Entenda como uma estratégia baseada em dados e informação, com alto nível de análise, é capaz de promover seu negócio
Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de estruturar ações por meio da transformação de dados em informação.
Com ferramentas e estratégias de análise como social listening, formulários e softwares, é possível coletar dados que posteriormente transformam-se em informações valiosas auxiliando nas campanhas digitais, otimização de ações, posicionamento de mercado, entre outros.
Na D’lucca & Jota, temos profissionais especializados em marketing, planejamento e transformação digital que podem ajudá-lo a entender melhor os benefícios desta análise. Abaixo, listamos as principais questões sobre o tema.
Diferença entre dado e informação
Os termos dado e informação podem ser vistos como sinônimos por algumas pessoas, mas no contexto da tecnologia da informação não é bem assim. O dado é a origem da informação e, isoladamente, não é suficiente para expressar algo ou embasar conclusões. Já na informação é que a mágica acontece, pois é a estruturação e organização dos dados coletados. Ou seja, os dados precisam ser processados e interpretados para serem transformados em conhecimento e insights, que podem ser usados para diferentes objetivos como análise de mercado, monitoramento de marca, entre outros.
Vale lembrar que as empresas precisam estar adequadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ou seja, realizar essa coleta respeitando o público e comprometendo-se com o tratamento responsável das informações.
Mas como coletar dados?
É imprescindível maximizar o uso da tecnologia ao nosso favor, investindo em ferramentas que forneçam dados relevantes e que contribuam para incrementar todo o processo, além de ajudar no desenvolvimento de metas e estratégias com a produção de insights significativos. Conheça algumas delas:
Ferramentas de analytics
O Google Analytics é um serviço utilizado para rastrear sites e gerar relatórios sobre o tráfego, fornecendo dados que podem ser transformados em informações qualificadas visando melhorar a performance de suas páginas, por exemplo. É possível analisar quais páginas tiveram mais acesso, quais conteúdos foram mais clicados ou apontaram menor retenção do público e assim direcionar estratégias de melhoria.
Pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que auxilia gestores e profissionais de marketing na definição de estratégias e tomada de decisão baseado no nicho onde a empresa está inserida, além da análise de concorrentes. Essa pesquisa ajuda a identificar falhas e oportunidades e indica caminhos com redução de riscos para os empreendedores investirem.
Social listening
A estratégia de social listening é buscar, acompanhar e analisar o que é dito sobre uma empresa, marca, produto, serviço ou temas em todas as plataformas digitais, com o objetivo de descobrir oportunidades de negócios e informações que possam melhorar o contato com o público-alvo, além de orientar e embasar futuras ações da empresa.
Confira alguns dos benefícios da adoção dessa metodologia na sua organização:
- Identificar tendências do mercado;
- Redefinir estratégias de marketing e vendas;
- Otimizar os investimentos de marketing;
- Compreender os movimentos da concorrência;
- Entender o comportamento do consumidor;
- Personalizar a experiência do consumidor.
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