Entenda o que é social listening e como os dados podem ajudar as empresas a tomar decisões estratégicas, construírem uma marca forte e um relacionamento sólido junto ao público
O social listening é uma importante ferramenta que concede às marcas a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre seus públicos e mercado, ganhar agilidade de negócio e construir uma base sólida para tomada de decisões. O objetivo é auxiliar as empresas a traçarem estratégias mais assertivas em relação a sua presença digital por meio de uma visão orientada por dados coletados em tempo real.
A estratégia de social listening pode fornecer, por exemplo, insights valiosos sobre o comportamento do consumidor, posicionamento de produtos e marcas no mercado, análise de concorrência, aceitação de um novo serviço ou solução, principais canais utilizados pelo público-alvo, entre outras possibilidades de “ouvir” o ambiente digital.
“Não se pode esperar para responder às expectativas do mercado, detectando possibilidades mais consistentes de negócio para as empresas por meio do levantamento e análise de dados. Inovação também requer entender as mudanças do mercado e estar preparado para ouvir”, comenta Edilaine Ribeiro, à frente da Dlucca & Jota há 26 anos.
Não confunda social listening com monitoramento de redes sociais
Social listening vai além de acompanhar e responder perguntas ou comentários que circulam sobre sua marca no ambiente digital. Ou seja, não se trata de monitoramento de redes sociais. É uma questão de extrair insights chave de conversas sociais para aplicar às estratégias de modo geral e, para tanto, requer análise e reflexão.
Trata-se de um trabalho que incluir ouvir, detectar opiniões, extrair dados, observar o volume de menções, entender o contexto, analisar conversas e observar a voz ativa do público.
Como o social listening auxilia nas estratégias de marketing
Todos os dados coletados por meio de plataformas especializadas, aliados à expertise dos profissionais analistas, são transformados em informações que podem posicionar a marca, entender opiniões sobre produtos e serviços, definir oportunidades de negócios, lançamentos ou aceitação de produtos e serviços no mercado, além de manter a marca informada sobre as tendências.
Ao extrair estes dados, tem-se em mãos informações valiosas sobre opinião em tempo real, ideias, conversas, locais, termos, plataformas e informações que permitem uma tomada de decisão muito mais assertiva para o negócio, seja em qualquer ramo ou nicho de atuação. Estes dados são reais, coletados por meio de plataformas de confiança e, quando analisados criteriosamente tendem a orientar decisões acerca de posicionamento da marca, lançamento de produtos, plataformas de maior aceitação e engajamento, perfil do público, tom de voz, competitividade, e direcionamentos estratégicos para o negócio.
O social listening é uma vertente que compõe o planejamento digital, sendo utilizado de forma integrada às outras ferramentas e pesquisas para que os resultados sejam cada vez mais assertivos. Informações orientadas à dados trazem melhores resultados e dão suporte às empresas para usarem todos os seus recursos na gestão de estratégias e tomada de decisão. Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de aplicar essa estratégia ao seu negócio, entre em contato conosco.