Quando utilizado de forma estratégica, o vídeo marketing pode ajudar (e muito!) no engajamento com o seu público

Você já reparou como os conteúdos em vídeo são presentes em nosso dia a dia? Seja no grupo da família, um tutorial, uma receita que apareceu na rolagem do feed ou até aquela propaganda tentadora do produto que você queria comprar.

Segundo pesquisa da Kantar IBOPE Media, 99% dos internautas brasileiros assistem vídeos em diferentes telas e dispositivos e 72% deles assistem em redes sociais.

Há quem diga que somos atraídos por formatos audiovisuais e a mistura de canais oral e visual nos faz atingir um nível superior de atenção. Não é para menos, já que, comprovadamente, os usuários retêm 95% da mensagem quando assistida em vídeo, o que garante mais assertividade e explica o aumento do uso deste formato nas estratégias de marketing.

Mas do outro lado da tela, o grande desafio para as marcas e empresas é criar conteúdos que realmente possam fazer a diferença na vida do expectador, gerando conexões de forma autêntica e eficaz, fazendo com que a informação seja útil e responda aos questionamentos do seu público. Além disso, escolher a plataforma adequada é a cereja do bolo para o sucesso da ação.

Até aí tudo bem, mas como saber o momento certo de escolher o vídeo marketing como parte da sua estratégia? Confira as nossas dicas!

Vídeos com dicas rápidas

É uma forma de exemplificar conceitos, mostrar formas de uso do seu produto e reunir um grande volume de informações de forma dinâmica e descontraída. Aqui, os queridinhos são os stories, reels e IGTV do Instagram, que são plataformas de consumo rápido, de fácil acesso e pode estar “na mão” da sua persona.

Tutoriais e cursos

Ensinar ou compartilhar temas relacionados ao seu negócio em formato de videoaula e webinars pode ser uma estratégia interessante. Este formato exige maior tempo de exibição, por isso canais como o Youtube são ideais. Lembrando que, posteriormente, este conteúdo pode ser compartilhado nas redes sociais ou no site da sua empresa.

Vídeo marketing nos bastidores? Aposte!

O rei deste formato são os stories, auxiliando de forma prática na reprodução do dia-a-dia da sua empresa ou bastidores daquela novidade exclusiva que sua marca está preparando. Aqui, o Instagram, Facebook e até o LinkedIn Stories podem se encaixar na sua estratégia. Todo mundo tem curiosidade e gosta de consumir informações em primeira mão, né?

O mesmo vale para coberturas de eventos, transmissões ao vivo ou vlogs, onde além de mostrar a presença da marca, é possível fazer um tour pelo evento e aproximar o seu público através das câmeras.

Demonstração de produto

Negócios gigantescos já provaram que este é um formato que virou febre entre as empresas. Um vídeo explicativo sobre o seu produto pode impulsionar suas vendas e ainda tirar dúvidas dos clientes de forma rápida e fácil. Uma pesquisa feita pela Wyzowl mostrou que 79% dos consumidores preferem assistir a um vídeo sobre determinado produto do que ler sobre ele. Aqui também se encaixam os famosos reviews e tutoriais dos influenciadores digitais que encontramos no Youtube.

Divertir

Se sua empresa for descontraída ou se comunicar com público mais jovem, seus vídeos podem divertir, informar e gerar proximidade com o seu público-alvo através de conteúdos nos stories, reels, TikTok e vlogs. Parece apenas diversão, mas cada vez mais as empresas estão aderindo ao TikTok como estratégia de vídeo marketing.

Dica extra!

Lembrando que em qualquer formato de vídeo, é importante “mostrar a cara” nas câmeras. Seja qual for o ramo da sua empresa, o seu público tem curiosidade em ver quem está por trás de todo o processo, isso cria empatia, reconhecimento e proximidade com a marca.

Ainda não se convenceu? Confira abaixo mais algumas vantagens do vídeo marketing

– Aumento no tráfego orgânico: Conteúdos em vídeo tem maior alcance em potencial, aumentando a possibilidade de gerar tráfego orgânico para o seu site, ou seja, aquele que não é originado a partir de campanhas de links patrocinados;

– Retorno sobre investimento: O ROI é o retorno em leads ou vendas, obtidos através de um investimento em marketing. Uma pesquisa divulgada pela Wyzowl mostrou que 84% dos entrevistados já foram convencidos a fazer uma compra depois de ver um vídeo.

– Maior engajamento: Quando bem elaborado, os vídeos têm alto índice de engajamento. Diferente dos textos, os conteúdos em vídeos conseguem explicar e contextualizar uma informação em poucos minutos ao expectador, que pode ainda compartilhar com os amigos nas redes sociais, gerando maior visibilidade.

Por fim, seja qual for o formato de vídeo e a plataforma utilizada, a grande sacada para o sucesso de uma boa estratégia de vídeo marketing é conhecer o seu público. Somente assim é possível encontrar o formato ideal para que a mensagem que o seu negócio deseja passar seja transmitida de forma adequada ao expectador.

A Dlucca&Jota é uma agência especializada em Marketing Digital com mais de 25 anos de experiência no mercado, entre em contato para saber mais sobre as estratégias que podem ajudá-lo a ampliar os resultados do seu negócio.