Entenda o conceito da web 3.0 e como as características dessa nova internet importam para as marcas

– O que é internet?

– Nada, não. Vai apenas mudar o mundo!

Se você é fã de Stranger Things, série ambientada nos anos 80, e já assistiu a quarta temporada, certamente deve ter notado esse diálogo entre Jonathan e Suzie. Lá atrás, quando a internet “nascia”, o conceito parecia algo inimaginável para algumas pessoas, mas já prometia revolucionar a sociedade. Fenômeno próximo do que estamos vivendo hoje com a construção da web 3.0 e tudo que a caracteriza, como metaverso, realidade virtual, criptomoedas e tecnologia blockchain. Os conceitos e as aplicações dessa nova realidade parecem ainda confusos, mas já estão transformando o mercado digital.

E para ficar por dentro de todas as tendências de marketing, sugerimos que você comece entendendo melhor o conceito de web 3.0. Vamos lá?

 

O que é a Web 3.0?

Antes de falarmos dessa nova era, vamos recapitular as anteriores:

Web 1.0: Nos anos 80 e 90, a internet ainda era composta por páginas e sites mais estáticos com um design pobre de imagens, repleto de textos e tabelas.

Web 2.0: Já nos anos 2000, com uma versão mais interativa e a possibilidade de pesquisas, consumo e produção de conteúdo, foi essa segunda fase da internet que propiciou o nascimento de plataformas de mensagens e redes sociais, desde o ICQ, MSN, mIRC e Orkut até Facebook, Instagram, TikTok, WhatsApp e muitas outras.

Web 3.0:  É a nova fase da internet. Atualmente, estamos em transição da web 2.0 para a web 3.0. O início dessa nova era está sendo construído com a tecnologia blockchain, em que aplicativos e plataformas são descentralizados com maior controle dos usuários.

 

Principais características da Web 3.0

Se hoje os conteúdos disponíveis na internet estão hospedados em servidores centralizados e são controlados por algumas empresas, na web 3.0 esses conteúdos são descentralizados. Com a tecnologia de blockchain, os sites, plataformas e conteúdos são armazenados em uma cadeia de blocos controlada por uma rede de computadores, responsável por sua manutenção e segurança, permitindo um controle maior do usuário sobre seus dados, que poderá monetizá-los e até lucrar com criptomoedas para visualizar anúncios na internet.

Além da descentralização e do maior controle do usuário, a interação direta, sem intermediários, é outro elemento da web 3.0. Os aplicativos serão desenvolvidos em blockchains e redes peer-to-peer (P2P), são os chamados dApps, controlados por toda comunidade e não apenas uma entidade. O primeiro dApp foi o Bitcoin, que além de ser uma criptomoeda, também funciona um dApp para realizar transações e pagamentos.

 

Experiência do cliente na web 3.0

A descentralização somada a outros componentes da web 3.0, como recursos de inteligência artificial e machine learning, propicia uma experiência ainda mais personalizada ao usuário, já que haverá uma capacidade maior de a rede recomendar conteúdos mais relevantes, de acordo com suas escolhas.

Outro aspecto importante que impactará ainda mais nas ações de marketing digital é do conteúdo viral, já que os usuários começarão a ser recompensados pelo tempo que dedicam com as marcas nas redes. Ao seguir e compartilhar um conteúdo de uma marca, ele receberá uma recompensa. Essa é uma ótima maneira de utilizar a web 3.0 para melhorar o relacionamento com o cliente.

 

Metaverso

A característica imersiva da web 3.0 vem também do conceito de metaverso. Você já deve ter ouvido falar nele, principalmente após a mudança do Facebook para o Meta, que popularizou o conceito. O metaverso é um ambiente virtual que replica a realidade e as pessoas interagem com seus avatares por meio de tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada.

A nova realidade já está bastante presente no universo dos games, inclusive. O mais famoso atualmente é o Fortnite, com experiência imersiva que permite a interação entre avatares dos jogadores em universo digital, conectando vida real e virtual.

No metaverso, tudo será possível, inclusive a compra de bens tangíveis ou intangíveis. Em um universo de experiências e aquisições, estratégias adequadas para fortalecer relacionamento com o cliente serão fundamentais.

Precisa de auxílio para direcionar as ações de marketing digital da sua marca nesta nova realidade? Entre em contato com a D’Lucca & Jota.