Entenda porque é importante variar e considerar alternativas na estratégia de marketing digital da sua empresa
Que existem diversas formas de transmitir uma mensagem, todo mundo sabe, mas então por que será que quando falamos em produção de conteúdo pensamos imediatamente em textos corridos? Apostar em diferentes abordagens pode ser a diferença final em uma campanha de alto impacto, mas só é possível adequar a comunicação ao consumidor depois de reconhecer seu comportamento e suas necessidades.
Imagine que o interesse do seu público seja aprender técnicas de maquiagem, por exemplo. Claro que um texto ajudaria, mas será que um vídeo, um gif ou até mesmo um conjunto de fotos não apresentaria melhor a explicação? Pode apostar que sim! Traçar os objetivos da linha de conteúdo também é fundamental, afinal, você precisa definir se quer: educar, entreter, inspirar ou convencer.
Alguns formatos de conteúdo possíveis
- Video
Não é segredo pra ninguém o sucesso que um vídeo provoca nas pessoas. Mas, pra quem ainda tem dúvidas, a expectativa até 2021 é de que eles representem 82% do tráfego global de conteúdo. O modelo é dinâmico e permite ao usuário consumir o conteúdo por meio de múltiplos canais e em qualquer lugar: no sofá, no ônibus, na recepção de um consultório. Tem até quem caminhe, cozinhe e, acredite, tome banho, com os olhos grudados na tela do smarthphone. O custo para quem produz o conteúdo varia muito, já que isso depende da qualidade de vídeo que se quer transmitir. Entretanto, há espaço tanto para quem quer gravar com a câmera do celular quanto para quem dispõe de equipamentos sofisticados.
- Podcast
Pense em um programa de rádio que você pode ouvir quando quiser. Esse é o podcast, formato que tem se popularizado bastante no Brasil por apresentar debates e entrevistas mais profundos e opinativos sobre um determinado tema. A grande vantagem é que o conteúdo pode ser consumido durante a realização de outras atividades, como dirigir, caminhar, ou até mesmo trabalhar. A única exigência é uma caixinha de som ou um fone de ouvido.
- Gifs animados
Famosos nas páginas de humor das redes sociais, gifs podem ser muito úteis também para ilustrar, complementar e dar movimento para o conteúdo de qualquer temática. O formato compacta e intercala várias imagens em um só arquivo, formando pequenos clipes animados mais leves do que um vídeo tradicional. Para quem quer modernizar a comunicação na web, essa é uma aposta certeira.
- Infográfico
Quando a tarefa é divulgar estatísticas, assuntos mais complexos ou mesmo promover um ponto de vista, esse é o recurso perfeito. Os pontos chave aqui são a criatividade e a disposição das informações, que precisam estar em harmonia para descomplicar a leitura e aumentar as chances de memorização, grande vantagem do formato. Possível produzí-lo estático, interativo ou animado. Ainda está em dúvida? Pois saiba que há estudos mostrando que os infográficos podem aumentar o tráfego de sites em até 12%.
- Webinar
As transmissões ao vivo estão em alta na internet e os motivos são simples: podem ser feitas em qualquer lugar, não demandam muita tecnologia e aproximam a marca/influencer dos usuários. Para quem assiste, a vantagem é poder interagir por meio dos chats ou assistir depois, já que o recurso pode ser gravado e disponibilizado posteriormente. Para ter acesso ao link desse evento, o usuário deve deixar seus dados em uma landing page, o que acaba servindo também para conversão. Achou interessante? Escolha um tema relevante para o seu público e explore o formato.