Seus potenciais clientes podem estar no LinkedIn, entenda algumas formas de se comunicar com esse público dentro da rede social
Já foi o tempo em que o LinkedIn era usado apenas para seleção de colaboradores e busca por uma colocação profissional no mercado. Hoje, além destes recursos, é recomendável incluir a plataforma nas ações de marketing digital para se conectar com os seus potenciais clientes, além de passar segurança e credibilidade às pessoas que já acompanham o trabalho da sua empresa no ambiente online.
Por ser uma rede social com foco no relacionamento profissional, é possível que, no LinkedIn, sua empresa encontre espaço para dialogar com audiência significativa formada por tomadores de decisão como CEOs, gestores ou RHs. Por isso, planejar as ações de marketing digital com conteúdos voltados a estes profissionais pode ser uma estratégia interessante para captação de novos clientes.
Certo, mas por onde começar?
Neil Patel, um dos maiores nomes do marketing digital, divulgou recentemente em seu site que “a maioria dos usuários do LinkedIn (67%) se considera como “viciados em notícias”, enquanto 40% dos membros acessa a rede todos os dias para procurar por novos conteúdos”.
Claro, o que vai nortear as principais pautas a serem trabalhadas pela sua empresa é o segmento em que se insere, no entanto, uma pesquisa divulgada pelo próprio LinkedIn revelou que os principais interesses dos usuários na rede são: informações de mercado, seguido por notícias de empresas e novos produtos e serviços. Sabendo disso, podemos dizer que o primeiro passo é disponibilizar conteúdos relevantes que abordem esses assuntos, que podem vir em diversos formatos como vídeos, artigos, imagens, infográficos, entre outros.
Acompanhe as tendências do seu setor e crie conteúdos de valor
Aliando informações relevantes ao negócio da sua empresa, é possível gerar engajamento por meio de conteúdos de qualidade, que abordem novidades, tendências e diferenciais acerca do ramo de atuação da sua marca, serviço ou produto.
[DICA] Antes de definir as principais pautas e a linha editorial a ser trabalhada, tenha clareza a respeito das personas do seu negócio. Somente conhecendo o seu público-alvo será possível gerar valor (e leads!) por meio do conteúdo.
Utilize as hashtags
Um exemplo de uso para as hashtags no LinkedIn é pesquisar os termos mais buscados por pessoas em cargos de gestão e gerência. Crie artigos utilizando essas palavras e sinalize com as hashtags. Dessa forma, sua empresa terá grandes chances de ser encontrada por usuários que, possivelmente, não te conheciam, por meio do conteúdo de interesse.
Esteja presente nos grupos
Os grupos no LinkedIn são ambientes onde é possível se conectar com os mais variados tipos de perfil profissional, mas é preciso estar presente para ser notado. Pesquise e se dedique participando ativamente com conteúdos relevantes e comentários pertinentes, para assim ganhar destaque e reconhecimento. Além disso, esteja atento aos assuntos comentados, eles podem resultar em artigos e possíveis pautas.
Lembre-se: nestes grupos, o nível de engajamento dos participantes é mais importante do que o número de pessoas.
O marketing de conteúdo no LinkedIn pode ser uma poderosa ferramenta na sua estratégia de marketing digital. Não se esqueça, como em todas as plataformas é preciso planejamento, estudo e análise constante dos resultados, para assim nortear os próximos passos e atingir os objetivos esperados.
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Fontes: