Conteúdo de qualidade é essencial para estratégia de marketing digital e para aproximar público-alvo

Muito antes do surgimento de mídias como Facebook e Instagram, as pessoas interagiam por meio dos blogs, primeiros canais sociais da internet. O baixo custo aliado ao alto potencial de conversão e à facilidade de atualização despertou o interesse de empresas, que viram na ferramenta uma maneira de expandir sua presença no universo web e falar diretamente com seus consumidores. O recurso é tão poderoso que, em plena era digital, manter um blog corporativo ainda é parte essencial da estratégia de marketing digital.

Conteúdo relevante

Antes de tudo é preciso entender que o blog não é apenas um stand dos produtos e serviços que a empresa oferece, mas sim uma fonte de informações relevantes sobre a área de atuação. Os blogs de maior sucesso são aqueles que funcionam como um centro de conteúdo online, capazes de educar, informar e influenciar seus leitores.  A questão é saber dosar a propaganda, evitando uma comunicação comercial invasiva, além de estimular a navegação/retorno do usuário.

O plano de conteúdo é o primeiro passo. Nele, é preciso definir: público, linha editorial, periodicidade das postagens e os responsáveis pela produção dos textos. Quanto mais conteúdo, mais chances a marca terá de ser encontrada em tópicos relacionados ao seu mercado de atuação. Uma clínica médica, por exemplo, pode abordar prevenção e tratamento de doenças. Por isso, antes de começar a escrever, pesquise o que o seu consumidor tem buscado na internet.

Conversão

O marketing de conteúdo é a característica mais forte dos blogs, já que é a partir dos temas abordados e das técnicas de SEO que a página conseguirá uma boa classificação nos buscadores. A importância disso? Toda! Estudos mostram que a primeira posição do Google recebe mais de 18% de todo o tráfego; a partir do quinto resultado, menos do que 2% dos links são acessados.  Uma boa estratégia é posicionar o blog dentro do próprio site da empresa e divulgar o conteúdo também nas redes sociais. Quanto mais usuários direcionados para o site, mais chances de melhorar a posição no ranking e de ser encontrado.

Dados também indicam que empresas com blogs corporativos podem receber até 55% mais tráfego em seus websites, e que 57% conquistam clientes por meio deles. Por isso é preciso ter em mente a motivação do investimento: gerar visitas e tráfego no site? Fazer contatos? Estimular vendas? Fortalecer o relacionamento com os clientes já efetivos? Aumentar sua percepção de marca? Conscientizar/educar sobre determinado tema?

Por onde começar

Já deu para perceber que manter um blog corporativo é muito mais do que escrever textos aleatórios e divulgar nas redes sociais, não é mesmo? É preciso estratégia e muito conhecimento técnico para identificar as palavras-chave e um conteúdo que gere interesse e resultado. Contar com o trabalho de uma agência de marketing digital pode fazer toda a diferença para o seu negócio, afinal, um bom posicionamento digital não é mérito de empresa grande, mas sim de empresa estratégica.