Entenda a importância do patrocínio de posts nas redes sociais e o que é preciso para que seu anúncio no Facebook tenha resultado

Anunciar no Facebook pode parecer fácil: basta clicar em “impulsionar publicação” e seguir o passo a passo. Sucesso garantido, certo? Errado! Anunciar nas redes sociais demanda planejamento e organização para que o seu investimento atinja os objetivos almejados e traga mais resultados para o seu negócio – e não apenas números vazios. Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas essenciais para que seu anúncio no Facebook traga resultados palpáveis.

Primeiro, a principal dúvida que paira sobre muitas empresas na hora de patrocinar seus conteúdos: se o Facebook é uma ferramenta gratuita, porque eu preciso pagar para usar? Apesar de ser uma ferramenta gratuita, a rede social tem diminuído, cada vez mais, a presença de postagens institucionais de forma orgânica na linha do tempo, justamente para incentivar o uso de anúncios pagos. Isso significa que, sem os links patrocinados, uma parcela muito pequena das pessoas que curtiram sua página receberá todo o conteúdo que você se esforçou para preparar. Com pouco alcance, seus resultados digitais serão igualmente pequenos. Para um bom anúncio no Facebook, parta do planejamento pautado nos objetivos globais da empresa e da sua estratégia de marketing digital. Confira outros passos obrigatórios.

  • Defina objetivos para seus anúncios

Assim como todo esforço de comunicação, os anúncios em redes sociais também precisam ter um objetivo. O próprio Facebook oferece uma lista de possibilidades que podem ajudar a identificar o que melhor se encaixa para o seu negócio naquele momento. Coisas como ampliar o reconhecimento da marca; trazer tráfego para o seu site ou para a página de um produto; aumentar o número de fãs da página; entre outras. Junto a isso – e antes de começar – defina verba, período de veiculação, público-alvo e parâmetros para mensuração. A D’lucca & Jota tem um ebook gratuito sobre o assunto. Clique aqui para saber mais. 

  • Defina o público-alvo

Os anúncios trazem uma ampla possibilidade de públicos, assim, é possível ser bem específico e assertivo sobre as pessoas que se quer atingir. Muitas empresas acabam não aproveitando essa oportunidade e erram ao serem simplistas nessa definição. Procure esgotar todas as possibilidades de segmentação, se atentando a fatores como distância de endereço, interesses, profissões e conexão com a página.

DICA: Anúncios para públicos mais específicos tendem a trazer mais resultados. Quer ver como?

Vamos supor que você tem uma pizzaria aconchegante em São Paulo, conhecida pela sua ótima seleção de vinhos. Nesse caso, não basta anunciar para pessoas que estão na cidade de São Paulo e se interessam por pizza ou vinho. Mais especificamente, você pode anunciar para pessoas que estejam a três quilômetros do seu estabelecimento, se interessam por jantares, pizza e também por vinho. Percebe a diferença? É possível, ainda, investir na personalização dos anúncios para situações mais específicas. No exemplo acima, você poderia incluir na segmentação recém-casados e divulgar anúncios com um apelo especial para o casal, como uma promoção específica para eles.

  • Defina como vai mensurar

Mensurar é uma das grandes vantagens do marketing digital e é imprescindível para você aumentar seus resultados e reduzir os custos da aquisição de novos clientes. Com tamanha importância, esse ponto não deve ficar esquecido e precisa ser pensado já no planejamento. Quando estiver colocando sua estratégia de anúncio no papel, defina quais métricas serão utilizadas para avaliar os resultados da campanha, pensando sempre nos seus objetivos. Se você deseja aumentar o número de compras de um produto, conseguir curtidas nas postagens não vai ser muito produtivo, certo? Bateu aquela dúvida, volte ao seu objetivo.

  • Faça testes

Essa é uma etapa essencial para otimizar seus resultados e reduzir o custo por aquisição. O segredo aqui é fazer muitos, muitos testes! Você pode testar diferentes objetivos ou públicos, por exemplo, para identificar os que trazem mais resultados. Também pode fazer testes com criativos diferentes, alterando textos, chamadas, imagens, calls to action. O mais importante aqui é se lembrar de testar uma variável por vez. Assim, você sabe exatamente o que está influenciando o seu retorno.

Agora que você já sabe a importância de um bom anúncio no Facebook e quais os pontos mais importantes desse planejamento, é hora de avaliar se é possível realizar esse trabalho por conta própria ou se é necessário contratar uma agência especializada.

Na D’lucca & Jota, contamos com equipes altamente qualificadas e dedicadas ao planejamento e gerenciamento de campanhas de links patrocinados e de marketing digital. Entre em contato e receba uma consultoria gratuita com um de nossos profissionais!