Mesmo com legislação engessada na publicidade do setor de saúde, conquistamos excelentes resultados ao longo dos nossos 27 anos de mercado.

De acordo com levantamento do Sindusfarma, realizado em junho do ano passado, 68% das marcas pesquisadas responderam que pretendiam aumentar seus investimentos de marketing em 2023, tendo aumento médio de cerca 11,3% previsto para o setor apenas neste ano. Esses números acompanham a tendência de crescimento da indústria em razão da transformação digital.

Dados do primeiro semestre de 2023 mostram que o crescimento da produção na indústria farmacêutica e farmacoquímica foi de 11,1%, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Estima-se, ainda, que para 2024 o crescimento seja de aproximadamente 10%.

Agência com quase 30 anos de mercado, acompanhamos de perto toda a evolução e desdobramentos da publicidade na indústria farmacêutica, desde quando a forma mais assertiva de dialogar com o público-alvo se limitava às ações in loco e aos materiais impressos. Hoje, com a transformação digital e flexibilização das regras da propaganda no setor, temos grandes avanços na adoção de condutas que vislumbram resultados mensuráveis de marketing a curto e longo prazo.

Marketing na indústria farma

Mesmo com a nova Resolução CFM nº 2.336/2023, que flexibilizou algumas regras para a publicidade médica, o setor de saúde ainda conta com rigorosa legislação e necessidade de cuidados, em especial na manipulação, tratamento e análise de dados e, por isso, sempre reforçamos por aqui a importância de contar com parceiros que se preocupam e seguem rigorosamente as condutas necessárias.

Ao longo de nossa jornada enquanto agência parceira de marketing para a indústria farma, enfrentamos diversos desafios para alcançar bons resultados, especialmente porque, nesse percurso, esbarramos nas transformações (super bem-vindas!) da legislação, na implantação de novas tecnologias, nas novas regras de segurança para manipulação de dados, além das limitações nativas das plataformas de anúncios para publicidade médica e as constantes atualizações das ferramentas.

Tudo isso exige, além de domínio pleno de suas habilidades enquanto profissionais – comunicadores, designers e publicitários -, um esforço e atenção real time da equipe a todo contexto que acompanha a transformação digital no setor.

Resultados da D’lucca para a indústria farma

Engana-se quem pensa que as imposições à publicidade adotadas pelos órgãos regulatórios foram fator limitante para que entregássemos campanhas bem executadas e resultados expressivos aos clientes.

Tivemos – e temos – a oportunidade de desenvolver projetos do zero que ganharam enorme repercussão e um nível de maturidade igualmente relevante para que pudessem se perpetuar e crescer com autonomia.

CASE: Aqui Pela Saúde Dela

Um exemplo foram os canais Aqui Pela Saúde Dela, projeto que desenvolvemos desde o início para Organon – farmacêutica global especializada em saúde feminina – onde demos luz a temas extremamente importantes e ajudamos a marca a dialogar com milhões de mulheres, levando conhecimento e informação de qualidade acerca da importância de ter autonomia sobre as escolhas em relação ao próprio corpo e sua saúde.
Em pouco mais de um ano de gestão dos canais, mais de 17 milhões de pessoas foram impactadas e somamos mais de 2 milhões de interações, graças à adoção de estratégias digitais bem consolidadas, ações de marketing on e offline, além de parceria com influenciadores digitais renomados, humanizando ainda mais as mensagens chave das campanhas e o branding da empresa.

Resultados de marketing na indústria farma: nós sabemos como!

CASE: Sem Xixi na Cama

Nosso xodó aqui na D’lucca&Jota, o projeto Sem Xixi na Cama, foi desenvolvido para a Ferring Pharmaceuticals no Brasil. Enquanto sob nossa gestão, convertemos mais de 7 mil leads e direcionamos milhares deles para os Centros de Apoio parceiros, por meio de ações bastante focadas no inbound marketing e conteúdo relevante. O objetivo principal do projeto era instrumentalizar mães, pais, familiares e toda sua rede de apoio sobre a Enurese Noturna, doença que se caracteriza pelos escapes de xixi durante a noite e que – pasmem! – acomete cerca de 5 a 10% das crianças e jovens de 5 a 17 anos. Muitas vezes tratado com violência e banalizado por falta de informação, o distúrbio tem tratamento e cura.

Mais de 100 mil seguidores acompanhavam os canais sociais criados e gerenciados por nós. O engajamento era expressivo e os feedbacks das famílias sobre a importância da informação compartilhada era diário. Além disso, mais de 17 mil usuários utilizavam o aplicativo Sem Xixi na Cama, também desenvolvido por nós para ampliar ainda mais a entrega de conteúdo e agregar valor para o nosso público-alvo. Ele foi pensado com muito carinho e programado com diversas tarefas lúdicas – além das funcionais – para que a criança também pudesse acompanhar a evolução do tratamento junto dos pais.

Resultados de marketing na indústria farma: nós sabemos como!

 

Estes foram alguns exemplos dentre os diversos cases de sucesso do nosso portfólio. Confira outros projetos no nosso site.

Se sua marca precisa do olhar atento e especializado de uma agência de marketing para indústria farmacêutica, que entende o negócio, se aprofunda no mercado e sabe os caminhos para conquistar resultados mensuráveis com você, conte com a D’lucca. Somos mais que uma agência, somos parceira sua de negócios!