Mídias Sociais: como melhorar seu alcance orgânico

Mídias Sociais: como melhorar seu alcance orgânico

Entenda como fazer com que uma estratégia orgânica funcione em suas mídias sociais

Quantas pessoas seguem seu perfil no Instagram ou curtiram sua Fanpage no Facebook? Seus posts têm recebido atenção de todas essas pessoas? Se a resposta foi negativa, calma, não é nada pessoal. É que esse tem sido o grande desafio dos negócios nas mídias sociais.  

Isso porque, tudo aquilo que não se enquadra nas “relações pessoais” do usuário, como marcas, negócios e produtos, sofre interferência do algoritmo, apresentando queda no alcance orgânico nas mídias sociais, ou seja, aquele que leva as postagens aos usuários de forma espontânea, sem investimentos financeiros.

De fevereiro de 2012 a março de 2014, um estudo do Edgerank Checker apontou que a média do alcance no Facebook caiu de 16% para 6,5%. De lá pra cá, constantemente a rede tem feito mudanças que impactam diretamente no alcance dos usuários. Em 2016, quando foram realizadas novas modificações, pesquisas apontaram uma queda de 52% no alcance orgânico nas redes.

Alcance orgânico x pago

E agora, devo desistir do alcance orgânico? Calma, essas limitações não significam que apenas as mídias pagas vão chegar em seu público-alvo, ou seja, os posts impulsionados/patrocinados.  

No entanto, é necessário investir em estratégias para conquistar bons resultados de maneira espontânea. O alcance orgânico é importante porque se trata de uma ótima oportunidade de atingir clientes em potencial e, ainda, gerar valor para o público, já que aumenta o reconhecimento da sua marca ao criar um grupo de pessoas engajadas com ela.

E, apesar de ser um desafio, é totalmente possível conseguir engajamento orgânico com as estratégias e técnicas adequadas.

Como conseguir alcance orgânico?

É verdade que suas postagens não vão chegar para todos seus seguidores, mas quanto maior o engajamento (ou seja, interação por curtidas, comentários e compartilhamentos), mais pessoas serão alcançadas. Por isso, o ponto principal é produzir conteúdo personalizado para a sua persona, que deve ser definida antes de mais nada. Veja algumas estratégias:

Planejamento: Defina seus objetivos e analise as métricas adequadas para entender quais conteúdos e campanhas têm um bom desempenho. Observe o tema abordado, o horário da publicação, o formato e monte um calendário editorial com o tipo de conteúdo, formato e quando ele será entregue ao seu público.

Conteúdo: Forneça informações sobre seus produtos e de que forma eles podem agregar valor ao consumidor. A oferta de conteúdos úteis atrai mais clientes e constrói autoridade no ramo para se tornar referência ao seu público.

Formatos: Invista em outros formatos, como as lives no Facebook para mostrar mais o dia a dia da empresa ou os stories do Instagram para interagir por meio dos recursos como enquetes, por exemplo. Os grupos do Facebook também são ótima aposta para estar mais perto do seu cliente em potencial. E não se esqueça do formato de áudio, que está em alta – as marcas têm lançado seu próprio podcast.

Interação: Responda comentários para estimular uma conversa entre os usuários, faça perguntas e dê informações em tempo real. Não esqueça dos botões de call to action para converter vendas e estimular a disseminação do seu conteúdo por compartilhamento.

Entre em contato com a D’Lucca & Jota, agência especializada em Marketing Digital, para saber mais sobre estratégias que podem ajudá-lo a ampliar os resultados do seu negócio.