Além do marketing, é preciso olhar para dentro da organização e aplicar estratégias de comunicação integrada. Confira como identificar a hora certa

Como já falamos por aqui, as ações de endomarketing são fundamentais para a satisfação dos colaboradores e, consequentemente, para os seus resultados dentro da empresa. Não é exagero dizer que o funcionário é, afinal de contas, o primeiro cliente da sua empresa, e não há nada melhor do que oferecer motivos para que ele a represente com plena satisfação. Agora, chegou a hora de entender quais são os sinais que indicam a oportunidade de colocar esse plano em ação e engajar a sua equipe interna. Importante lembrar que o endomarketing é um esforço compartilhado entre o setor de RH e o marketing, buscando, por meio de pesquisas e estratégias de comunicação, identificar o que está – ou não – funcionando. Vamos aos sinais!

 

Baixa produtividade

Um dos primeiros, e principais, sinais de que algo precisa ser revisto dentro da empresa é a queda na produtividade dos colaboradores. Isso porque, mesmo quando as causas têm ligação com a vida pessoal do funcionário, a ausência de meios para que o problema seja comunicado, interferem no modo como esse empregado desempenha suas funções. Falta de flexibilidade, desgaste físico e emocional, treinamento inadequado, insatisfação no cargo, pressão em excesso, falta de motivação. Muitos são os fatores que interferem na jornada e resultam em prejuízos para as equipes, para o colaborador e, claro, para a empresa. Palestras, pesquisas de clima, dinâmicas e consultorias de carreira são importantes ações de endomarketing, mas lembre-se: nada substitui o olho no olho! 

 

Conflitos internos

Por mais estranho que pareça, não é difícil encontrar empresas que tem como cultura um ambiente de trabalho hostil. Líderes autoritários, funcionários que não se falam, setores que competem, equipes rachadas. Mesmo que o círculo corporativo não demande que as pessoas sejam melhores amigas, é preciso, na medida do possível, estimular o companheirismo e despertar o clima de colaboração; preferencialmente de cima para baixo. Nesse caso, ações de endomarketing que estimulem o diálogo, ofereçam feedbacks, valorizem atividades e demarquem os papeis são muito bem-vindas e amadurecem a comunicação interna. Por isso, fica a dica: ao menor sinal de “fagulha”, aja!

 

Alta rotatividade

Mudanças na equipe são naturais em qualquer empresa, mas quando elas acontecem a todo tempo e impedem a formação de equipes sólidas e projetos em longo prazo, é preciso analisar o que anda causando a retirada. Alguns fatores determinantes podem ser facilmente resolvidos com mudanças na rotina, readequação de cargo ou pequenas adaptações. Mas se as questões envolvem o financeiro e/ou decisões de alto escalão, como mudança de salário e horário de atuação, por exemplo, o melhor a fazer é deixar tudo as claras e procurar soluções que atendem e, ou, no mínimo, motivem esse funcionário. Crie um ambiente de trabalho saudável. Mesmo porque, quem se sente valorizado, não tem vontade de ir embora, certo?

 

Baixa adesão

Pense em como os colaboradores da sua empresa se comportam em relação aos projetos, dinâmicas e rotinas, principalmente aquelas que envolvem participação voluntária. A baixa adesão, em muitos casos, pode significar excesso de trabalho e/ou falta de crença nos valores da companhia. Um funcionário feliz e motivado, veste a camisa e acaba, de certa forma, se tornando um embaixador da marca porta afora. Sendo assim, observe se os funcionários: não entendem com clareza suas funções; não se sentem importantes dentro do organograma; demonstram constrangimento com superiores; sentem-se desconfortáveis em apresentar ideias e expor opiniões.

 

Bom, agora que você já tem as nossas dicas, que tal colocar ações de endomarketing em prática? Na D’lucca & Jota você conta com consultoria de comunicação especializada em marketing digital, design e eventos corporativos. Entre em contato e conheça a nossa equipe.