O marketing digital é uma poderosa ferramenta para divulgar sua marca, aumentar vendas e fidelizar clientes; veja as tendências 2024 para focar seu planejamento

Mais de 130 milhões de brasileiros estão conectados à Internet1. São milhões de pessoas que passam um bom tempo online todos os dias, segundo dados da Comscore. Esse já é um bom motivo para que sua empresa, seja ela grande ou pequena, invista em marketing digital. E assim como o ambiente online, as estratégias digitais estão em constante evolução. Novas redes sociais surgem, algumas campeãs de usuários anos atrás foram superadas por outros canais, a velocidade de navegação e as possibilidades dos meios se ampliam e tecnologias inovadoras são incorporadas a cada ano. Por isso, uma boa maneira de otimizar investimentos é entender as necessidades de sua empresa e acompanhar as tendências 2024 do marketing digital.

 

Inteligência Artificial como uma das tendências 2024

Cada vez mais predominante em todas as áreas, a Inteligência Artificial também está fortemente presente no marketing. Com ela, é possível personalizar experiências, analisar dados em tempo real, além de automatizar tarefas, como envio de e-mails, economizando tempo e permitindo com que as marcas possam atingir os consumidores de maneira mais eficiente.

Dentre as ferramentas de Inteligência Artificial mais usadas, os chatbots seguem como uma das principais. Para 2024, a tendência é que eles estejam ainda mais sofisticados, oferecendo suporte ao cliente 24 horas por dia, economizando tempo e recursos, além de atuar como assistente de vendas online.

A Inteligência Artificial ainda pode ser empregada na geração de conteúdo personalizado, como e-books, artigos e até vídeos. No entanto, a sensibilidade humana segue imprescindível para a revisão e adequação do conteúdo, principalmente dos especialistas em marketing.

Veja mais: Como usar o ChatGPT para uma estratégia de conteúdo eficiente.

Humanização

A humanização não se contrapõe ao uso da Inteligência Artificial. Pelo contrário, ela compõe uma estratégia muito eficiente no marketing digital, personalizando aquilo que a tecnologia não consegue atingir. Assim, a humanização é forte tendência no marketing digital 2024, pois se a Inteligência Artificial oferece eficiência ao processo, os seres humanos trazem a criatividade necessária para tornar a marca atraente ao público-alvo.

Um chatbot, por exemplo, pode otimizar o atendimento e, consequentemente, melhorar o desempenho de uma equipe de vendas, mas o consumidor valoriza cada vez mais o atendimento humano e personalizado, para estabelecer conexões mais genuínas com os clientes, que valorizam esse diferencial.

Geração de conteúdo

A produção de conteúdo segue em alta no marketing digital. E como uma das tendências 2024 é preciso estar atento não apenas aos mecanismos de busca e seus algoritmos, mas também na veracidade das informações e, especialmente, na humanização do conteúdo elaborado, pois é exatamente na criação de conteúdo exclusivo e relevante que as marcas se destacam.

Hoje em dia, chatbots baseados em Inteligência Artificial como o Chat GPT e o Bard, são capazes de redigir textos complexos e são usados por algumas marcas para gerar conteúdos para suas redes sociais, blogs e sites. No entanto, os sofisticados algoritmos dos mecanismos de busca conseguem distinguir um conteúdo original do gerado artificialmente, afetando negativamente seu ranqueamento nas pesquisas feitas pelos usuários.

Mais uma vez, a combinação do uso de Inteligência Artificial e expertise humana funciona muito bem. Se o bot traz o conteúdo de maneira eficiente e adequada, o profissional de marketing faz sua revisão e incorpora sua criatividade e sensibilidade, tornando o conteúdo autêntico, atraente e relevante para o público.

 A humanização é forte tendência no marketing digital 2024, pois se a Inteligência Artificial oferece eficiência ao processo, os seres humanos trazem a criatividade necessária para tornar a marca atraente ao público-alvo.

 

Influenciadores digitais x conteúdo feito por usuário

Os influenciadores digitais seguem decisivos no momento de uma compra e continuarão como uma das tendências 2024 no marketing digital. No entanto, a relevância do conteúdo gerado espontaneamente pelos usuários tem aumentado.

Um influenciador genuíno e relevante, que se conecta bem com seu público, traz credibilidade à marca, estabelecendo relação de confiança com seus seguidores. Os influenciadores oferecem ainda um amplo alcance e geram muito engajamento em suas postagens. Possibilitam também a segmentação de campanhas, para as marcas que buscam influenciadores com um público alinhado ao seu perfil de clientes.

Em contrapartida, o conteúdo gerado por usuários ganha cada vez mais espaço e relevância. Isso se deve ao fato dos consumidores estarem justamente procurando por conteúdo autêntico e confiável. Segundo dados do Instituto Nielsen, 71% dos consumidores em todo mundo confiam na indicação de um amigo ou familiar diante de outra forma de publicidade2.

Assim, uma das tendências 2024 das marcas é buscar se conectar com os consumidores de forma eficaz. Para isso, devem ampliar os canais e formatos que possibilitem interação e criação de conteúdo por parte dos usuários, como programas de recompensa e incentivos, concursos, uma seção de avaliação atrativa para os produtos oferecidos. Outra estratégia interessante é repostar comentários de clientes em seus canais e buscar interagir constantemente com esse conteúdo gerado pelos usuários, mostrando aos consumidores que suas opiniões são relevantes.

Leia mais: Marketing de influência funciona?

Audiovisual segue forte entre as tendências 2024

Clientes preferem saber mais sobre um produto ou serviço assistindo a um vídeo, segundo estudos  da Conversion e KPMG; e vídeos postados nas redes sociais geram 1200% mais compartilhamentos do que textos e imagens combinados. Assim, a produção audiovisual é essencial na composição do marketing digital e segue como uma das fortes tendências 20243.

Dentro dessa tendência, a ênfase é em podcasts e vídeos curtos, uma vez que os usuários estão buscando conteúdos fáceis de consumir. Para se ter uma ideia, vídeos com menos de 15 segundos têm uma taxa de conclusão de 55%, enquanto os com mais de 30 segundos têm uma taxa de conclusão de 35%3.

 

Fontes:

1 – Comscore Brasil: Tendências digitais 2023. Disponível em: https://www.comscore.com/por/Insights/Apresentacoes-e-documentos/2023/Tendencias-Digitais-2023

2 – Nielsen: Aproximando-se: Influenciadores ajudam as marcas a construir conexões mais pessoais de consumo. Disponível em: https://www.nielsen.com/pt/insights/2022/getting-closer-influencers-help-brands-build-more-personal-consumer-connections/

3  – Conversion: O uso do vídeo no marketing digital: estatísticas sobre o uso do vídeo para aumentar o engajamento do cliente e a conversão. Disponível em: https://www.conversion.com.br/blog/estatisticas-de-videos/