Saiba como aumentar a relevância da sua marca e crescer seus negócios com boas práticas de envio e-mail marketing
As mídias sociais e as plataformas de anúncios ganharam o palco do marketing digital, enquanto o envio de e-mail marketing ficou um tanto esquecido nos bastidores. Contudo, mais da metade da população mundial segue sendo usuária de e-mail. Além disso, novas técnicas tornaram o envio de e-mail marketing mais eficaz, como softwares de automação de marketing e estratégias de Inbound Marketing.
Por que e quando realizar o envio de e-mail marketing?
Ótimo canal de engajamento, o e-mail marketing permite o envio de mensagens com base nos interesses e necessidades dos leads ou clientes, fomentando seu caminho no funil de vendas. Como? Com uso de softwares como o RD Station, que coleta as informações e permite planejar sequências de e-mail baseadas nas ações do contato, como padrões de compra e comportamentos identificados por e-mail e no site da empresa.
Com a definição de um “gatilho” que faz com que o e-mail seja enviado, você pode direcionar ofertas, promover conteúdos estratégicos, além de enviar convites para eventos e iniciativas relevantes.
E por que vale a pena? Alta taxa de conversão: mais de 76% dos usuários de e-mail já realizaram uma compra a partir do recebimento de uma newsletter.
Como obter bons resultados com o e-mail marketing?
Um dos motivos de o e-mail marketing não ser tão benquisto é que muitas empresas não seguem o roteiro das boas condutas para adoção da estratégia e encontram um cenário desfavorável.
Por isso, é muito importante utilizá-lo da maneira correta. Uma ação fundamental é a segmentação da sua lista de contatos, prática que amplia a possibilidade de atingir o lead com o conteúdo certo e aumenta a taxa de conversão.
Importante: nunca compre uma lista pronta! Enviar e-mails para pessoas que não estão interessadas naquele conteúdo só prejudica a imagem de sua empresa – sabe aquela pessoa inconveniente no inbox? Então, não seja ela!
Envio de email marketing: dicas práticas
Uma maneira de conseguir uma lista de contatos realmente útil é adicionar um espaço em seu site/blog para as pessoas interessadas se cadastrarem. Outro passo é segmentar essa lista com base em diversos subgrupos especializados: localização, idade, ocupação, compras anteriores, tudo para redirecionar o conteúdo adequado a cada uma.
Envie, ainda, mensagens personalizadas, com o nome do destinatário, por exemplo, e escolha templates responsivos – o uso de e-mail em dispositivos móveis aumentou consideravelmente.
Essas ações, embora soem comuns, podem fortalecer muito o relacionamento da marca com o público.
Ficou claro que o e-mail marketing ainda tem seu papel na sua estratégia de marketing? Para otimizar ainda mais seus resultados, conte com os serviços de uma agência especializada em marketing digital, a D’Lucca & Jota tem 13 anos de experiência no mercado.