fbpx

E-mail marketing é uma boa estratégia na área da saúde?

E-mail marketing é uma boa estratégia na área da saúde?

O e-mail marketing é considerado o canal mais eficaz para 95% dos profissionais de marketing. Na área da saúde, é uma ferramenta importante para melhorar o relacionamento e a fidelização de pacientes. Confira!

Apesar de estarmos na era das mensagens instantâneas, o e-mail marketing ainda é uma ferramenta poderosa para as estratégias digitais. Uma das provas é que 95% dos profissionais da área concordam que o e-mail marketing é um ótimo canal para melhorar os resultados do negócio, sendo considerado, inclusive, o mais eficaz de todos, à frente até da busca orgânica e da mídia social, segundo o relatório State of Marketing 2022, elaborado pela HubSpot, em parceria com a Rock Content, Litmus e Wistia.

Afinal, com o e-mail marketing, é possível relacionar diversas estratégias para atração e fidelização de clientes, criando autoridade e influência positiva na reputação da marca. Confira, com mais detalhes, porque utilizar essa estratégia e quais os benefícios do e-mail marketing na área da saúde.

Por que utilizar estratégia de e-mail marketing na área da saúde?

O e-mail é um canal de comunicação direto e facilita o contato frequente que, muitas vezes, faz parte da rotina de profissionais e empresas da área da saúde. Assim, o e-mail marketing pode ser utilizado com diferentes objetivos na comunicação, que abrange tanto o mercado B2B como o B2C. No segundo caso, é uma ótima ferramenta para gerar valor junto ao paciente, por meio do compartilhamento de informações relevantes; alertas sobre novidades dos seus serviços; conteúdos que direcionem para o seu blog ou redes sociais, ou mesmo avisos sobre consultas, por exemplo.

O envio estratégico e adequado desses conteúdos em uma campanha eficiente de e-mail marketing na área da saúde gera aproximação com o seu público, que se sente valorizado, aumentando a taxa de fidelização de pacientes para médicos ou clínicas, clientes para farmácias ou laboratórios e médicos e outros profissionais da saúde para indústrias farmacêuticas.

Segmentação do e-mail marketing torna a comunicação personalizada

Além de ser um contato direto e eficiente, o e-mail marketing também tem a possibilidade de oferecer uma comunicação mais personalizada com a segmentação da sua lista de contatos. Essa ação é muito importante para que os conteúdos realmente causem interesse do destinatário e tenham efetividade.

Por exemplo: é possível fazer uma lista com os pacientes que realizaram determinado procedimento médico e enviar conteúdos que os auxiliem em um possível processo de tratamento ou para alertá-los sobre o retorno. No caso de uma indústria farmacêutica, é possível segmentar os profissionais que já prescreveram medicamentos dessa farmacêutica daqueles que ainda não têm essa relação, por exemplo, para garantir uma comunicação mais assertiva.

Ao saber criar e gerenciar estrategicamente essa segmentação de e-mail marketing, você consegue oferecer o conteúdo ou serviço/produto adequado para o público certo em cada etapa da jornada de compra. Além de gerar maior interesse no próprio conteúdo, o paciente ou cliente vai perceber que é tratado com mais exclusividade e atenção, aumentando as taxas de aberturas e cliques dos e-mails. 

Imagem utilizada para ilustrar as condutas mencionadas no texto

Ainda há dúvidas de como montar campanhas eficazes de e-mail marketing na área da saúde? A D´lucca & Jota é uma agência especializada, com forte atuação junto à indústria farmacêutica e áreas da saúde. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

 

SIGA-NOS

Share This

Obrigado por se cadastrar!

Seu conteúdo exclusivo já está disponível.