Conheça quais são os tipos de eventos corporativos e o que fazer para que eles sejam um sucesso e atinjam o público-alvo e o objetivo traçado.

Os eventos corporativos têm o objetivo de atrair a atenção de um determinado público para a empresa. Se bem organizado, pode ser um excelente meio de relacionamento direto com públicos de interesse. É ideal para prospecção e conquista de novos clientes, pode gerar um aumento de visibilidade e aumentar a proximidade dos colaboradores da organização. Não querendo correr riscos, muitas empresas têm optado por contratar empresas especializadas em eventos, já que a coordenação e gestão requerem planejamento e estratégia da logística, o que demanda tempo e conhecimento.

O planejamento é essencial, porém a nomenclatura do acontecimento é igualmente importante, haja vista a existência de definições bem claras.

Confira os diferentes tipos de eventos corporativos:

  • Congresso: é composto por um conjunto de atividades que tem o objetivo de debater assuntos de um determinado segmento, que interessam a grupos específicos, seja profissional, político, entre outros. Por isso, normalmente são organizado por associações e entidades de classe e giram em torno de um tema geral.
  • Convenção: geralmente são reuniões fechadas que envolvem profissionais de uma mesma empresa, mesmo segmento. Convenções podem ser de diversos tipos: vendas, lançamento de produto e comemorações.
  • Palestra: é uma apresentação de curta duração realizada por um especialista em um determinado assunto. Apresentam-se questões sobre um assunto e na sequência iniciam-se perguntas com a plateia buscando conclusões. 
  • Simpósio: é um evento científico, composto por especialistas renomados, em que cada um apresenta aspectos diferentes de um mesmo tema para um público específico e selecionado.
  • Workshop: busca desenvolver conhecimento prático sobre os temas, como aplicar determinada informação. O aprofundamento e detalhamento podem ocorrer com uma série de atividades para praticar o conhecimento que foi repassado.
  • Feira e exposição: utiliza a estrutura de estandes voltados a um grande público. Esses eventos contam com um público mais especializado e o objetivo é gerar possibilidades de negócios.

Independentemente da nomenclatura, o desenvolvimento de um evento deve ser cuidadosamente planejado se desejar atingir o sucesso. A D’lucca & Jota possui um departamento de eventos especializado nisso. Entre em contato!