Além da organização, o calendário editorial ajuda a manter a frequência das publicações de forma criativa, com conteúdo relevante

O planejamento de uma estratégia de marketing de conteúdo ou Inbound Marketing é composto por diversas etapas. Entre elas, podemos destacar a definição de objetivos, a criação de personas e a elaboração de um calendário editorial.

Todos esses estágios têm o objetivo de orientar sua equipe de marketing e garantir que suas ações tenham um embasamento sólido. Em relação ao calendário editorial, o seu uso se faz necessário a partir do momento em que você precisa estabelecer uma ordem para a produção de conteúdo.

Chega uma hora em que não dá para sair publicando posts de forma aleatória e sem muito critério. Com o tempo, será preciso uma organização antecipada em relação às suas postagens, que inclui quando, o que, como e onde divulgar seus conteúdos.

Em função disso, falaremos mais sobre a importância do calendário editorial em 5 tópicos. Como bônus, você verá um pequeno guia com os passos fundamentais para montá-lo na sua estratégia de conteúdo. Confira!

Por que criar um calendário editorial?

1. Garantia de uma boa frequência de publicações

Com um calendário editorial, você terá uma ordem precisa para suas publicações. Será possível definir se você quer postar um artigo novo a cada dois dias ou um e-book por mês, por exemplo.

Uma sequência adaptada ao tempo que seu time de marketing tem para produzir, editar e divulgar os conteúdos será criada, enfim.

Além disso, os materiais não serão mais elaborados aleatoriamente, pois os posts de um mês ou de uma semana já ficarão planejados e definidos com antecedência.

Sua equipe só postará conteúdos demais ou de menos se não colocar em prática o que for documentado, ou se atrasar em relação aos prazos. Trata-se de uma garantia de ter sempre o que postar e de não deixar um vazio em seu blog, na sua newsletter e nas mídias sociais.

2. Equilíbrio entre os temas e tipos de postagens

O calendário editorial também tem a função de antecipar os temas e os formatos de conteúdos que serão postados. Isso é importante para você evitar repetições desnecessárias e saber quais outros assuntos podem ser explorados.

Essa divisão do conteúdo é relevante, pois torna sua produção mais dinâmica. É importante variar nos temas e nos tipos de posts, até para impactar públicos de diferentes preferências, já que haverá grupos que gostarão mais de vídeos, outros de artigos, outros de infográficos, etc.

3. Organização das atividades nos canais de relacionamento

Outro papel importante do calendário editorial é garantir que todos os seus canais de divulgação sejam municiados de conteúdo.

Dependendo da quantidade de redes sociais, de fluxos de nutrição diferentes em seu e-mail marketing e de parceiros que publicam seus materiais, pode ser difícil assegurar que todos eles tenham conteúdos em uma sequência preestabelecida.

Esse não será mais um problema, pois toda a ordem de publicações estará documentada e dependerá apenas de sua equipe colocar em prática.

4. Mais produtividade para o time de marketing

O calendário editorial funciona como um alicerce aos profissionais responsáveis pela produção e publicação de conteúdos. Como todo planejamento registrado, ele serve como referência a quem tem acesso a essa ferramenta.

Na prática, em relação à produtividade, o calendário especifica quem são os responsáveis por cada tarefa e seus respectivos prazos. Isso diminui as chances de ocorrerem trabalhos duplicados, fazendo com que cada um saiba exatamente pelo que é responsável.

5. Novos insights para a produção de conteúdo

Além de evitar repetições excessivas de temas e formatos, o calendário também auxilia na criação de novos conteúdos. Como toda a estratégia de conteúdo fica documentada, você pode enxergar oportunidades de novas ideias com base nos posts que mais deram resultado.

Os reaproveitamentos de conteúdos, como e-books que viram sequências de vídeos, ou uma série de blog posts que se torna um whitepaper, são possíveis graças à análise do histórico do seu calendário.

Basta adotar um padrão de publicações para verificar o que pode ser modificado ou aprimorado.

Como criar o seu próprio calendário editorial?

Após entender as razões pelas quais se faz necessária a utilização de um calendário editorial para organizar suas publicações, você vai acompanhar um breve passo a passo que preparamos para montá-lo.

Dividimos esse guia em 11 passos. Acompanhe:

1º. Selecione uma ferramenta para criar seu calendário

O primeiro passo é escolher uma plataforma para criar sua agenda de conteúdos. Entre as opções mais usuais estão o Google Calendar, as planilhas do Google Drive ou o clássico Excel.

2º. Estabeleça uma frequência de postagens

A partir disso, começa o plano de ação em si. O próximo passo é definir o intervalo de postagens em cada canal de divulgação. Por exemplo: três posts por semana no blog, duas publicações por dia no Facebook, uma foto no Instagram por dia, etc.

3º. Determine datas e horários

Assim como a frequência, é importante determinar, previamente, os dias e os horários de cada publicação. A ideia não é somente especificar prazos e aumentar a organização, mas sim marcar esses horários para facilitar uma análise posterior.

Assim, você pode descobrir, por exemplo, as datas e os períodos do dia que mais geram audiência, engajamento e conversões.

4º. Divida a frequência de acordo com as etapas do funil

Além da divisão de acordo com temas e tipos de conteúdo, é necessário distribui-los pelas diferentes camadas do funil de vendas.

Geralmente, a parte do topo é a que mais possui materiais, algo em torno de 70% a 80% da produção. O restante é repartido proporcionalmente entre o meio e o fundo.

5º. Aponte as personas de cada tarefa

Isso será necessário caso você trabalhe com mais de uma persona para as suas estratégias de marketing. Se for o caso da sua empresa, é bom marcar, em cada tarefa, a persona para a qual está sendo direcionado aquele conteúdo.

6º. Escolha os responsáveis pelas tarefas

Você pode tanto designar um profissional para dar conta de todos os processos de produção de um material (pesquisa, desenvolvimento, revisão e publicação) quanto dividir a participação dos colaboradores entre as etapas.

É isso que mantém o time de marketing alinhado, produtivo e sem ruídos em sua comunicação. Afinal de contas, está tudo registrado e não há brechas para atrasos e retrabalhos.

7º. Destaque títulos e palavras-chave de cada conteúdo

É bom frisar os títulos e as palavras-chave porque são as primeiras e principais referências dos seus conteúdos. Eles facilitarão a análise da sua produção, a verificação de materiais repetidos e, consequentemente, a criação de novos conteúdos.

8º. Especifique os formatos dos conteúdos

Aqui, basta apontar no calendário se o conteúdo é um blog post, um vídeo, uma foto ou um e-book, entre outros tipos.

9º. Defina os canais de divulgação

Por fim, marque os canais em que cada conteúdo será divulgado. É importante lembrar que nem sempre os materiais produzidos devem ser lançados em todos os seus canais ou, caso isso aconteça, provavelmente não serão ao mesmo tempo.

10º. Compartilhe com o restante do time de marketing

O calendário está construído e salvo. Agora, basta enviar a todos os integrantes da sua equipe, para que tenham acesso e possam atualizar o mesmo arquivo assim que uma tarefa for concluída e lançada.

11º. Mensure os resultados e ajuste o calendário

Por fim, vem o trabalho de análise dos resultados dos conteúdos. Com o monitoramento, você descobrirá, por exemplo, os horários que geraram mais engajamento, as palavras-chave com melhor desempenho, os temas que mais atraíram visitantes e os dias com um número maior de conversões.

Todos os indicadores de desempenho, com as informações necessárias para adequar seu calendário às preferências do público, estarão acessíveis.

Em suma, o calendário editorial é uma ferramenta que, como parte do seu planejamento, traz um maior controle às suas ações de marketing de conteúdo e Inbound Marketing.

Ela gera a previsibilidade necessária para não faltar materiais quando você mais precisa, além de funcionar como um centralizador da sua produção de conteúdos, facilitando o desenvolvimento e a mensuração das estratégias por parte do seu time de marketing.

E aí, compreendeu a importância de criar um calendário editorial para a sua empresa? Então curta a nossa página no Facebook para acompanhar mais dicas e conteúdos sobre marketing digital e comunicação integrada!