por isso. Assim, o branding se preocupa em criar todo o universo que envolve a marca com o consumidor, incluindo lembranças, memórias, histórias e laços.

Então, já sabe: um logo, uma identidade, um produto ou um discurso, NÃO são o branding, mas sim, parte dele.

O que é identidade visual?

A identidade visual é algo que faz parte da construção da marca e, portanto, do branding. Mas, cuidado! Ela não se limita ao logo da empresa. Cores, fontes e estilos de todas as peças visuais desenvolvidas para o negócio – como folders, cartazes, site, e-mail marketing, cartões de visita, stands de eventos corporativos, etc – caracterizam a marca e contribuem para a experiência e percepção do consumidor. Dentro do branding, uma identidade visual bem desenvolvida é fundamental, já que estimula sentidos importantes nas personas e complementa todo o esforço de comunicação adotado na gestão da marca. Ou seja, identidade visual é aquilo que, como o próprio nome diz, identifica determinado negócio por meio de elementos gráficos visuais, como cor, estilo e slogan.

Agência especializada em branding em Atibaia

Para Edilaine Ribeiro, Diretora de Planejamento da D’lucca & Jota, o trabalho de gestão de marcas envolve planejamento contínuo e integração de profissionais. “O branding é mais do que uma ação pontual ou uma campanha específica. É uma atividade constante, sólida e ativa que visa reforçar a reputação da marca, assegurar qualidade, transmitir valor e despertar a sensação de pertencimento do consumidor”, explica sobre a visão da agência, especializada em branding, design e eventos corporativos.

Ao designer, cabe então, a importante tarefa de criar uma identidade visual que reflita todos esses valores e que seja, ainda, capaz de fixar uma mensagem na mente do consumidor.

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