Entre as principais redes sociais do mundo, o Instagram conta hoje com mais de 800 milhões de perfis, sendo que o Brasil é o terceiro em número de usuários e tráfego, atrás apenas dos Estados Unidos e da Rússia.
Se você ainda não utiliza essa rede social no marketing de seu empreendimento, realmente precisa refletir sobre as diversas vantagens de explorar melhor essa ferramenta!
Para te ajudar nessa tarefa, reunimos os 11 principais benefícios do Instagram para negócios. Confira:
1. Maior engajamento de consumidores
O Instagram é uma rede social que proporciona mais engajamento de consumidores, em uma tendência que se assemelha muito à do Facebook. Permite fazer comentários, curtir fotos, realizar chats privados, enviar imagens e vídeos para amigos, marcar fotos, entre outras funcionalidades.
As inovações ocorrem com uma frequência alta, a exemplo do que o Instagram Stories tem conseguido nos últimos meses, inclusive com a transmissão ao vivo de vídeos. Há cada vez mais possibilidades de o público interagir com uma marca ou perfil, inclusive para atendimento ao cliente.
2. Seleção de conteúdo por meio de hashtags
As hashtags do Instagram são uma maneira bastante eficiente de selecionar conteúdo na rede. Como há uma multiplicidade de temas, interesses e perfis, muitas vezes é preciso filtrar resultados de busca.
Ao utilizar corretamente hashtags para descrever as postagens de sua empresa, você poderá aparecer entre os resultados mais relevantes das buscas e, assim, ganhar mais seguidores e engajamento.
3. É mobile, então está presente no cotidiano das pessoas
Por mais que o Instagram também seja acessível por meio de browsers e tablets, grande parte de seu público ainda o acessa via celular.
Isso porque há várias vantagens no acesso mobile dessa rede: design apurado, seu feed apresenta praticamente apenas conteúdo que você decidiu receber, basta um toque para acessar todos os comandos (ótima user experience) e carregamento cada vez mais fácil na utilização de dados 3G e 4G.
Mas o que há de vantagem? Isso significa que a maioria dos usuários acessa o Instagram com frequência e em diversos momentos de seu dia a dia: intervalo de trabalho, no transporte, em casa e até mesmo em eventos sociais.
Por que não fazer questão que sua marca esteja também com o consumidor nesses momentos?
4. Confiança e personalidade no mercado com Instagram para negócios
Manter um perfil no Instagram é também mais uma forma de garantir confiabilidade e respaldo de sua marca no mercado. Desde que feito de forma apropriada, com design arrojado e de qualidade, o marketing via Instagram pode dar mais versatilidade para as características de seu negócio e atingir com mais impacto seu público-alvo.
5. Direcionamento de tráfego para seu site e lojas físicas
Pode até ser que o Instagram não seja sua principal plataforma para vendas, mas com certeza é um canal adicional de direcionamento de tráfego, seja para o site de um e-commerce (link com a URL na bio do perfil), seja para sua loja física (endereço, telefone e e-mail). Aproveite esse recurso!
6. Utilização da base de dados do Facebook
Desde 2012, o Instagram faz parte do guarda-chuva de empresas do Facebook. Entre outras implicações, isso significa que há maior convergência na base de dados de ambas as redes sociais.
Para empreendedores, isso é uma grande vantagem, já que o Facebook oferece ótimas ferramentas de segmentação do público-alvo, além de ser uma das principais redes sociais do mundo atualmente. Você pode aproveitar esses dados ao realizar campanhas e prospectar novos seguidores.
7. Segmentação de mercado e campanhas específicas
Por falar em segmentação, o Instagram também é uma rede que permite a realização de campanhas específicas no Instagram Ads.
São os mesmos parâmetros de segmentação de público utilizados no Facebook: gênero dos usuários, faixa etária, geolocalização, palavras-chave de interesse, entre outros.
8. Publicidade livre de custos
Além disso, você também pode anunciar gratuitamente por meio do Instagram. Afinal, basta postar suas imagens de produtos e serviços, desde que sejam interessantes o suficiente para atrair um público de seguidores. É uma publicidade livre de custos de veiculação.
No entanto, lembre-se que isso não significa que posts amadores farão sucesso online. O gosto do usuário do Instagram está cada vez mais apurado, o que exige dos perfis de negócios maior qualidade das imagens, conceitos e textos.
9. O Brasil é um dos maiores públicos do Instagram
O Brasil é o terceiro colocado em termos de tráfego de usuários no Instagram, segundo pesquisas. Caso seu empreendimento pretenda construir autoridade, relevância e fidelização de uma base de consumidores brasileiros, é imprescindível manter sua presença também nessa rede social.
10. Versatilidade de conteúdo: fotos, vídeos e textos
Independentemente do setor em que sua empresa atue, o Instagram oferece uma grande versatilidade de formas de comunicação com seus usuários. Você poderá produzir conteúdos em fotos, vídeos e até mesmo textos. Lembrando que essa é uma rede social mais imagética, na qual há maior preferência por textos curtos e objetivos.
Além disso, com a nova ferramenta do Instagram Stories, é possível aumentar a proximidade entre o público e sua marca, por meio de conteúdo instantâneo, marcação de perfis, geolocalização, textos e filtros.
11. Interação com o público e utilização de fotos de consumidores
Uma outra vantagem do Instagram diz respeito às novas possibilidade de interação com o público, já que essa é uma rede mais dinâmica, com diversos canais de comunicação e formas de engajamento.
Além de receber e responder comentários, sejam eles privados ou públicos, os perfis de negócios no Instagram também podem incorporar a seu próprio feed conteúdo produzido por seus consumidores.
Por exemplo, é possível repostar um vídeo ou foto de um consumidor que tenha utilizado e gostado de seu produto. Desde que seja um conteúdo que reflita os valores e características que você gostaria de transmitir sobre sua marca, essa é uma boa maneira de se aproximar do público, incentivar maior engajamento e alavancar suas vendas.
E você? Já se convenceu sobre as vantagens do Instagram para negócios? Aproveite também para assinar nossa newsletter e conferir outras informações sobre marketing digital! Participe!