Uma boa estratégia de dados funciona como uma bússola para sua campanha e grande aliada para otimizar seu marketing digital
Uma das grandes vantagens de se investir em comunicação digital é a abundância de dados que ela gera. Uma verdadeira mina de ouro, que se bem explorada, revela quem é seu cliente e como ele se comporta, como está o desempenho de uma campanha e quais pontos a serem melhor desenvolvidos, por exemplo. Ou seja, elaborar uma boa estratégia de dados ajuda a marca a compreender melhor seu cliente, torna as campanhas mais eficientes e leva à melhora dos resultados, tanto em vendas, quanto em fidelização de consumidores.
O que é marketing orientado a dados?
Se o marketing é uma área que busca entender e solucionar as demandas das pessoas, definir uma estratégia orientada a dados é algo que acontece desde o passado analógico dos jingles de rádio e das publicidades em jornais e revistas, com as antigas pesquisas de opinião e tendências feitas na rua. No entanto, a era digital trouxe uma enorme evolução e, atualmente, a tecnologia permite acesso a uma infinidade de dados comportamentais, que podem ser usados para definir as mensagens e canais mais adequados para atrair e fidelizar clientes.
Assim, a estratégia de dados ou data marketing é a tomada de decisões por meio de interpretações obtidas com a análise de dados. Pode ser empregada na definição do público-alvo, criação de campanhas, produção de conteúdo, entre outros. E esses dados podem ser obtidos em pesquisas diretamente com os usuários, mas também recolhidos por ferramentas analíticas quando internautas navegam pelas páginas ou acessam redes sociais.
Colocando na prática
Defina seu objetivo – O primeiro passo para o desenvolvimento de uma estratégia de dados é definir seu objetivo. Seja lançar um novo produto, definir novos preços ou compreender seu público-alvo, por exemplo. Esse passo é importante para nortear quais dados coletar, mantendo o foco em informações úteis à marca para a tomada de decisões.
Coleta de dados – Em seguida, estabeleça quais dados você tem e quais ainda precisam ser levantados para atingir seu objetivo e como irá obtê-los, como formulários diretos com os consumidores, adquiridos de empresas parceiras e dados de conteúdo abertos a todo o mercado.
Análise – Entender o que as informações coletadas querem dizer é fundamental na estratégia de dados. Uma dica é utilizar ferramentas de análise de dados, como Google Analytics ou Facebook Insights, para identificar padrões, tendências e as inter-relações nos dados para compreender o comportamento do consumidor e o desempenho das campanhas. Essa ação permite também o direcionamento dos investimentos em campanhas pagas, otimizando os resultados e reduzindo o custo por cliente.
Conteúdo – Com base nas informações coletadas, é possível otimizar o conteúdo de seu marketing digital, entender quais termos mais buscados pelos clientes em cada fase da jornada de compra e incorporá-los em diferentes formatos de conteúdos.
Métricas – Nesse quesito, é avaliado o que deu certo e o que pode ser melhorado, analisando indicadores e métricas estabelecidas, como taxa de conversão e engajamento. É o momento de constatar quais palavras-chaves apresentam mais resultados, quais conteúdos oferecem melhor desempenho.
Replicando – Após verificar o que funcionou, pode-se entender melhor o comportamento do cliente e replicar essa estratégia otimizada em outras ações.
Não perca tempo
A estratégia de dados é uma ferramenta poderosa que auxilia as marcas a melhorar seus resultados de marketing digital. Coletar, analisar e interpretar dados auxilia não apenas na otimização de campanhas, mas também na identificação de padrões e tendências dos clientes.
Isso favorece o processo de inovação da empresa, torna a tomada de decisões mais ágil e efetiva, além de proporcionar a personalização das campanhas de marketing, aumentando a identificação do cliente com a marca. Não perca tempo e torne sua comunicação digital mais eficiente com uma boa estratégia de dados. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais!