O primeiro passo para qualquer empresa construir uma boa presença online é investir em estratégias de marketing digital. Por meio dessas estratégias é possível reforçar a imagem da marca, captar novos clientes e, assim, gerar mais lucros para a organização.
Porém, muitas empresas e profissionais ainda têm dúvidas sobre a importância do marketing digital e duvidam dos potenciais resultados que podem ser obtidos, acreditando em alguns mitos que não refletem a realidade.
E é pensando nisso que vamos compartilhar com você os 6 maiores mitos sobre as estratégias de marketing digital e por que você não deve acreditar neles. Veja só!
1. O e-mail marketing está ultrapassado
O e-mail marketing foi uma das primeiras estratégias de marketing digital a se popularizar entre as empresas, muito usada por vários anos para divulgar promoções e vendas de produtos.
Porém, muitas empresas fizeram isso de maneira errada, comprando listas de e-mail e enviando várias mensagens em pouco tempo, prática conhecida como SPAM. Essas campanhas, como consequência, geraram poucos resultados. Isso levou muitos profissionais a acreditar que o e-mail marketing não funciona e já foi superado por outras estratégias de marketing digital.
Essa afirmação está longe de ser verídica, principalmente se levarmos em consideração que 72% dos consumidores escolheram o e-mail como o melhor canal para receberem promoções das empresas.
Além disso, 44% dos destinatários de e-mail já compraram um produto oferecido em uma campanha de e-mail marketing.
Números tão impressionantes mostram a importância do e-mail marketing, que – se usado corretamente – pode se transformar em uma excelente estratégia de marketing digital.
2. O SEO está morto
A forma de fazer SEO mudou muito nos últimos anos, fazendo com que práticas que eram populares no passado não funcionem mais nos dias de hoje.
O uso de palavras-chave em excesso no texto, nas meta keywords e na divulgação de sua página nos diretórios de notícias não geram os mesmos resultados do passado.
Por isso, muitos profissionais desatualizados passaram a acreditar que o SEO está morto e que não é preciso investir em estratégias de otimização do site para conquistar melhores posições no Google.
O fato é que se a sua empresa deseja estar sempre na primeira página do Google, será preciso acompanhar de perto as atualizações dos robôs de busca e contar com profissionais que se atualizam sobre as novidades do mercado.
Se, antes, inserir palavras-chave em todos os campos de texto era suficiente para conquistar melhores posições nas buscas, hoje elementos como o uso correto das tags HTML, a taxa de rejeição e o link building fazem toda a diferença no SEO.
Portanto, se você deseja aumentar o número de visitas ao site da sua empresa de forma consistente, o SEO continua sendo uma ótima alternativa. Porém, é necessário se atualizar sobre as melhores práticas do mercado para continuar gerando bons resultados.
3. As mídias sociais só funcionam para o topo de funil
É inegável que as mídias sociais são muito eficientes no compartilhamento de informações para os clientes que estão no topo do funil de vendas. Elas são ótimas ferramentas para ajudar a atrair novos consumidores para a sua marca, auxiliando também a tirar as dúvidas dos clientes antes de fechar uma compra.
Mas elas não funcionam apenas para interagir com os clientes no topo do funil de vendas. Atualmente, as redes sociais oferecem uma série de opções de segmentação capazes de ajudar a alcançar os clientes que estão no meio e no fundo do funil de vendas.
E a segmentação pode ir além das opções de idade, sexo e interesses pessoais. Com a ferramenta de remarketing, você poderá impactar até mesmo os clientes que já estiveram em seu site e, na última hora, desistiram de fechar negócio com você.
4. As estratégias de marketing digital são caras
Ainda hoje muitas pessoas acreditam que investir em marketing digital custa caro e, por isso, não vale a pena abandonar as estratégias de marketing tradicionais. Mas essas pessoas se esquecem que as estratégias de marketing tradicionais possuem custos de produção e veiculação de suas campanhas publicitárias. E estes custos podem ser elevados.
São várias as estratégias de marketing digital disponíveis no mercado, e investir em todas elas exige um certo custo. Mas é preciso lembrar que as estratégias de marketing digital, quando bem aplicadas, podem gerar 61% mais leads do que no marketing tradicional.
Além disso, investindo no marketing digital você será capaz de mensurar os resultados de todas as ações, identificando quais estratégias geram mais retorno e quais precisam ser corrigidas para gerar melhores resultados.
Estas características fazem com que as estratégias de marketing digital garantam um maior retorno sobre o investimento.
5. Os aparelhos mobile não geram conversão
Durante muito tempo o acesso à internet através de aparelhos móveis foi instável e de péssima qualidade, o que tornava inviável investir em estratégias apenas para estes aparelhos.
Porém, o perfil dos consumidores na era digital mudou e, no Brasil, o número de pessoas que acessa a internet pelo celular já é maior do que daquelas que usam os tradicionais computadores para isso. Esse novo público torna-se cada vez mais importante para o sucesso das estratégias de marketing digital.
Se a sua empresa deseja ter sucesso em suas estratégias de marketing digital, não é possível ignorar este público, caso contrário você estará perdendo clientes.
Gigantes da tecnologia, como o próprio Google, se preocupam cada vez mais com os usuários de aparelhos mobile, valorizando os sites responsivos que se adaptam bem a qualquer formato de tela.
Mas, para gerar mais conversões nos aparelhos mobile, não basta apenas adaptar o seu site padrão. O ideal é criar landing pages e CTAs otimizados para estes aparelhos, assim você vai garantir uma ótima conversão, resultando em mais vendas para a sua empresa.
6. Investir em estratégias de marketing digital dá muito trabalho
Seja qual for a estratégia de marketing adotada por sua empresa, nenhum resultado pode ser alcançado sem que haja um mínimo de esforço. E isso se aplica tanto às estratégias de marketing online quanto às de marketing off-line.
Por isso, não podemos negar que investindo no marketing digital sua empresa terá de dedicar tempo, esforço e recursos financeiros para ter sucesso em sua estratégia.
Mas o que muitos ignoram é que os resultados alcançados podem justificar todo este trabalho. Além disso, o retorno sobre o investimento das estratégias de marketing digital geralmente é superior àquele obtido a partir de estratégias de marketing tradicional.
Existem, inclusive, várias ferramentas de automação de marketing que podem facilitar o trabalho dos profissionais responsáveis pelas campanhas. Assim, é possível delegar para as ferramentas de automação a execução de tarefas que tomariam muito tempo dos profissionais, como o envio de e-mails e mensagens pelas redes sociais, além da mensuração de resultados.
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