D’lucca & Jota fala sobre projetos que apoia e incentiva a adesão das empresas em ações de responsabilidade social.

Quantas vezes você já deixou de consumir um produto por não concordar com o posicionamento da empresa? Pois muita gente tem adotado essa postura. Segundo dados da Pesquisa Akatu 2018 – Panorama do Consumo Consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações, o que mais influencia a intenção de compra dos consumidores de hoje é a preocupação das marcas com as pessoas. No estudo, contribuir para o bem-estar da comunidade onde está localizada (38%) e oferecer boas condições de trabalho (36%), estão entre as principais motivações para a fidelização do consumo.

Prova de que a responsabilidade social deixou de ser apenas um conceito estampado em folders e websites. “Uma gestão sustentável precisa ir além dos muros da empresa e acaba refletindo a própria conduta da organização na sociedade.”, diz Edilaine Ribeiro, Diretora de Planejamento da D’lucca & Jota. A empresa, que atua no mercado de comunicação há mais de 20 anos, apoia projetos na cidade de Atibaia – sua sede – e encabeça um projeto local de auxílio a uma comunidade carente do município. “Não dá para só esperar do poder público. Como empresa, temos a obrigação de nos mobilizar.”, explica.

Como investir em responsabilidade social?

Segundo a Diretora, a conscientização da alta administração para a importância do tema é essencial para a adoção de projetos, campanhas e ações de responsabilidade social. “Quando a liderança assume um papel ativo na realização de iniciativas desse tipo, desperta nos colaboradores o desejo de contribuir.”, explica. Entretanto, se a empresa demonstra resistência com a ideia, é possível ir criando a cultura da sustentabilidade aos poucos. Entre as possibilidades, estão a redução do impacto ambiental, a educação dos consumidores e, também, a doação para instituições.

Para Edilaine, o mais importante é integrar o sistema de gestão da Responsabilidade Social à estratégia da empresa. Desde o fim de 2016, a agência reverte o brinde de final de ano dos clientes para um projeto de auxílio à comunidade carente do bairro do Caetetuba, em Atibaia. “A captação de recursos, sem dúvida, é a parte mais difícil de qualquer projeto social. Por isso, decidimos fazer essa inversão e mostrar aos clientes que, mesmo indiretamente, eles cooperam com uma causa importante.”, diz. A inciativa já contribuiu para a criação de uma horta comunitária, distribuição de cestas básicas e brinquedos, além de uma festa anual para as crianças.

Responsabilidade social na prática

Além da iniciativa própria, a D’lucca & Jota ainda apoia outros dois projetos na cidade: a Associação Paulo Alvim de Judô – Apaja – que oferece aulas gratuitas da modalidade para mais de 1.500 crianças, e o BIA, projeto da Organização Não Governamental Consciência Solidária, que oferece aulas de dança, música e teatro para crianças dos bairros Caetetuba e Cerejeiras. “Todos temos a oportunidade de ajudar outra pessoa de alguma forma. É incrível ver o quanto as aulas desenvolvidas nesses projetos transformam a vida dessas famílias”, diz. A agência apoia os projetos no gerenciamento de mídias, captação de recursos e voluntariado.

Edilaine Ribeiro durante confraternização da Apaja no São João Tênis Clube
Mércia Daher e Edilaine Ribeiro em jantar do Projeto BIA

Ações de responsabilidade social devem fazer parte do seu planejamento de marketing. Quer saber como? Entre em contato com os consultores da D’lucca & Jota. Para apoiar os projetos citados aqui, entre em contato pelo nosso site ou redes sociais: @dluccajotacomunicações.