No que você baseia as decisões da sua empresa? Na sua intuição? Nas vendas? Na satisfação dos clientes? Para qualquer uma dessas respostas, existe um KPI (Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Desempenho).

Mesmo que sua empresa não trabalhe com este conceito ainda, ele sempre esteve lá. Por isso, é importante entender o que são KPIs e como eles podem ser úteis na sua empresa. Entenda melhor com o nosso post!

O que são KPIs?

Os KPIs são as métricas que a sua empresa considera essenciais para avaliar seus resultados e, consequentemente, traçar novas estratégias. Eles oferecem uma visão clara do desempenho da empresa, de que ações funcionam ou não, quais áreas precisam melhorar, onde há oportunidades, entre outras informações.

Esses indicadores são a peça fundamental do planejamento — afinal, em um mercado concorrido, decisões precisam ser muito bem embasadas e monitoradas.

Como definir KPIs?

Se você respondeu à questão no início do texto, certamente já tem uma ideia do que precisa ser monitorado em sua empresa. Os KPIs estarão sempre diretamente ligados aos seus objetivos. Quais são eles? Aumentar as vendas, conquistar um novo mercado, melhorar a experiência dos clientes no site, aumentar o lucro etc.

Partindo dos objetivos principais da empresa, reflita: quais são as informações mais importantes que você precisa conhecer e acompanhar para saber se eles estão sendo alcançados?

Se você tem uma loja virtual e quer aumentar as vendas, por exemplo, saber quantas pessoas acessam seu site e quantas, de fato, compram alguma coisa é essencial. Só aqui, temos dois KPIs: acessos e taxa de conversão, que é a razão entre os acessos e pessoas que finalizam a compra, neste caso.

Com eles, é possível saber se os acessos têm crescido e se eles estão sendo revertidos em lucro, e também se as campanhas de marketing digital funcionam, quais são as épocas em que as pessoas mais compram, entre outros.

Quais as características essenciais dos KPIs?

Na hora de definir os KPIs da sua empresa, fique atento a algumas características essenciais. Os KPIs precisam ser indicadores-chave, como o próprio nome diz. Não queira abraçar o mundo e medir absolutamente tudo. Foque seus esforços nos indicadores que realmente interessam para o seu negócio.

KPIs também precisam ser claros, confiáveis e fáceis de medir. Eles precisam ser compreensíveis para toda a equipe envolvida nos planos de sua empresa, para que sirvam de guia e base para as decisões.

Os indicadores também precisam oferecer uma visão clara e fiel da situação atual da sua empresa. Eles devem servir de guias para suas estratégias e planejamento — se você quer aumentar os acessos ao site, não avalie apenas quantas pessoas estão acessando-o atualmente, mas acompanhe também o tempo de permanência nas páginas, quantas páginas elas visitam.

Se seu objetivo é aumentar a visitação, saber como está a experiência dos usuários na sua página para poder melhorá-la é fundamental.

Como os KPIs se dividem por área?

Uma empresa é dividida em várias áreas e cada uma delas tem seus próprios KPIs. Há, por exemplo, os indicadores de produção — dos colaboradores, das máquinas, da empresa como um todo.

Há também indicadores de qualidade, como a taxa de produtos com defeito; indicadores de satisfação do cliente, que apontam quantos atendimentos, reclamações e soluções foram registrados; indicadores de marketing, que podem indicar qual o alcance das campanhas e os resultados em termos de aquisição de clientes, entre outros.

O ideal é definir as métricas essenciais para cada área da empresa, de acordo com os objetivos, para que possam ser acompanhadas e orientadas da melhor forma. Essa divisão “personalizada”, ao mesmo tempo que atende às necessidades específicas de cada uma delas, ajuda a montar uma visão ampla de toda empresa e de seu desempenho.

Quais os KPIs mais importantes para uma empresa?

O rol de KPIs principais de um negócio varia bastante de empresa para empresa. Uma loja virtual, por exemplo, tem medidas principais diferentes de uma fábrica de sapatos.

Os KPIs também variam de acordo com o objetivo da empresa, a estratégia adotada e até com o momento. Uma empresa recém-fundada, por exemplo, precisa acompanhar a visibilidade e o brand awareness — conceito que mede o quanto a marca é conhecida pelo público. Já uma empresa consolidada pode focar nos resultados de suas lojas ou em identificar novos mercados.

Conheça alguns exemplos de KPIs indispensáveis:

1. Lucro

O lucro é a razão de ser de todo negócio, por isso, ele precisa ser acompanhado de perto.

Qual o retorno que sua empresa tem após todas as despesas? Aqui, é interessante avaliar o lucro em relação a itens específicos. Por exemplo: quais lojas da sua marca trazem mais retorno? Que ações de marketing ou canais de venda são mais lucrativos?

2. Despesas e custos

De forma simples, as despesas são gastos necessários para vender, os custos são o investimento necessário para produzir. O pagamento de um funcionário da loja é despesa e a compra de matéria-prima para fabricar os sapatos é custo.

Estes dois indicadores são importantíssimos, especialmente para identificar possíveis melhorias de procedimentos.

Sua fábrica possui uma máquina que exige muitas reparações? Talvez seja a hora de substituí-la. Um anúncio pago em uma rede social não trouxe clientes? Talvez seja melhor rever este canal de divulgação. Acompanhando estes indicadores, você poderá investir com mais sabedoria seus recursos.

3. Receita

Saber quanto se gasta é tão importante quanto saber quanto se ganha. Se você tem uma loja de flores e acompanha a receita ao longo do ano, vai perceber que em algumas datas ela tende a crescer — como o Dia dos Namorados, por exemplo.

Então, que tal investir em campanhas para esse dia? Você também poderá acompanhar quais são suas lojas, sedes, canais de venda mais lucrativos e como eles se comportam ao longo do ano.

4. Vendas

Quantos clientes estão entrando em seu funil de vendas? Por meio de que canais eles chegam até você? Que ações têm gerado melhores resultados em termos de transformar prospects em clientes fiéis?

Conhecendo os pormenores dos seus canais de venda, você poderá melhorar processos e atrair ainda mais clientes.

Quais indicadores são vitais para o seu negócio?

Se sua empresa é um organismo complexo, os KPIs são os batimentos cardíacos, a pressão arterial, a temperatura. São os índices e indícios que medem a saúde, apontam problemas a serem resolvidos, assim como as forças e números a serem mantidos. São o que tornam este organismo complicado mais simples e orientam seus passos.

Agora que você já sabe o que são KPIs, que tal avaliar quais indicadores são vitais para o seu negócio? Assine nossa newsletter e receba mais dicas para melhorar a gestão da sua empresa!