Saiba como fazer dos recursos e ferramentas disponíveis seus aliados na hora de engajar seguidores no Instagram

Quando falamos em engajamento no Instagram – e em outras redes sociais -, é muito comum que as pessoas pensem em quantidade de seguidores ou número de likes nas publicações. Agora que essa última informação não é mais visível, muitos usuários se sentiram perdidos e abandonados na rede.

A boa notícia é que não há motivos para se desesperar, afinal, engajar vai muito além do que conquistar novos likes: é envolvimento, relacionamento, interagir com seu seguidor de forma leve e autêntica, disponibilizando conteúdo relevante e se colocando sempre disponível para atender e ouvir suas dores, críticas ou elogios.

Os recursos disponíveis no Instagram nos abrem diversas possibilidades para engajamento e relacionamento com os seguidores, seja a partir de um perfil de influenciador, empresarial ou pessoal. É verdade, as curtidas foram tiradas de campo, mas temos um leque de possibilidades valiosas para atrair e reter atuais e novos seguidores. Vamos falar sobre duas delas!

Stories: aproveite o recurso para se aproximar do usuário

É notável o quanto o uso dos stories cresceu desde a sua implantação no aplicativo. É possível dizer que as pessoas passam até mais tempo explorando o recurso do que no próprio feed da rede social. E não é à toa: com fácil acesso e diversas opções de ferramentas, boa parte das interações rápidas acontecem por lá.

O recurso “enquetes”, por exemplo, é uma forma eficaz e divertida de conhecer melhor o seu público. Faça perguntas relevantes, elas podem te ajudar a lapidar o seu conteúdo para ter uma comunicação mais assertiva e, consequentemente, aumentar a taxa de engajamento do seu perfil. Além disso, ferramentas como os testes, caixa de perguntas, bate papo, GIFS e emoji slider ajudam a medir a satisfação do usuário com o seu conteúdo, além de gerar maior proximidade do seguidor com a marca.

Marque presença com as Lives e o IGTV

As lives são vídeos ao vivo compartilhados com todos os seus seguidores em tempo real. Quer mais interação do que isso? Iniciar uma live durante um evento da sua empresa, apresentando as pessoas e mostrando tudo ao vivo, por exemplo, faz com que seu público se sinta parte do daquele momento, ampliando as chances de gerar engajamento. Ou ainda, se para você mostrar o que precisa nos stories e lives não é suficiente, vá para o IGTV. Este recurso permite vídeos de até 60 minutos que ficam salvos e disponíveis na rede.

O engajamento dos seus seguidores com a sua marca – curtidas, comentários, visualizações, ou mesmo a participação em ações interativas, como enquetes e bate-papos -, é o verdadeiro termômetro para mensurar o quanto você está “visível” nas redes sociais. Em resumo, a dica é: interaja, pergunte, crie conteúdos que aproximam seus seguidores da sua marca e seu perfil, mostre o dia a dia dentro da sua empresa ou escritório… Quanto maior o número de postagens relevantes e do interesse do seu público, maior será o seu engajamento no feed e nos stories.

Saiba que a D’Lucca & Jota é uma agência especializada em marketing digital, pronta para ajuda-lo a trabalhar corretamente a sua marca no ambiente online. Entre em contato e converse com nossos especialistas.