Quando falamos em campanhas de Google AdWords, a Rede de Pesquisa é o modelo que normalmente vem à mente. Ela já é tradicional e um formato consolidado por anunciantes e usuários.
O Google, no entanto, vem aprimorando as funcionalidades para os anunciantes, de olho, principalmente, no crescimento dos recursos da plataforma de anúncios do Facebook, que hoje também já abrange o Instagram.
Além disso, os usuários passam 5% do seu tempo online pesquisando em ferramentas de pesquisa e 95% do tempo dentro de páginas de websites, aplicativos, jogos ou assistindo vídeos. Impactar esta segunda parte da audiência com anúncios relevantes passou a ser primordial para este modelo de negócios do Google.
A Rede de Display é uma rede de publicidade com milhões de sites/aplicativos parceiros do Google aptos a exibir os anunciantes do AdWords. Permite a criação de anúncios gráficos que são veiculados nestes canais parceiros, que podem ser segmentados e formatados dentro do painel do Google AdWords.
É possível segmentar uma campanha por canal/site, por tópico, por interesses, por contexto e ainda fazer campanhas de remarketing, muito úteis quando falamos de relacionamento e inbound marketing.
Já as opções gráficas também são muitas: é possível utilizar imagens e chamadas em diferentes tamanhos e formatos, de acordo com o objetivo e conteúdo da campanha.
Quando utilizar a Rede de Display
Muitos anunciantes não conseguem extrair todo o potencial dos anúncios em Rede de Display do Google, pois não compreendem seu conceito e acabam utilizando o formato para os objetivos errados.
Enquanto na Rede de Pesquisa é possível captar uma demanda já existente, uma vez que o usuário está declarando sua intenção quando digita um termo de pesquisa, na Rede de Display o diálogo é com usuários potenciais interessados em um produto ou serviço.
Ou seja: ele está navegando em um site similar ao do anunciante ou mesmo recebendo um anúncio de remarketing, pois já interagiu com a marca anteriormente. No entanto, isso não significa que ele esteja precisando ou procurando por determinado produto naquele momento.
É neste ponto que os anunciantes costumam se frustrar: esperam a mesma quantidade de leads e chamadas que a Rede de Pesquisa traz.
Enquanto a Rede de Display é, portanto, uma ferramenta que visa mais o branding, o volume, o alcance de uma marca/produto. Ela pode ser importante em estratégias de atração, de tipo de funil e prepara o terreno para campanhas mais próximas à conversão futuramente.
Resumindo, uma campanha em Rede de Display pode ser muito útil nos seguintes casos:
• Lançamento de nova marca, produto, serviço ou empresa.
• Despertar a atenção de novos consumidores para a marca.
• Aumentar o reconhecimento de uma marca, produto ou serviço.
• Iniciar um relacionamento com as personas.
• Preparar o terreno para uma futura conversão.
Características de campanhas em Rede de Display
Em relação às campanhas em Rede de Pesquisa, as campanhas de Display possuem algumas diferenças. Confira as principais:
CTR mais baixa: as campanhas em Rede de Display normalmente possuem um CTR abaixo de 1%.
Alto Volume de Impressões: os anúncios tendem a ser exibidos mais vezes neste formato do que anúncios de Rede de Pesquisa.
Taxa de conversão mais baixa: como já falamos, campanhas de Display visam mais volume por conta do seu formato. Logo, conversão aqui não deve ser prioridade.
Cliques mais baratos: os cliques em anúncios de Display são mais baratos do que em Rede de Pesquisa.
Agora que você conhece as principais diferenças entre Rede de Display e Rede de Pesquisa, saberá o melhor momento de utilizar cada uma delas. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato conosco.