O benchmarking nasceu para ajudar os gestores e empreendedores na busca pela melhoria contínua de suas empresas, ajudando-os a otimizar os processos internos, corrigir falhas e aumentar os lucros do negócio. Mas, você não sabe bem o que é benchmarking e quais as vantagens que ele oferece para sua empresa?

Todo gestor sabe que o trabalho realizado por sua equipe sempre pode melhorar. Por mais que sua empresa já tenha uma posição de destaque no mercado e consiga gerar lucros satisfatórios, muito pode ser feito para otimizar o que está sendo realizado e ter resultados ainda melhores.

Afinal, o que é benchmarking?

O benchmarking é uma ferramenta indispensável para as empresas que desejam melhorar seus processos e aumentar a sua eficiência.

Trata-se de uma ferramenta de gestão que busca avaliar todas as boas práticas que são realizadas por outras empresas do mercado, identificando algumas ações que poderiam ser aplicadas em seu negócio e que melhorariam consideravelmente o seu desempenho.

Depois de identificar estas boas práticas do mercado e entender seu processo de aplicação, é possível realizar ajustes no trabalho realizado por sua empresa, permitindo que você melhore processos internos e, assim, conquiste resultados mais promissores.

E, ao contrário do que muitos pensam, o benchmarking não se resume a apenas imitar o trabalho de seus concorrentes de mercado. Um bom trabalho de benchmarking vai muito além disso, pois é preciso ajustar cada prática à realidade de sua organização, levando em conta os valores e diferenciais de sua empresa. 

É importante destacar que você poderá identificar aspectos que podem ser melhorados no trabalho que é realizado por outras empresa do mercado, identificando boas práticas do setor e melhorando-as, de modo que sua empresa poderá ter ainda mais sucesso em sua estratégia de benchmarking.

Quais os tipos de benchmarking?

Um erro muito comum que causa confusão é pensar que Benchmarking serve apenas para avaliar os concorrentes de sua empresa.

Na verdade ele vai além disso, podendo ser dividido em quatro tipos:

1. Benchmarking competitivo

Este é o tipo de benchmarking mais conhecido, onde é feita uma análise minuciosa das práticas realizadas por seus concorrentes para depois aplicá-las em sua empresa. 

Esta pode parecer uma tarefa fácil, mas é preciso destacar que as empresas costumam proteger algumas informações importantes sobre seu processo de produção, exigindo muito trabalho dos gestores para identificar os pontos que realmente podem otimizar os processos de sua empresa.

2. Benchmarking funcional

É inegável a importância da análise dos concorrentes para melhorar os processos internos de sua organização, porém muitos gestores ignoram o fato de que é possível aprender com empresas de outros segmentos e ramos de atuação.

E é por isso que existe o benchmarking funcional, que consiste na análise de empresas de outros ramos de atuação em busca de informações capazes de otimizar o trabalho e gerar melhores resultados para sua organização.

3. Benchmarking interno

Muitos profissionais de marketing ignoram o fato de que é possível aprender muito com alguns setores de sua própria empresa.

Para isso existe o benchmarking Interno, que consiste na identificação das melhores práticas que são usadas por alguns setores, departamentos e filiais de sua empresa, e que podem melhorar o trabalho e eficiência de sua empresa se forem aplicadas em outros setores.

4. Benchmarking de cooperação

Outra prática para melhorar as estratégias de sua empresa é o benchmarking de cooperação, que pode ser identificado como o trabalho conjunto de duas ou mais empresas parceiras para otimizar seus processos internos.

No benchmarking de cooperação, as empresas compartilham informações entre si e até mesmo se dispõem a ensinar a melhor maneira de se desempenhar um determinado trabalho.

Esta parceria pode ser firmada entre as empresas e seus fornecedores ou até mesmo entre organizações que oferecem produtos e serviços complementares, que não concorrem entre si.

Qual a importância do benchmarking?

Além de ajudar a empresa a otimizar o seu trabalho e acompanhar as tendências do mercado, o benchmarking oferece uma série de benefícios para sua organização.

Entre os principais podemos destacar:

O benchmarking ajuda sua empresa a ter um conhecimento profundo do mercado

Buscando compreender melhor a metodologia de trabalho de seus principais concorrentes e dos principais players do mercado você terá um conhecimento mais profundo sobre seu ramo de atuação.

Com isso, você terá mais informações para a criação de seu planejamento de marketing, permitindo que tenha maior segurança para avaliar as oportunidades e ameaças que podem ser exploradas por sua empresa.

O benchmarking vai ajudar você a conhecer melhor a sua empresa

Além de ajudar a conhecer o mercado de atuação de sua empresa, o benchmarking é uma excelente arma para ajudar você a conhecer melhor as características de sua empresa, assim como suas forças e fraquezas.

Aplicando o benchmarking Interno você conhecerá melhor o trabalho de todos os times de sua empresa, permitindo que tenha uma visão completa de seus processos internos e a saúde de seu negócio.

Com isso você poderá identificar falhas, que não estavam aparentes, e se antecipar na resolução de problemas que poderiam prejudicá-lo a longo prazo.

O benchmarking ajuda a reduzir os custos de sua empresa

Ao se inspirar nas melhores práticas de seu mercado, o benchmarking vai ajudar a sua empresa a otimizar seus processos internos, aumentando sua produtividade.

Fazendo isso, sua empresa reduzirá consideravelmente os custos de produção e promoção, garantindo assim um maior retorno sobre o investimento e impactando diretamente nos lucros de seu negócio.

O benchmarking ajuda a motivar a sua equipe

Quando aplicado corretamente, o benchmarking pode ser um ótimo instrumento para motivar os membros de sua equipe. Isso porque você irá definir metas que podem comprovadamente ser alcançadas, usando como motivação as conquistas de seus concorrentes e outras empresas de seu segmento.

Com a certeza de que possuem metas alcançáveis e que sua empresa se preocupa com a melhoria contínua dos processos, sua equipe estará mais motivada e disposta a trabalhar pelo crescimento do negócio.

Agora que você já sabe o que é benchmarking e como ele pode ajudar a sua empresa a conhecer melhor o mercado e otimizar o trabalho que é realizado por sua equipe, o que acha de investir nesta estratégia?

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