Apesar das diversas opções do mercado, escolher uma agência de marketing digital para auxiliar a sua empresa é mais simples do que você pensa. Neste texto, separamos alguns detalhes importantes, que devem ser levados em consideração no momento da decisão e que vão ajudar você a escolher aquela mais adequada aos objetivos e necessidades da sua empresa.
1. A agência de marketing digital possui boa reputação?
Sem dúvida, esse é o primeiro item que deve ser analisado. Há quanto tempo a agência está no mercado? Quais clientes ela atende e já atendeu? Quais são as ações e estratégias mais impactantes em seu portfólio? Essas são algumas perguntas básicas que devem ser usadas como guia para uma primeira avaliação.
Os maiores indicadores de reputação e qualidade de quem oferece soluções em marketing são os resultados gerados para seus clientes, então, peça para que lhe mostrem o maior número possível de detalhes sobre projetos, ações e estratégias que também poderão ser feitos em seu negócio.
É claro que, antes da contratação, não serão detalhados minuciosamente todos os processos, mas você terá dados relevantes para decidir se confia ou não no trabalho apresentado.
2. Ela conhece as ferramentas necessárias?
Se um dos objetivos do seu negócio é aumentar a geração de leads, por exemplo, certifique-se de que a empresa escolhida possui domínio sobre as ferramentas necessárias para isso. Softwares de e-mail marketing, criação de landing pages e, até mesmo, produção de produtos digitais, como e-books, infográficos, dentre outros, fazem parte de estratégias atuais extremamente eficazes.
Algumas agências possuem planos específicos, que determinam o acesso total ou parcial a esses recursos. Outras já possuem contas especiais para certos softwares, justamente para baratear os custos daquele serviço, evitando que os clientes paguem valores extras, caso uma contratação avulsa seja necessária. Então, é bom tirar essas dúvidas já durante os primeiros contatos.
Se você não tem conhecimento sobre ferramentas de marketing digital para fazer esses tipos de questionamento durante a contratação, fique tranquilo. Muitas vezes, as próprias agências mencionam as etapas das suas estratégias durante apresentações de slides, com dados de outros projetos. Aproveite essas reuniões para esclarecer suas dúvidas.
3. Qual a qualidade do atendimento?
Lembre-se de que, ao contratar uma agência de marketing digital, parte do trabalho direcionado para a sua empresa será feito fora dela, ou seja, nem sempre você terá liberdade extrema para definir prazos, solicitar reuniões, monitorar o fluxo do trabalho ou mesmo fazer alterações durante o processo.
Boa parte desses fatores, como o prazo para entrega de uma campanha ou trabalho e o número de reuniões mensais, são definidos pelo tipo de contrato realizado. É claro que você pode reclamar e pedir que aquela campanha que não ficou muito boa seja refeita — afinal, estamos falando da qualidade do serviço prestado. Porém, outros tipos de cobrança podem gerar um desgaste desnecessário.
Se a agência entrega apenas um relatório por mês, isso não significa que ela é ruim ou que está fazendo corpo mole, desde que isso tenha sido acordado durante a contratação. Converse com o responsável pelo seu projeto para saber como serão os feedbacks e veja se os prazos estipulados são satisfatórios, de modo que o trabalho da sua empresa não seja comprometido.
4. Como funciona o suporte aos clientes?
Qual o tempo de espera para a solução de um problema? Existe um gerenciamento de crises fora do horário comercial? Esses são apenas alguns dos pontos mais comuns que podem fazer a diferença na hora em que a sua empresa precisa daquela ajudinha.
Já imaginou se uma reclamação viraliza nas redes sociais na noite de sábado e sua empresa passa boa parte do final de semana sem nenhum tipo de contenção de emergência? Algumas empresas oferecem suportes especiais para situações de emergência, fora do horário comercial, enquanto outras apenas dão orientações, para que você saiba lidar com determinadas circunstâncias.
O tipo de suporte oferecido, obviamente, mudará de acordo com o pacote contratado. Se você não contratou o serviço de social media, por exemplo, não pode esperar que a agência se manifeste para resolver problemas nessa área.
Antes da contratação, é também muito importante conversar sobre quais tipos de suporte a empresa disponibilizá. Se não oferecem a criação de sites, por exemplo, e você precisa desse serviço, existem duas opções: ou você será obrigado a procurar outra empresa para esse fim ou indicarão algum parceiro, para que você não perca tempo pesquisando quem contratar.
É claro que o suporte também vale para coisas mais simples, como tirar dúvidas sobre alguns dos serviços contratados, resolver bugs em blogs, auxiliar na criação de peças, além de outras questões pontuais.
Não se esqueça de, durante a contratação, tirar todas as dúvidas de como funciona o suporte, já que trabalhar sem esse tipo de ajuda pode trazer diversas dores de cabeça para você e seus funcionários.
5. Ela acompanha as tendências de mercado?
Será que a agência de marketing digital que você está pensando em escolher está sempre se renovando? O mercado digital muda rapidamente, já que a cada mês temos modificações em redes sociais, novas ferramentas, entre outros fatores que afetam as estratégias de marketing digital e até mesmo o marketing tradicional.
Se a agência não acompanhar essas mudanças de perto, a sua empresa inevitavelmente ficará para trás, por conta da demora em adotar as estratégias mais eficazes do momento.
Observar as redes sociais e blogs da agência pretendida é uma boa maneira de saber se eles estão constantemente atualizados ou não. Uma abordagem mais objetiva, no entanto, seria perguntar, diretamente, se os profissionais envolvidos no atendimento da sua empresa participam de eventos ou palestras sobre a área. Nunca feche contrato com aquelas menos antenadas em marketing digital do que você.
Agora, você está mais preparado para escolher uma agência de marketing digital que realmente ajudará a sua empresa, certo? Se você gostou das dicas, assine a nossa newsletter gratuita. Com ela, você receberá ainda mais informações para alavancar sua empresa com a ajuda do marketing digital.