Confira as ações de inbound marketing para e-commerce indicadas de acordo com cada etapa da jornada de compra

Todo empreendimento exige planejamento estratégico para manter a produtividade. Com uma loja virtual, não é diferente. O maior desafio do varejista online é converter o carrinho abandonado em produto vendido, já que 98% do público não compra na primeira visita.

É preciso conhecer a persona e suas necessidades para saber como guiá-la na jornada de compra. Estratégias de Inbound Marketing para e-commerce bem definidas proporcionam mais que aquela “olhadinha”, otimizam as conversões e melhoram o relacionamento com o cliente. Separamos algumas ações de acordo com o funil de vendas: atrair, converter, relacionar e vender.

Atraia com conteúdo e palavras-chave

Já que compra à primeira visita é rara, a receita principal para atrair seu cliente é aquela velha máxima: tenha conteúdo. O blog é uma ferramenta de marketing de conteúdo altamente eficaz, porque cria uma identificação com seu público, permite entender como ele será melhor atingido nos estágios de compra e torna seu negócio referência no ramo. Mas, é importante reconhecer sua persona e oferecer conteúdos que possam interessá-la.

Os links patrocinados, como o Google Adwords, também são boas pedidas para atrair visitantes qualificados. Mais do que comprar as palavras-chave corretas, é importante eliminar palavras. Por exemplo, se você vende sapato social preto, exclua a palavra “branco” da sua lista para eliminar cliques não direcionados ao seu produto.

Converta com uma Landing Page

Não adianta produzir conteúdo e esperar que a conversão se faça sozinha. As Landing Pages são estratégias de Inbound Marketing para e-commerce que auxiliam na conversão de leads, porque permitem capturar dados para conhecer o consumidor e prepará-lo para a compra.

Você disponibiliza seu conteúdo ou oferta na Landing Page com um formulário solicitando e-mail e outros dados relevantes. Assim, é possível saber como é a navegação do lead no e-commerce e direcionar produtos mais adequados a cada um.

Relacione-se via e-mail marketing

Depois de mapear suas preferências, é hora de nutrir esse lead com conteúdos que o interesse via e-mail marketing, uma das ferramentas mais eficazes de Inbound Marketing para e-commerce no relacionamento com o cliente.

Se ele fez download do ebook sobre “Como usar lenços”, você pode enviar conteúdos sobre tendências de lenços, além de cupons de desconto para esse produto. Para isso, é importante segmentar esse público. Ferramentas de automação de marketing auxiliam nesta etapa, inclusive ao enviar um lembrete do carrinho abandonado junto de uma oferta de frete grátis.

Venda com uma página estruturada

É preciso preparar o ambiente para o cliente no momento de decisão da compra. Uma página estruturada com descrição detalhada dos produtos, formas de pagamento, simulação do frete e ilustrações é primordial para o seu cliente clicar no botão de compra. Disponibilizar atendimento online também é fator decisivo. E não esqueça as boas práticas de SEO para otimizá-la nos mecanismos de busca.

Mas, não é preciso ter uma ordem, cada etapa e público exige uma técnica mais adequada. Só não se esqueça de analisar as ações para compreender o que traz um bom resultado. Para acertar nas estratégias de Inbound Marketing para e-commerce procure por uma agência especializada.