As transformações tecnológicas e a difusão da internet tornaram os diversos mercados espalhados pelo mundo ainda mais competitivos. Diante desse cenário, é cada vez mais importante que as corporações desenvolvam uma excelente estratégia de branding.
Esse trabalho contribuirá para a construção de uma marca forte e que esteja sempre presente na mente dos consumidores. Assim, a companhia vai potencializar o seu negócio, alavancar as vendas e, consequentemente, obter mais lucros.
É nesse contexto que as agências especializadas têm ganhado destaque e feito a diferença para as empresas de diversos segmentos. Em conjunto com os departamentos de marketing, elas desenvolvem uma estratégia de branding que trará diversos benefícios e retorno para as marcas.
Quer descobrir quais são essas vantagens? Então, confira agora 7 razões para a sua empresa contratar uma agência focada em branding. Acompanhe, avalie os benefícios e faça o seu investimento!
1. Estratégia de branding traz mais criatividade para a sua marca
Com o mercado saturado, a comunicação de muitas empresas acaba caindo no senso comum, e o consumidor já não consegue mais distinguir os milhares de mensagens que recebe diariamente. Muitas vezes, uma única frase ou imagem pode remeter a várias marcas diferentes.
Por isso, ter criatividade para desenvolver uma estratégia de branding única para o posicionamento de uma marca é essencial. E a solução pode ser a contratação de uma agência. Com uma equipe especializada, será possível mapear os principais concorrentes e as abordagens que eles já têm utilizado.
Com um aguçado time de criação, a agência conseguirá desenvolver uma marca diferente de todas as outras, que passe um conceito exclusivo e que seja bem aceita pelo seu público-alvo.
Parece bem interessante, não acha?
2. Seleciona e unifica todos os canais de comunicação
Um dos principais erros das empresas ao desenvolverem sua estratégia de branding é a escolha equivocada dos meios de comunicação. De nada adianta ter uma marca com uma identidade visual bonita e atraente se você não souber divulgá-la nos lugares corretos.
Com grande experiência no mercado e profissionais de mídia qualificados, uma agência será capaz de potencializar a sua marca ao selecionar os canais de comunicação mais adequados. Para isso, eles vão levar em consideração o perfil de público de cada meio, a sua abrangência e a afinidade com o conceito da empresa.
Além de selecionar esses canais, a agência será responsável por pulverizar e adequar a mensagem da sua corporação em diferentes plataformas, construindo uma comunicação em 360º e conversando com o público nos principais pontos de contato.
3. Cria uma identidade de marca sólida
Uma marca sólida, forte e reconhecida no mercado não é construída de um dia para o outro. Isso demanda planejamento, produção e tempo. Nesse sentido, existe um tripé que é considerado pelos profissionais da área como a base de uma marca eficiente:
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identidade visual: representada por meio do logo, design, fontes e cores;
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imagem institucional: um conjunto de ações para que os clientes vejam a marca de forma positiva;
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plano de comunicação: tanto para o público interno quanto para o público externo.
Esses 3 passos são amplamente trabalhados dentro de uma agência especializada que tem expertise e conta com funcionários capacitados, como redatores, designers, ilustradores e planejadores, que trabalharão em conjunto com o objetivo de desenvolver uma marca forte no mercado.
4. Desenvolve campanhas focadas no público-alvo
Um dos principais erros das empresas ao construírem suas estratégias de branding é focar em um público errado. Muitas delas não fazem pesquisa para direcionar a sua comunicação e atiram para todos os lados. E, infelizmente, acabam não acertando em ninguém.
Ao contratar uma agência, a sua companhia terá também um público-alvo bem definido, que será mapeado por meio de pesquisas de marketing, estudos e profissionais que entendem bem do negócio.
Dessa maneira, a campanha será desenvolvida com foco no perfil dos seus consumidores, aumentando a chance de que eles sejam impactados e fisgados pela sua marca.
5. Garante melhor ROI para a sua estratégia de branding
O Retorno sobre Investimento (ROI) é uma das principais métricas utilizadas pelas empresas para calcular os resultados de suas campanhas. Um ROI alto significa que a companhia está no caminho certo.
Porém, é muito grande a quantidade de instituições que penam para atingir um número satisfatório, seja pela falta de experiência ou por simplesmente não saberem estimar os impactos das suas ações.
Em contrapartida, as agências são capazes de mensurar e até mesmo aumentar o ROI da sua companhia. Isso acontece porque todas as ações realizadas têm seus os impactos estimados e, posteriormente, avaliados.
Dessa forma, é possível definir os próximos passos da maneira mais correta e segura, otimizando custos, aumentando o faturamento e, principalmente, construindo uma marca eficiente.
6. Reduz os erros durante a campanha
Ao desenvolver novas campanhas, os departamentos de marketing tradicionais costumam acumular vários erros, seja pelo desconhecimento do mercado, da concorrência ou do público-alvo. Essas falhas, por menores que sejam, podem trazer prejuízos e ainda manchar a imagem da marca.
Para evitar esses problemas, a contratação de uma agência pode, novamente, ser a solução ideal. Com mais experiência e conhecimento do mercado, as chances de cometer erros serão muito menores.
Assim, você evitará que a imagem da empresa seja comprometida durante o processo de posicionamento ou reposicionamento no mercado, além, é claro, de evitar o desperdício de dinheiro.
7. Trabalha corretamente a sua marca no ambiente digital
A internet tornou-se um excelente canal para as marcas fortalecerem a sua imagem e se aproximarem dos consumidores. Porém, a maioria das corporações ainda não sabe utilizar essa plataforma durante a elaboração da sua estratégia de branding.
Com grande crescimento e a oferta de inúmeras possibilidades de se comunicar com o público, inúmeras agências se especializaram e incorporaram o digital no planejamento de diversas empresas.
Por isso, além de construir a sua marca em outros canais de comunicação, as agências especializadas sabem exatamente como levá-la para o ambiente online, com o propósito de ampliar e trazer ainda mais visibilidade para a sua companhia.
E então, viu quantas vantagens a sua empresa pode ter com uma agência de publicidade? O importante é selecionar uma parceira de qualidade e conhecida no mercado. Dessa maneira, a sua marca terá a garantia de um excelente retorno.
E agora que você já sabe como potencializar a sua estratégia de branding, o próximo passo só depende de você. Entre em contato conosco e descubra como podemos transformar o seu negócio. Você não vai se arrepender!