Com a atuação de agências especializadas é possível obter bons resultados com influenciadores em sua estratégia de marketing

A campanha com influenciadores digitais ganhou forte relevância nas estratégias de marketing porque resgata a confiança e a proximidade com o público. Afinal, você se sente mais seguro em comprar um produto recomendado por alguém, certo?

Mas para adotar o Marketing de Influência é preciso, por exemplo, saber como escolher os influenciadores que podem trazer mais resultados para a sua marca. Por isso, agências especializadas em marketing digital realizam a gestão campanhas, desde o mapeamento dos perfis, estudo de verba e das principais mensagem a serem veiculadas, além da mensuração dos resultados obtidos com cada ação.

Quer entender melhor como funciona o planejamento de uma campanha com influenciadores digitais? Listamos as principais etapas!

Como é realizada uma campanha com influenciadores digitais?

Antes de mais nada, digital influencer ou influenciador digital é alguém que produz conteúdos que influenciam as decisões de consumo de outros usuários da internet. Por meio do Marketing de Influência, ações procuram estabelecer um canal de contato entre a marca e o público dessas pessoas com relevância no meio digital, seja por um amplo alcance (muitos seguidores) ou por notoriedade no seu ramo.

Agências especializadas planejam o formato, a plataforma e o tipo de influenciador conforme os objetivos da marca, o que torna possível apontar nomes que sejam relevantes para o target e que, ao mesmo tempo, tenham comportamentos, opiniões e/ou levantem bandeiras que se conectem aos valores da empresa contratante. Além disso, uma campanha com influenciadores digitais envolve o planejamento de ações como definição de personas, produção de roteiro e conteúdos relevantes, acompanhamento de ações e mensuração de resultados, de modo a garantir que a mensagem chegue da maneira correta ao público-alvo desejado.

Mapeamento de perfis: como funciona a busca por influenciadores digitais  

E agora, escolher o influenciador com mais seguidores ou o especialista no ramo? Quanto mais famoso, melhor? Depende. As agências especializadas mapeiam os influenciadores digitais de acordo com o objeto da ação. Por exemplo, se a intenção é divulgar a marca ou gerar leads, uma celebridade atrairá a atenção. Mas, para fidelizar o cliente ou vender mais, surtirá mais efeito uma ação com um influenciador autoridade na área.

Há outros tipos de influenciadores e estratégias, como uso de pequenos influenciadores que têm seu potencial cliente como público, jornalistas, ativistas, entre outros. De qualquer forma, é importante se atentar ao perfil do influenciador, se há sinergia com sua marca e nada que comprometa a campanha – imagine uma declaração antiga de que ele não gosta deste tipo de produto vir à tona?

Por isso, uma agência especializada comprometida faz o mapeamento dos perfis compatíveis com sua marca, analisa-os minuciosamente e os encaixa na jornada de compra.

Como é traçado o orçamento de uma campanha com influenciadores?

Uma campanha com um famoso e que ainda seja do mesmo ramo do produto terá um investimento mais alto, mas não é necessário sempre investir grandes quantias. Agências especializadas fazem o estudo de verba da campanha de acordo com os objetivos e possibilidades financeiras da empresa para traçar a estratégia com melhor desempenho. Engana-se quem pensa que só grandes marcas podem fazer esse trabalho: o marketing de influência oferece possibilidades interessantes também para empresas com orçamento mais reduzido.

O conteúdo é a chave

Uma etapa muito importante da atuação de agências especializadas na campanha com influenciadores digitais é a definição de mensagens-chave. Não adianta conseguir um ótimo custo-benefício com os influenciadores certos, se o conteúdo não for bem planejado. 

É a mensagem-chave que vai consolidar a imagem da marca na opinião do público-alvo. Precisa ser relevante, cativante e compreensível para o cliente.

A mensuração dos resultados também é parte imprescindível de todo o processo. Fazer uma campanha e não avaliar o retorno é ineficiente. É importante acompanhar as postagens e mensurar os resultados, com análise das métricas corretas. Por exemplo, se pretendia vender, é importante verificar a taxa de conversão, que vai apontar quantas pessoas efetivaram a ação em relação ao total de pessoas impactadas pela campanha com os influenciadores.   

A D’Lucca & Jota é uma agência especializa em marketing digital, localizada em Atibaia. Entre em contato conosco e saiba mais sobre como trabalhar corretamente a sua marca no ambiente digital e todas as vantagens de contar com uma agência em sua estratégia de branding.