Ao criar um site, um dos principais pontos que se deve verificar é se ele é responsivo. Isso porque é essencial considerar todas as variações de telas que temos hoje: com as mais diferentes resoluções em dispositivos eletrônicos como smartphones, SmartTVs e tablets, garantir uma melhor navegabilidade ao usuário pode parecer uma tarefa difícil mas alguns pontos devem ser levados em consideração:

Pense grande
Um erro comum é focar todos os esforços do design responsivo pensando em uma melhor navegação mobile. Ao planejar pensando somente nos dispositivos menores, deixamos de lado o grande número de usuários que acessam de telas grandes todos os dias. É claro que não se pode deixar de projetar primeiro o wireframe para dispositivos móveis, mas é preciso considerar os dois extremos.

Conte com um call-of-action atrativo
Ele deve se destacar na página, tanto em tamanho como em cores. Geralmente, os formatos retangulares e circulares são reconhecidos mais facilmente pelo usuário, e considerando o alto número de acessos por dispositivos com touchscreen, ele precisa estar facilmente visível e clicável.

Atenção especial para a tipografia
É importante saber encontrar um equilíbrio entre tamanho da fonte e o espaçamento entre as linhas pensando nas mais diferentes resoluções, e se certificar de que esteja legível principalmente quando se trata dos menus.

Prioridade ao conteúdo
Tente não cair na armadilha de tentar fazer com que todos os elementos se adaptem dentro do design sem considerar o contexto. Concentre-se no que é importante e faça uma avaliação sem medo do que pode ser eventualmente retirado.

Teste nos mais diversos dispositivos
Antes de finalmente lançar o seu site, é preciso testar a navegabilidade na maior quantidade de dispositivos possíveis. Conte com a ajuda de outras pessoas nesse momento, para verificar as suas experiências e assim indicar se você está no caminho certo, ou se são necessárias melhorias.

O design responsivo é uma área em constante mudança, e é essencial se manter atualizado sobre as últimas novidades. Além disso, apesar de todas as novas tecnologias, muitos usuários ainda possuem internet lenta, resolução baixa e capacidade de processamento inferior em seus dispositivos. Por isso, antes de tudo, para um site ser responsivo ele deve ser: fácil de usar, limpo e organizado!