Metodologia de marketing digital é tendência do momento. Confira conceitos básicos antes de aplicar sua estratégia de Inbound Marketing

 
Desde que o Marketing Tradicional – ou Outbound Marketing – vem perdendo espaço frente ao Marketing Digital, muitas empresas ainda têm dificuldade de avaliar as melhores opções e entender as novas regras do jogo. Afinal, o que é e como montar uma estratégia de Inbound Marketing?

Se você ainda faz parte desse time que não sabe ao certo como utilizar esta metodologia de marketing protagonista no ambiente online, chegou o momento de saber mais sobre como posicionar a sua empresa enquanto autoridade no segmento e atrair leads qualificados.

Confira as cinco características essenciais que a D’lucca & Jota, agência especializada em marketing digital, separou para você.

Menos investimento = público certo

Parece improvável, mas conquistar mais clientes investindo menos é totalmente possível com uma estratégia de Inbound Marketing. Isso porque, ao invés de apostar todas as fichas em divulgações genéricas, sua marca passa a identificar a etapa exata em que o consumidor está, comunicando a ele somente o que interessa naquele momento. Pense que um cliente que já conhece sua marca e outro que nunca ouviu falar não devem escutar a mesma coisa de você. Mas acredite, dá para esmiuçar ainda mais esse público e criar mensagens totalmente personificadas quando se sabe o que é o Inbound Marketing e como aplicá-lo.

Atrair é mais eficaz do que forçar

“Alô, João? Nós somos a Unicórnio Sorridente. Você gostaria de estar comprando nossos serviços?” Quem já atendeu a uma ligação de telemarketing, onde a meta é ser convencido a adquirir um produto, sabe do que estamos falando. No Inbound Marketing, ao invés de empurrar seus serviços, você atrai a pessoa sem atropelar o momento do consumo. É informação no tempo, local e do jeito certo. Assim, é preciso gerar conteúdo de qualidade que atraia o público e, de acordo com a interação dele, ir direcionando os recursos.

Conteúdo é rei, mas estratégia é xeque-mate!

Sabe o conteúdo de qualidade que falamos no tópico acima? Pois ele é extremamente importante para a aplicação da sua estratégia de Inbound Marketing. Imagine um consultório médico, por exemplo. Com certeza ele tem um público bem específico. Mas, ao invés de dizer “Ei, Maria. Marque sua consulta aqui”, ele pode oferecer materiais em texto, vídeo e até lives sobre a importância do cuidado com a saúde. Com as pessoas certas atraídas, é hora de aplicar as outras etapas da estratégia: converter, fechar e encantar.

Público-alvo, persona e lead. Cada um é um.

Público-alvo é a definição tradicional das pessoas que interessam a um negócio. Mas, por ser muito geral, tem sido substituída pelas personas, uma espécie de individualização dos perfis de cliente ideal, levando em conta seus interesses e necessidades. Assim, ao invés de dizer que seu público são mulheres, de 20 a 35 anos, você pode dizer que suas personas são: a Maria, de 22 anos, que gosta disso e daquilo, e a Joana, de 30, que segue tais páginas no Facebook. Viu a diferença? Já o lead é o potencial cliente, aquela pessoa que demonstra algum tipo de interesse na sua marca e pode ser convertida, isto é, virar consumidor real.

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Não se engane: comunicação também se mede.

Há algum tempo atrás, falar de métricas em comunicação era quase um tabu. Mas hoje, em especial no Inbound Marketing, medir as ações e os resultados é, não só, possível, como essencial. Existem diversas ferramentas que ajudam na tarefa, já que, muitas vezes, as ações são feitas em tempo real e podem ser ajustadas conforme a interação do público. E já que a definição do público foi feita com tanta segmentação e em tantas etapas, as chances de desperdiçar verba são infinitamente menores.

Quer saber mais sobre o que é, como aplicar uma estratégia de Inbound Marketing e como mensurar resultados? Acesse o conteúdo exclusivo – e gratuito – da D’lucca & Jota. Aproveite para entrar em contato conosco e conhecer nossos serviços.