A economia brasileira vem sofrendo uma recessão nos últimos anos. Em tempos de crise, muito se ouve falar sobre redução de custos não é mesmo? Geralmente essa redução envolve demissões, corte de bonificações, compras, e até mesmo em divulgação. No entanto, deixar de investir em marketing digital é uma má ideia, pois é exatamente aí onde pode estar a solução.

A grande verdade é que em momentos delicados da economia, investir em marketing digital e comunicação deve ser prioridade para que a empresa mantenha seu posicionamento de mercado e esteja sempre visível aos potenciais clientes. 

Neste post vamos analisar a importância do investimento contínuo em marketing e de como isso pode lhe gerar oportunidades mesmo em tempos de crise. Abordaremos também como fazer com que seu time de marketing gere resultados. Acompanhe!

Sua marca precisa continuar sendo vista pelo cliente

Geralmente, quando a recessão atinge um mercado, os consumidores acabam colocando o pé no freio, diminuindo seus gastos e também fazendo corte de custos, passando a enumerar suas prioridades.

Neste momento, embora seja sensato reduzir despesas, sua marca precisa continuar sendo sustentada e o mercado precisa continuar sendo monitorado para que as novas oportunidades que surgirem sejam aproveitadas. 

Sem investimentos, sua marca perderá o posicionamento e não estará pronta para gerar oportunidades de negócios, fazendo com que as vendas caiam ainda mais. Por essa razão, repensar o plano de corte de custos e as estratégias de marketing precisa ser prioridade.

Uma crise tem sempre dois lados: um que se fortalece e sai vitorioso, e um que toma decisões erradas e pode, inclusive, fechar as portas. Se sua empresa pretende fazer parte do lado vencedor, sair de cena é a pior ideia, pois é justo nessa hora que seu negócio pode se destacar, quando todas as outras empresas estão se encolhendo.

Permite alcançar seu público-alvo com mais eficiência

Se fazer investimentos publicitários em mídia offline como TV, rádio, outdoors e jornais é custoso demais e os resultados são difíceis de serem identificados, tente investir em marketing digital. Atualmente, as pessoas estão conectadas a maior parte de seu tempo, buscando na rede por soluções em produtos e serviços que atendam às suas necessidades diárias e pontuais.

Investindo em mídia online e escolhendo as ferramentas certas para o seu negócio, será possível atingir seu público-alvo de maneira eficiente, enxergar os resultados de uma forma mais clara, analisar os investimentos realizados e o retorno que este investimento lhe trouxe, e ainda, otimizar campanhas para que o seu dinheiro renda mais!

Marketing não é um gasto e sim um investimento

Eliminar aqueles custos que não trazem resultados expressivos à empresa é totalmente necessário, principalmente em época de recessão econômica. Por essa razão, é importante que todos os investimentos mantidos sejam bem planejados e aplicados à estratégias que contribuam para que a empresa continue a crescer. O marketing é uma tática certeira que contribuirá para que a empresa alcance potenciais clientes. 

Não é novidade que o marketing é uma das áreas mais afetadas quando o assunto é enxugar custos. Isso se dá principalmente devido à grande dificuldade de exibir resultados de maneira tangível. Por muitas vezes, os investimentos em marketing ficam perdidos sem comprovações de seus resultados, sem mensuração e controle e, consequentemente, o setor acaba passando uma visão de um gasto alto relacionado à vaidade e que pode ser desnecessário.

Por essa razão é importante que o marketing se posicione como um investimento e não como um gasto. E como todo investimento, precisa ter seu retorno aferido. 

02_banner_postagem_blog_ebook_jan_2017_dluccajota_3676

Investir em marketing digital permite mensurar resultados

Um dos motivos que reforça que os investimentos em marketing digital continuem mesmo com a crise é o fato de que tudo no meio digital é mensurável. Cada real que você investe poderá ver retornando em leads, vendas e oportunidades de negócios e, a partir do momento em que você consegue medir o seu resultado, é possível fazer uma análise ampla, o que permite melhorar continuamente.

Monitorar resultados e apresentar relatórios de eficiência colabora para que o marketing seja enxergado como um setor que precisa de investimentos, pois suas atividades estão totalmente relacionadas aos resultados da empresa e, uma vez que os investimentos forem reduzidos, haverá impacto direto no faturamento e em sua capacidade de gerar novas vendas. 

Outro ponto importante que merece destaque é que, embora o marketing digital exija tempo e dedicação na mensuração das estratégias, ele custa bem menos do que estratégias de marketing offline.

Possui ferramentas que otimizam o retorno do investimento

Investir em marketing digital também requer planejamento e estratégias acertadas. Se você ainda não tem tanta afinidade com ele, é possível contratar uma agência que tenha boas experiências em planejamento e execução de mídia online, para que sua verba seja bem utilizada.

Uma agência saberá construir um bom plano de mídia junto à sua equipe de marketing, além de te ajudar a construir métricas e KPIs que contribuirão para que o resultado seja visto de forma clara e precisa. Dessa maneira, a empresa toda passará a perceber o departamento de marketing como um investimento e não como gasto.

Existem inúmeras ferramentas no mundo online, como os links patrocinados no Google ou Facebook, interação em mídias sociais, comparadores de preço, estratégias de inbound marketing, entre outros.

Confira alguns benefícios do uso de estratégias nessas plataformas:

  • Ao investir em links patrocinados ou rede de display, por exemplo, é importante conhecer suas personas e identificar como elas estão buscando nas redes de pesquisa, e o próprio Google já disponibiliza um planejador de palavras-chave, que ajuda a desenvolver campanhas voltadas exatamente para o público que está procurando por soluções que você pode oferecer;
  • Ao investir em redes sociais é importante conhecer as técnicas que lhe trarão melhor engajamento. Além das dicas de interação fornecidas pelas próprias redes sociais, é possível encontrar, em uma rápida busca, diversos sites especializados em mídias sociais, onde pode aprender mais e aplicar uma estratégia de conteúdo para social media, ampliando o alcance da sua marca de maneira orgânica;
  • Assim como uma boa campanha de Inbound Marketing poderá lhe trazer leads qualificados e deixá-los prontos para a compra.

Todas essas estratégias podem ser pensadas e planejadas offline, mas contam com excelentes ferramentas online para medir a eficiência da otimização para mecanismos de busca, as pessoas que estão falando da sua marca, quantidade e qualidade das interações, determinar o ROI (Retorno Sobre o Investimento), dentre outras infinitas possibilidades.

Investir em marketing digital é a melhor maneira de manter o controle dos seus gastos, mensurar seus resultados e otimizar suas campanhas para gerar novas oportunidades.

Você gostaria de conhecer soluções em marketing digital para a sua empresa? Acesse nosso site e descubra mais a respeito!