Com mais de 467 milhões de usuários, o LinkedIn é hoje a maior plataforma de relacionamento profissional do mundo. E, assim como outras redes sociais — como Facebook, Twitter e Instagram — ele oferece a possibilidade para empresas anunciarem em sua plataforma.

A diferença aqui são os interesses e as possibilidades de segmentação, que são bastante focadas em negócio. Quer saber como isso funciona? Então este post foi feito para você!

Listamos aqui algumas coisas que você precisa saber para compreender a importância do LinkedIn como espaço de anúncio, além de um breve tutorial sobre como começar a investir em LinkedIn Ads desde já. Continue lendo e confira!

O volume de usuários

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior país com número de usuários cadastrados do LinkedIn: somos 27 milhões no total, perdendo apenas para os Estados Unidos e a Índia.

E as empresas e recrutadores têm percebido isso cada vez mais, optando por iniciar o recrutamento de novos talentos pela própria plataforma, e abolindo, muitas vezes, o tradicional currículo impresso.

Foco direcionado

Ao contrário das outras redes sociais — nas quais os usuários costumam dividir a atenção com outros assuntos durante a navegação, como família e entretenimento — o conteúdo oferecido pelo LinkedIn é estritamente profissional.

Por isso, a probabilidade de um usuário ler um artigo sobre produtividade, ou se aplicar para uma vaga de emprego do seu interesse é muito maior do que quando ele está navegando pelo Facebook, e precisa escolher — ainda que de forma inconsciente — entre o seu link e um vídeo de humor, por exemplo.

A segmentação por cargo

Quando o objetivo é fechar negócios com outra empresa — seja B2B ou B2C — isso implica em entrar em contato com algum profissional responsável por ela. E, com o LinkedIn, é possível segmentar o anúncio tanto pelo segmento de mercado quanto pelo cargo ocupado na empresa, o que otimiza ainda mais o objetivo final do anúncio.

Além disso, a plataforma também oferece outras possibilidades de segmentação, incluindo a segmentação de público-alvo por título, empresa, cargo, habilidades e interesses.

E o LinkedIn ainda oferece tempo de experiência na empresa e a possibilidade de ser impactado por um anúncio apenas quando o usuário estiver online. Assim, o direcionamento de campanhas de marketing possibilita à sua empresa trabalhar melhor os próprios leads.

A variedade de anúncios

Assim como acontece em outras plataformas, o LinkedIn Ads permite anunciar de diferentes formas o seu produto ou serviço. Embora sejam apenas duas opções principais, elas oferecem seus desdobramentos, como veremos a seguir:

Anúncio padrão

Sendo texto, imagem ou vídeo, esse tipo de anúncio pode ser utilizado em grupos, nas colunas laterais, no inbox do usuário (InMail) e na timeline. E cada localização oferecerá um formato diferente, para que o anúncio seja considerado atrativo.

Conteúdo patrocinado

Assim como o Facebook, o LinkedIn também oferece a opção de promover um post ou um artigo para que fique em destaque na timeline dos usuários. Porém, para promover o seu conteúdo, é preciso que ele seja bem escrito.

Então, foque em produção de conteúdo de qualidade para atingir o seu objetivo. Enfim, com todas essas vantagens, fica difícil não querer investir em LinkedIn Ads, não é?

Mãos a obra!

Agora, você já está familiarizado com as vantagens do LinkedIn, mas ainda não tem certeza do próximo passo por nunca ter anunciado na plataforma antes, não é mesmo? Nesse caso, algumas perguntas que você pode se fazer antes de começar são:

  1. Meu conteúdo é relacionado ao mundo dos negócios?
  2. Eu conheço o cargo que o meu público-alvo ocupa nas empresas?
  3. Eu sei onde o meu público-alvo trabalha?
  4. Meu público-alvo possui habilidades ou interesses específicos que estou buscando?

Sem dúvida, perguntas como essas te ajudarão a desenvolver sua estratégia e a formatar o seu objetivo de negócio, de acordo com os interesses do seu público.

Além disso, não se esqueça de que esse é o momento de testar e avaliar como o público se comporta conforme cada anúncio. Portanto não hesite em planejar diferentes variações para que sejam acompanhadas no futuro.

Passo 1: inserindo as informações iniciais

Para criar a campanha, primeiro você precisa ter uma conta no LinkedIn, seja como perfil pessoal ou como conta Business. Em seguida, você deverá acessar a página http://www.linkedin.com/ads e clicar em “Gerencie anúncios”.

Caso ainda não o tenha feito, insira suas informações de cobrança preenchendo os dados do seu cartão de crédito antes de prosseguir. Depois, você será levado à plataforma de criação de campanhas, onde deverá escolher aquela que se adequar melhor ao seu objetivo: conteúdo patrocinado ou anúncio de texto.

Por último, você deverá selecionar a linguagem do seu anúncio, e criar os nomes das campanhas (apenas para uso interno).

Passo 2: definindo o seu público

Finalizada a primeira parte, agora é a hora de definir o seu público-alvo. Dentre as opções possíveis, você pode segmentar por localização, empresa, título, universidade, habilidade, grupo, sexo e idade.

É importante reforçar que quanto mais específica a segmentação, mais propenso o seu prospect estará em clicar nos seus anúncios. Por isso, não se esqueça de definir e utilizar as personas nesse processo.

Passo 3: definindo o orçamento

Para anúncios no LinkedIn, a plataforma oferece duas opções de cobrança: o CPC (Custo por clique), que cobra um valor a cada vez que um usuário clicar em seu anúncio, e o CPM (Custo por mil impressões), que cobra um valor a cada vez que 1.000 usuários virem seu anúncio.

Ambas tem valores e resultados diferentes, então, escolha a que melhor se adequar ao seu objetivo. Se você tem uma marca nova e precisa ser visto, CPM seria a melhor opção. Já se o seu foco for a geração de leads qualificados, o CPC contribua de forma automatizada.

Tudo depende do seu planejamento. E, em seguida, você deverá inserir o budget diário, e a data de início e fim da sua campanha.

Passo 4: acompanhando e testando

Enfim, parabéns! Se você chegou até aqui, isso significa que os seus anúncios estão definidos e, assim que o LinkedIn os aprovar, eles estarão rodando a todo vapor.

A partir de agora, você deve acompanhar o desempenho de cada campanha por meio do gerenciador, e otimizar aquelas que não estiverem dando o resultado esperado. E para que o seu investimento seja cada vez mais efetivo, lembre-se de fazer esse acompanhamento todos os dias!

Então, agora que você já conhece as vantagens do LinkedIn Ads, já pode começar a investir e colher seus resultados. E, para continuar por dentro dos principais artigos sobre Marketing Digital, aproveite para assinar a nossa newsletter!