Entenda como funciona e saiba analisar as métricas para e-commerce para saber se seu negócio está dando certo

Controle de visitantes, bom atendimento e faturamento do mês são algumas das ferramentas utilizadas por gerentes de lojas para mensurar e entregar resultados em vendas. Quando o assunto é comércio virtual, essas informações também são necessárias. O acompanhamento de indicadores é essencial para toda e qualquer estratégia de marketing, por isso listamos as principais métricas para e-commerce que você precisa ficar de olho.

Afinal, o que são métricas?

As métricas são todos os resultados que uma empresa apresenta e que estão relacionados a sua performance estratégica. Dentre elas, é preciso determinar quais são as mais importantes: ou seja, aquelas que interferem diretamente na lucratividade e saúde do seu negócio.

Neste momento é que entram os Key Perfomance indicators (KPIs), indicadores chaves de desemprenho. Se você não estabelece métricas para o seu e-commerce, é o mesmo que pedir a um exímio piloto realizar um percurso de olhos vendados: ele até poderá conseguir andar em linha reta, mas no trajeto deixará para trás diversas oportunidades.

Não há uma fórmula mágica que determine quais os melhores indicadores utilizar, mas existem quatro métricas para e-commerce que você não pode ignorar:

1. Visitantes

Demonstra a quantidade de visitantes e possibilita comparar o fluxo com outros meses. O objetivo é impactar o funil de vendas, aumentando o volume de potenciais clientes. A ferramenta gratuita Google Analytics faz esse monitoramento, assim como monitora todo o comportamento dos visitantes do seu e-commerce.

2.Taxa de Conversão

É medida dividindo o número de pessoas que compram pelo número de visitantes em um determinado período. Se o número for baixo, necessário o questionamento: se estão na loja, por que não compram?

3. Taxa de Reclamação

Avalia a qualidade do produto, do serviço e atendimento oferecidos. Trata-se do número de pessoas que compraram, mas reclamaram. Para chegar a taxa é necessário dividir o número de queixas pelo número total de pedidos. Quanto maior o número, mais alarmante ele é.

4. Vendas

Indicador de performance importante para analisar se os objetivos estão sendo alcançados e se há um crescimento proporcional ao mercado. Se as vendas na internet cresceram 30% em um ano, você acompanhou?

Outro cálculo possível é o balanço comercial. Ao comparar vendas de abril e maio, por exemplo, as vendas cresceram? E em relação a abril deste ano e do ano anterior? Já  a longo prazo é possível identificar se há uma tendência de vendas em maio nos últimos três anos e uma queda no mês de outubro.

Todas essas análises permitem levantar questões como: é possível manter a tendência de vendas? Como preparar, financeira e estruturalmente, para a diminuição de vendas sazonais?

Dica bônus: carrinho abandonado também é métrica para e-commerce

Tão importante quanto o número de vendas é o número de carrinhos abandonados. Ou seja, o ato do cliente entrar na página, escolher os produtos, clicar em comprar, mas não fechar a compra. Essa métrica, que na maioria das vezes é ignorada, é importantíssima e pode fazer toda a diferença.

Procure identificar o motivo do abandono (frete, prazo de entrega, formas de pagamento) e possíveis melhorias. Também não deixe de utilizar estratégias de remarketing. Por meio de ferramentas como links patrocinados e e-mail marketing é possível tentar captar este cliente novamente.

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