Projeções são tendência no mercado de eventos e podem transformar experiência dos convidados


Imagine que você está em uma festa de casamento no campo. O dia está ensolarado, todos estão vestidos de acordo com a ocasião e, ao se sentar nas cadeiras dispostas no gramado, você consegue visualizar todos os detalhes da festa: as flores, as mesas organizadas com doces finos e água aromatizada, a música suave. Tudo naquele ambiente faz com que você sinta o clima especial e, com a entrada da noiva, você entende a importância dos lencinhos de pano que recebeu na entrada. Toda essa ambientação não é por acaso e também pode ser transportada para a realidade dos negócios. É a chamada cenografia para eventos corporativos.


Cenografia X Ambientação X Decoração

Antes de nos aprofundarmos no tema, é importante estabelecer a diferença entre três conceitos básicos: cenografia, ambientação e decoração. De um modo bem simples, cenografia é a estrutura, ambientação é a utilização de recursos audiovisuais, e a decoração é a combinação dos elementos no espaço. Ou seja, uma complementa a outra e todas, sem exceção, são primordiais para a construção da experiência do convidado em um evento. Um grande ganho para os eventos corporativos, que não apenas podem apresentar produtos ou novidades da área, mas também cumprir um importantíssimo papel nas estratégias de conversão.


Vale a pena investir em cenografia para eventos corporativos?

Toda essa organização tem como intenção mexer com os sentidos do público, fazendo com que ele mergulhe na temática do evento e saia de lá com um sentimento positivo sobre a marca. Imagine um estande de padaria que consiga, por meio da tecnologia, reproduzir o cheirinho do pão saindo do forno ou de um café fresco. “Investir em cenografia e ambientação nem sempre significa encarecer o evento. Se a aplicação da estratégia tiver um objetivo bem delimitado, pode ampliar as oportunidades do negócio e ter um excelente retorno”, diz Anderson Ribeiro, Gerente Administrativo Financeiro da D’lucca & Jota.

Dessa forma, entram no planejamento coisas como: vestimenta dos organizadores, sonorização, iluminação, estrutura física, projeções tecnológicas e até aromas. Ou seja, tudo aquilo que traz vida, dinamicidade e funcionalidade ao ambiente. “Quando falamos em cenografia para eventos corporativos, existem recursos para empresas de todos os tamanhos, tanto em questão decorativa quanto das tecnologias adotadas nas apresentações”, diz Erica Crisóstomo, Coordenadora de Eventos da D’lucca & Jota. E lembra: “O mais importante é respeitar o objetivo do evento, público-alvo e, principalmente, a mensagem que a empresa deseja transmitir”.


Cenografia na prática

Com tantos detalhes assim, não é de se estranhar que existam agências de comunicação especializadas em eventos corporativos. É o caso da D’lucca & Jota, que trabalha de forma integrada os departamentos de eventos, design e mídias. “Essa é a melhor forma de fazer com que todos os processos do evento tenham coerência. Se eu entendo como vai ser a cenografia, consigo montar uma conexão com a comunicação dos materiais visuais, assim como o pessoal de mídias explora melhor a produção de conteúdo”, explica Thiago André, Diretor de Arte da D’lucca & Jota.

No último Panorama UIT, realizado pela biofamacêutica Ferring Brasil, e organizado pela D’lucca & Jota, a cenografia incluiu tecnologia de projeção mapeada, sonorização e iluminação voltadas a valorização de um vídeo que mostrava o papel da empresa – mundialmente – na pesquisa e desenvolvimento de novas moléculas em Reprodução Assistida. “Foi uma grande surpresa para os convidados, já que muitas das coisas que iam sendo desenhadas na hora durante a apresentação, apareciam projetadas na tela. O feedback dos participantes não poderia ter sido melhor”, lembra Erica.

cenografia para eventos corporativos

Na foto, uma das apresentações do Panorama UIT 2018, que utilizou cenografia de projeção mapeada e reuniu cerca de 400 médicos para falar sobre saúde reprodutiva.

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