Reunimos algumas dicas para você aproveitar melhor essas ferramentas nos seus negócios

Você sabia que apenas 2% das pessoas efetuam uma compra na primeira visita a um site? É por isso que existem ferramentas importantes de conversão no marketing digital como o remarketing e o retargeting. Elas facilitam um novo contato para atrair aquela pessoa que visualizou seu produto, mas não chegou a comprar.

Convidamos você a entender melhor o que é remarketing e retargeting e, claro, saber aplicar essas estratégias em seu negócio.

O que é remarketing e retargeting?

O remarketing aborda o cliente que já se interessou por um produto ou serviço através de e-mail marketing oferecendo um diferencial que possibilite a venda. Exemplo: o usuário colocou o produto no carrinho, mas não comprou. Mais tarde, recebe um e-mail lembrando o “objeto de desejo”, junto de um atrativo, como frete grátis.

Já o retargeting é a capacidade de mudar o público-alvo de um determinado produto, abordando potenciais clientes de formas diferentes de acordo com seus interesses e interações anteriores, por meio de anúncios segmentados em serviços como Google Ads e Facebook/Instagram Ads. Exemplo: o usuário pesquisou ou interagiu com postagem sobre um livro. Serão enviados anúncios relacionados a livros nos sites ou redes sociais que ele visitar, com descontos ou outras vantagens para atraí-lo.

Quando usar uma estratégia ou outra?

Agora que você sabe o que é remarketing e o que é retargeting, é preciso entender quando utilizar cada estratégia.

O remarketing é indicado para envio de e-mail sobre promoções do site e novidades; para manter o relacionamento com clientes, oferecendo, por exemplo, um material gratuito como estratégia de marketing de conteúdo; e, nos casos de abandono de carrinho, mensagens com lembretes da compra iniciada, como já mencionamos.

Os carrinhos abandonados também são oportunidades para utilizar o retargeting, com duas formas principais de atuação, de acordo com o objetivo. Uma delas é on-site, para reengajar quem já acessou o site e clicou em seu produto de interesse, viabilizando a segmentação dos anúncios. Outra é off-site, abordando usuários que interagiram com a marca por outros canais, como redes sociais.

O que é importante saber é que são estratégias que não se opõem. Ambas atuam em consonância no engajamento de clientes e aumento da taxa de conversão.

Dicas para campanhas de sucesso

Sabendo o que é remarketing e retargeting e em quais ocasiões utilizá-los, é hora de planejar as campanhas. Para isso, separamos algumas dicas:

Conteúdo: Os textos e imagens devem ser adequados com a persona. Em remarketing, utilize anúncios gráficos. Em retargeting, use layouts chamativos e organizados com boa estrutura textual. Botões call-to-action, com frases curtas, facilitam a navegação.

Recursos: Em remarketing, invista no público já aquecido enviando e-mails com vantagens, depoimentos de clientes, política de troca e reembolso, por exemplo.  Em retargeting, teste a eficácia das variáveis dentro de uma campanha por meio de testes A/B de criativos e apelos nas chamadas.

Segmentação: Confere maior eficácia à sua estratégia. Mensure resultados e verifique quais ações são mais bem-sucedidas para cada público.  

Na medida: Não seja inconveniente. Estipule uma quantidade razoável de vezes que o cliente será impactado por um anúncio.

Na dúvida, contate uma agência de marketing digital. A D’Lucca & Jota tem diversos especialistas para atendê-lo.