Entenda o que existe em comum entre o Oscar, mais importante prêmio do cinema mundial, e estratégia omnichannel
O que uma marca que oferece diversos canais de compra e comunicação simultâneos para os clientes tem em comum com o Oscar? Uma das respostas possíveis é o uso da estratégia omnichannel para proporcionar uma melhor experiência ao cliente ou espectador.
O Oscar é o mais tradicional e importante evento do cinema e, ainda assim, todos os anos busca formas de manter-se presente nas diversas mídias e pautar conversas e ações das pessoas e marcas durante meses – antes e depois da cerimônia.
Fazendo uma breve linha do tempo, a cerimônia começou a ser transmitida pelo rádio, nos anos 30. Já na década de 1950, a televisão iniciou a transmissão. Atualmente, apesar de ainda ser transmitido pela TV, o Oscar está fortemente presente na internet, em plataformas de streaming e movimentando as mídias sociais, seja com conteúdos da própria Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ou comentários feitos pelo público, que acompanha a transmissão certamente com o smartphone em mãos.
Integrar todos esses canais em uma única experiência é uma estratégia omnichannel que o Oscar tem utilizado com maestria. Siga a leitura para entender melhor o que é e como funciona essa estratégia fundamental atualmente!
Afinal, o que é a estratégia omnichannel?
Mais do que disponibilizar diversos canais de comunicação, a estratégia omnichannel consiste no uso interligado desses canais para aprimorar a experiência do consumidor, com ações online e offline.
A ideia é que um canal seja complemento do outro para proporcionar uma experiência cada vez mais prática e completa com a marca. Por exemplo: você pode acessar o aplicativo ou site de uma loja para obter mais informações de um produto enquanto o analisa dentro da loja física. Ou vê uma propaganda da empresa em mídia física ou digital e acessa as redes sociais para entender melhor sobre o serviço ofertado e, depois, entra em contato pelo WhatsApp para sanar as dúvidas que restaram.
Quando bem executada, a estratégia omnichannel contribui para um atendimento de qualidade, melhora da percepção da empresa, produto ou serviço e uma boa experiência que fideliza o cliente, provocando-o até a se tornar um porta-voz da marca.
Além do tapete vermelho: estratégia omnichannel vai dos bastidores aos holofotes
O Oscar é um bom exemplo de estratégia omnichannel porque a experiência do público com o evento vai muito além do tapete vermelho e do momento da entrega das estatuetas registrado pela televisão.
Apesar de ser o principal meio de transmissão, a cerimônia não é mais veiculada apenas pela TV. Há plataformas online que também levam o evento até o público, como o streaming GloboPlay, no Brasil.
Além disso, o Oscar está presente em um site oficial e em diversas redes sociais, como Twitter, Instagram, YouTube e Tiktok. Mais do que marcar presença nas diversas plataformas digitais, as mídias garantem experiências complementares ao evento, numa estratégia omnichannel ampla e completa.
No YouTube, por exemplo, a Academia transmite ao vivo a lista de indicados ao prêmio por seu canal oficial, gerando ainda mais audiência, expectativas e comentários do público no mês que antecede a cerimônia. O Twitter também foi utilizado de forma mais interativa pelo Oscar 2022, com votação pelo público de duas novas categorias: Filme Favorito do Ano e Cena Favorita. Com a #OscarsFanFavorite, os fãs podiam votar entre dez filmes pré-selecionados. Com uma participação mais próxima e ativa do público, a estratégia de aumentar o engajamento com a cerimônia foi efetiva. Há, ainda, a produção textual para o site e novas formas de interação com a atual geração em plataformas como o TikTok.
As buscas no Google e no YouTube sobre assuntos relacionados ao Oscar ainda são altas durante meses após o evento, como os figurinos, tutoriais de beleza inspirados nas celebridades e os tão esperados memes e/ou acontecimentos polêmicos (quem lembra do episódio envolvendo Chris Rock e Will Smith no ano passado?!).
Apesar de ser um evento periódico, com as estratégias bem elaboradas e executadas, o Oscar tem engajamento por muitos meses em diversas plataformas midiáticas.
Ainda em dúvida sobre a importância da estratégia omnichannel e como ela pode alavancar o seu negócio? A D’Lucca & Jota conta com um time de especialistas que podem ajudar, entre em contato para saber mais.