Apresentação da marca revela dados importantes sobre o negócio. Confira porque investir na identidade visual da sua empresa
Ter uma marca sem uma identidade é quase como ter um carro antes de aprender a dirigir. Você vai poder lavá-lo aos fins de semana e até fazer selfies para matar os amigos de inveja no Instagram, mas não vai conseguir usá-lo em seu real potencial. Com as marcas é a mesma coisa. Por melhor que você seja no seu ramo, não vai conseguir atingir muita gente sem dar atenção à criação de uma identidade visual pela qual te reconheçam de longe. Quer uma prova? Qual cor vem à sua cabeça quando você pensa em Coca-Cola? Ou, ainda, Itaú? Certamente você pensou em vermelho e laranja e isso acontece porque essas marcas se preocuparam em reforçar uma identidade ao longo de muitos anos. Não ficou convencido? Reunimos três razões que vão te ajudar a entender, definitivamente, porque vale a pena investir em criação de identidade visual. Confira.
• Vestir sua marca para o mercado
Você já deve ter ouvido alguém dizer que a maneira com que nos vestimos diz muito sobre o que queremos transmitir. Afinal, quando você vai a uma entrevista de emprego não usa os mesmos chinelos e shorts do fim de semana, certo? A criação de identidade visual tem esse mesmo sentido: transmitir uma mensagem. Por isso, escolher uma roupagem é, também, conhecer a fundo os objetivos da sua marca, tendo em vista que, ao optar pelos elementos da identidade, será preciso identificar quem, quando, onde e porque o seu negócio quer atingir. Não adianta fazer um logotipo incrível se ele não representar tudo aquilo que é importante para o público. Ele precisa ser, acima de tudo, funcional, já que a ideia é que as pessoas olhem para a sua marca e associem, quase que imediatamente, ao que você quer comunicar.
• Deixar claro seu posicionamento (e público)
O posicionamento de marca é a referência que o público cria na cabeça sobre suas principais características. Se você escuta o slogan “cerveja que desce redondo”, por exemplo, não precisa pensar muito para saber que o jargão é da Skol. Tendo isso em vista, é preciso analisar o que caracteriza a sua marca no mercado. Preços populares? Ingredientes naturais? Praticidade? Isso é o que vai determinar a necessidade de uma grafia mais leve ou mais pesada, cores mais fortes ou mais suaves, ícones mais arredondados ou quadrados. Ou seja, todos os elementos da criação de uma identidade visual precisam conversar entre si e transmitir a mesma mensagem. Por isso é tão comum encontrar grandes marcas que, depois de anos, reformulam sua identidade visual e reforçam seu posicionamento. Até mesmo o Google fez isso, se lembra?
• Economizar (SIM)
Uma vez que você estabelece os padrões da sua marca, não precisará mais perder tempo e dinheiro refazendo e/ou reinventando materiais. Por isso, a criação de identidade visual ajuda na direção dos recursos e na economia do negócio.Para Thiago André, diretor de arte da D’lucca & Jota, criar um Manual de Marca junto à identidade visual pode ajudar parceiros e fornecedores a entender a aplicação sem distorções ou desvios. “O Guideline é um direcionador muito importante na criação porque, além de diminuir a chance de retrabalho, ainda estabelece um padrão em nível global para a marca, orientando para medidas de arte, cores, estilos de foto e conceitos chave de conteúdo”, explica.
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