Esta pergunta pode se desdobrar em outras: como usar o LinkedIn de uma forma diferente? O que essa plataforma — que hoje reúne mais de 467 milhões de profissionais — tem de tão especial que faz com que suas estratégias de marketing demandem práticas tão específicas?

Facebook, Twitter, Instagram e outras mídias sociais também servem ao propósito de construir a imagem de uma marca e permitir sua relação direta com os clientes. No entanto, por ser uma rede social focada em relações profissionais, todos esperam que o LinkedIn ofereça algo a mais para as empresas.

E é sobre esse algo a mais que vamos tratar no texto de hoje. Saiba como transformar o LinkedIn numa poderosa arma para obter leads, se relacionar com outras empresas e consumidores, e conseguir mais vendas:

Segmente a busca por clientes

Se a sua empresa é do tipo B2B, ou seja, se vende para outras empresas, sempre vai haver um funcionário — muitas vezes desinteressado — entre você e a pessoa que poderia comprar os produtos ou contratar os serviços dela.

Se ela é uma B2C e vende diretamente para os clientes, tem que concorrer com toneladas de publicidade paga nas timelines abarrotadas de anúncios desses clientes.

Só o fato de o LinkedIn permitir que obstáculos como esse sejam evitados — disponibilizando o serviço de InMail, que é a troca de mensagens diretas com o responsável pela compra — já é um bom motivo para se ter uma conta por lá. Mas as vantagens não param por aí.

Aquela história de que o bom marketing é o conteúdo certo, para a pessoa certa e na hora certa é muito fácil de colocar em prática com o LinkedIn. Em primeiro lugar, porque os anúncios dessa rede social são incrivelmente segmentados e incluem opções que restringem as pessoas que vão visualizá-los pelo seu cargo ou tempo de experiência na empresa.

No final das contas, a segmentação é a melhor resposta possível para esses obstáculos de que falamos, já que ela garante melhor aproveitamento dos anúncios pagos.

E essa rede social leva a segmentação tão a sério que permite direcionar melhor até as mensagens privadas.

O Sponsored InMail — como o LinkedIn chama as suas mensagens pagas — oferece a opção de escolher o público-alvo de uma mensagem e que esse público a receba só quando estiver on-line, o que evita que ela saia do topo da lista de enviados.

Agora, imagine as vantagens de enviar milhares dessas mensagens, que já são segmentadas por si sós, e ainda criar uma lista de leads só com as pessoas que responderam bem a elas!

Direcionar campanhas de marketing é o forte do LinkedIn.

Use-o para aumentar a sua lista de e-mail marketing

A tradicional estratégia de marketing de conteúdo, em que são postados links para landing pages de material rico, é tão possível no LinkedIn quanto em qualquer rede social, mas essa não é a única forma de aumentar a sua lista de contatos de e-mail por lá.

Fazendo Sponsored InMail, você pode divulgar esses links também, criando uma relação mais imediata com os possíveis clientes. 

No entanto, é bom não abusar desse expediente, já que as pessoas costumam encarar o InMail da mesma forma que um endereço de e-mail: receber conteúdo das marcas com as quais se identificam é ótimo, mas mensagens demais ou com as quais o envolvimento é baixo serão tratadas como spam.

Siga e crie grupos no LinkedIn

A prática que dá mais resultados nessa rede social é mesmo a de criar relação com usuários por meio dos grupos, tanto aqueles dos quais você participa quanto aqueles que criou.

Experimente usar a seguinte estratégia: siga o máximo de grupos possível relacionados com a sua área de atuação.

Depois de um tempo lendo o conteúdo postado nesses grupos e observando a interação dos usuários com textos, vídeos e outros formatos, você já vai ter uma boa ideia de quem responde melhor e a quê. Que tal então criar o seu próprio grupo e enviar convites personalizados para essas pessoas, chamando-as para fazer parte dele?

Se souber ser criterioso na escolha dos participantes e postar sempre conteúdo interessante que os mantenha nutridos, o seu grupo vai se tornar uma reunião de leads mais qualificados. E o controle do conteúdo é todo seu, já que ali a sua concorrência não entra.

Crie conteúdo de qualidade

Essa dica pode soar óbvia, mas ela tem um objetivo bem específico: que você entenda que o conteúdo de qualidade que posta no Facebook ou Twitter pode ser considerado inadequado no LinkedIn. Não vale a pena ser formal o tempo todo na maneira como apresenta seus textos e vídeos, mas, com certeza, é bom que o assunto dos posts seja controlado com rigor.

São reflexões sobre o mercado de trabalho, dicas de aprimoramento profissional, textos sobre produtividade e comportamento em processos de seleção e recrutamento que fazem o mundo do LinkedIn girar.

Claro, para se destacar, não adianta postar o mesmo que todo mundo, mas, em essência, o teor das discussões, o engajamento com as postagens e a linguagem dos usuários é mais cuidadosa e formal que no resto das redes sociais.

Explore a funcionalidade da pesquisa avançada

A pesquisa avançada do LinkedIn apresenta muitas possibilidades. Além de poder buscar pelo nome, cargo, cidade e empresa, você pode encontrar profissionais pelo tempo e nível de experiência, função, tamanho da empresa, interesses e muito mais.

É um nível de segmentação raro até mesmo em certos tipos de anúncios de outras mídias sociais e que, no LinkedIn, fica à disposição já na sua barra de pesquisa.

Com imaginação, capacidade de organização e análise, é possível encontrar as pessoas certas para os seus produtos, criar campanhas de marketing mais direcionadas que em outras mídias sociais e, analisando e interpretando os resultados, conhecer o seu próprio negócio e os clientes em potencial.

Depois de um tempo nessa rede social, você vai chegar à conclusão de que ela é um universo à parte e de que vale muito a pena apostar nas suas possibilidades de segmentação e estratégias de marketing.

Se você quer entender melhor como usar o LinkedIn para melhorar seus negócios e estreitar laços com clientes em potencial, não se esqueça de assinar nossa newsletter. Assim, receberá e-mails periódicos com os nossos melhores conteúdos!