Facebook Ads: mudanças no algoritmo e aumento na competitividade têm impactado as estratégias digitais de anúncios de pequenas e médias empresas; veja como garantir retorno

Em tempos de escândalos envolvendo vazamento de dados, fakenews e especulações a respeito da interferência das redes sociais no resultado de eleições, o mundo volta seus olhares à plataforma de relacionamento com o maior número de usuários ativos globalmente: o Facebook. Nesse contexto, Mark Zuckerberg vem divulgando mudanças para quem trabalha com o gerenciador de anúncios da rede social. Somado às atualizações – também recentes – do algoritmo, que prioriza as relações pessoais a conteúdos compartilhados por marcas, empresas têm se visto forçadas a investir em anúncios no Facebook Ads para conseguir uma exibição no feed dos usuários.

No entanto, a necessidade de adesão aos anúncios no Facebook Ads como forma de ganhar visibilidade na rede social aumentou a competitividade e, consequentemente, o custo para exibição. Dessa forma, empresas com orçamentos mais limitados se vêm diante de um cenário que exige estratégias bem desenhadas e olhares atentos para conquistar bons resultados. Antes, com pequenos investimentos de R$1 por dia era possível engajar uma parcela considerável de usuários. Hoje, com esse orçamento, é improvável que um anúncio seja exibido, tão raro aprovado pela própria plataforma.

“Estamos no momento de analisar o cenário e rever estratégias para que, mesmo os clientes com orçamentos mais restritos tenham chance de se manter na disputa no leilão por bons posicionamentos. Isso envolve desde um conteúdo atrativo à definição adequada de objetivo, público e direcionamento das campanhas”, avalia Mariana Targa, Coordenadora de Marketing Digital da D’Lucca&Jota.

Mas afinal, pequenas marcas têm espaço para fazer anúncios no Facebook Ads?

Não sabemos como as próximas mudanças podem afetar a estrutura atual do gerenciador de anúncios. O que percebemos até aqui, é que a concorrência e os ajustes em relação a detalhamento de público, linguagem e abordagem têm tornado mais complexa a briga por um bom posicionamento. Mas não é motivo para pânico: um plano de marketing adequado pode encontrar meios de contornar esses obstáculos e alcançar ótimos resultados dentro da realidade de cada negócio.

“Acreditamos que sempre haverá espaço para os pequenos anunciantes dentro da plataforma, o que muda, na nossa opinião, é que quanto mais conhecimento técnico e estratégico, maior a chance de se destacar diante da concorrência”, tranquiliza Mariana e completa. “Para os nossos clientes com investimentos mais tímidos, temos trabalhado ainda mais a prioridade de objetivos. Um passo de cada vez. Dessa forma, o crescimento acontece de maneira natural, e conforme as metas são atingidas, conseguimos ampliar os resultados”.

Facebook Ads

Então, se você ainda está construindo a autoridade da sua marca ou avançando no sentido de torná-la mais relevante no ambiente on-line, não desanime. Contar com especialistas no assunto pode ser um ponto de partida para te auxiliar na tomada de decisão e investir seu dinheiro da maneira mais assertiva, explorando objetivos realistas dentro da estrutura do seu negócio.  

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