Antes de sair correndo atrás de contatos de agência de marketing para consolidar a presença digital da sua empresa, procure entender melhor os serviços prestados por elas.

Nossos hábitos mudaram. Com a tecnologia, tarefas rotineiras, que vão desde as conversas com parentes em outras cidades às nossas compras de Natal, ganharam novas ferramentas e uma nova velocidade. A maioria delas agora acontece online — por isso, sua empresa precisa ocupar esse espaço!

Porém, a presença, por si só, não traz resultado. É preciso presença com estratégia, conhecendo a fundo o mercado consumidor, os canais digitais e as ferramentas de mensuração que vão dar uma base sólida às decisões. E é por isso que a contratação de uma boa agência de marketing digital deixou de ser luxo para se tornar indispensável na nossa nova era online.

Para ajudar você nesta tarefa de escolher a melhor agência para o seu negócio, separamos algumas dicas importantes. Vamos a elas?

1. Pesquise a área de marketing digital

Antes de sair correndo atrás dos contatos das agências, procure entender melhor os serviços prestados por elas.

Faça uma auditoria em sua própria empresa para saber o que já vem sendo feito e o que você imagina que possa melhorar, com base em seu conhecimento, nas ações de concorrentes e outros materiais que você considerar pertinentes.

Depois, pesquise artigos e notícias da área. Siga veículos especializados em marketing digital e procure entender o que vem sendo feito nesse mercado.

Pesquise, também, as opções de agências de acordo com suas prioridades. Por exemplo: você quer que a agência seja em sua cidade ou pode contratar uma agência que preste o serviço à distância? Você tem um e-commerce e precisa de serviços específicos? Liste suas necessidades, e apenas então busque as agências.

Lembre-se: aqui, a ideia não é se tornar um especialista e nem descobrir tudo o que precisa ser feito em sua empresa — até porque você não precisa levar as soluções prontas para a agência: é ela que vai encontrá-las.

A ideia é fazer um brainstorm para gerar ideias e escolher aquelas que mais se adequam ao seu negócio. A agência é especialista em marketing digital, mas ninguém conhece seu negócio como você — e seu conhecimento será essencial tanto na escolha da agência quanto no planejamento de sua nova estratégia em parceria com ela.

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2. Seja realista

A primeira etapa do processo também é importante para evitar que você acabe contratando uma agência de má qualidade. Muitas prometem resultados rápidos e matadores na web, por exemplo. Porém, a maioria dos esforços, em marketing digital, exige tempo e paciência.

Por exemplo: o Search Engine Optimization (SEO), como é conhecida a otimização do site para que ele apareça nos primeiros resultados dos buscadores, como o Google, é uma estratégia com excelentes resultados, mas que costuma demorar meses para dar retorno. Desconfie das ofertas de milagres!

Cuidado também com as ofertas de preços muito baixos. Trabalho especializado não sai a preço de banana — bons profissionais cobram preços justos por seus serviços. 

3. Peça indicações

Algum conhecido tem uma empresa que segue uma estratégia que você gosta? Uma empresa de outro ramo faz um trabalho que você considera ótimo nas redes sociais?

Descubra quais agências os atendem. Pergunte a conhecidos que utilizem esse serviço. Além de ter uma boa referência em relação ao trabalho em si, você conhecerá mais sobre o atendimento, a equipe e os valores de cada uma delas.

4. Conheça suas opções

Assim que você tiver suas agências escolhidas, passe a acompanhá-las e cheque sua credibilidade.

Entre os itens que valem a pena conferir estão os depoimentos de clientes, clientes atendidos, prêmios e cases. Também leia os comentários nas redes sociais, verifique se há algum registro de reclamação contra a agência. E o mais importante: conheça o trabalho de marketing digital que a agência realiza para ela mesma. Uma agência com um site horrível é um mau sinal, não é? A internet deixa centenas de pistas para quem quer conhecer melhor uma empresa, aproveite!

Com esses cuidados, além de conhecer o trabalho desenvolvido pela agência, você saberá se ela tem experiência em seu setor ou nos serviços nos quais você está interessado.

E vale lembrar que nem todas as boas agências possuem grandes prêmios ou um rol de clientes de grande porte. O principal é que, com essa pesquisa, você poderá identificar possíveis sinais vermelhos — uma presença fraca nas redes sociais, um site mal elaborado, reclamações, ausência total de clientes ou cases, entre outros.

5. Procure um relacionamento duradouro

Contrate uma agência com o mesmo cuidado que você tem para contratar funcionários para trabalhar dentro de sua empresa. Vocês provavelmente vão se relacionar por muito tempo e muitos empecilhos podem surgir no caminho. Por isso, é importante sentir que, com aquela empresa, é possível desenvolver uma relação de confiança, transparência e cooperação.

A agência precisa entender as suas necessidades, mas sem se deixar dominar totalmente por elas — afinal, são eles os especialistas em marketing digital! O trabalho da agência será sempre partir da sua demanda, avaliar sua viabilidade e apresentar, com sinceridade, o que trará ou não resultado.

Você é um profundo conhecedor de seu negócio e sabe quais decisões serão as melhores para ele em termos gerenciais. A agência deve ser uma profunda conhecedora do marketing digital e saber quais decisões vão beneficiar você online.

6. Fique atento ao retorno

Uma vez escolhida a agência, fique atento aos primeiros encontros, os primeiros traços de sua estratégia. Uma boa sinergia entre agência e cliente fica evidente já de início.

Acompanhe também o trabalho da agência de perto, avaliando não apenas resultados, mas como ela atende as necessidades de sua empresa. Seu site é um e-commerce e precisa de ajustes constantes, mas a agência sempre atrasa as solicitações? Talvez seja hora de considerar uma troca.

Lembre-se: além de apresentar resultados e saber equilibrar as demandas de sua empresa e as melhores práticas do marketing digital, a agência precisa oferecer um bom atendimento.

Esses são os principais cuidados que você deve tomar na contratação de uma agência de marketing digital. Confie: os esforços valem a pena! O marketing digital é uma área em pleno crescimento e que ainda tem muito chão pela frente. Além disso, oferece uma infinidade de ferramentas para conquistar, reter e fidelizar seus clientes, com custos acessíveis — o que o torna uma excelente opção mesmo em tempos de crise e para empresas de médio e pequeno porte.

Pronto para escolher sua agência? Aproveite e entenda melhor as diferenças entre o marketing online e offline.