O brasileiro tem ouvido conteúdo em áudio como nunca e o formato, antes esquecido pela publicidade, tem atraído as marcas. Confira por que sua empresa também deve ficar de olho no consumo de podcast
Experimente andar pelas ruas e perceber a quantidade de pessoas com fones de ouvido. Parece uma cena comum, não é? Mas ela esconde uma grande surpresa que o marketing digital só tem se dado conta nos últimos tempos: o aumento no consumo de podcast.
O formato, lançado há mais de 15 anos, tem retomado a preferência e feito com que anunciantes e profissionais de marketing reconsiderem suas estratégias digitais. Segundo maior mercado de podcasts no mundo, o Brasil possui 120 milhões de internautas dos quais 40% já escutaram um programa de áudio nas plataformas online, de acordo com estudo do Ibope divulgado em maio de 2019.
Consumo de podcast durante a pandemia
Outros dados comprovam o aumento no consumo de podcast no País: a audiência do formato no Spotify brasileiro cresce 21% mensalmente, em média, desde janeiro de 2018. Já um relatório publicado pelo Deezer em 2019 mostra que a forma de consumir conteúdo na plataforma cresceu 177% em um período de 12 meses.
Também já falamos por aqui sobre como a pandemia do novo coronavírus impulsionou o consumo de podcast, registrando um aumento de mais de 150%. O formato tem representado, cada vez mais, a forma como as pessoas passam o tempo, seja para se distrair, informar ou se aprimorar.
A volta do interesse pelo conteúdo em áudio vem também de encontro a estudos recentes sobre publicidade que afirmam que mais de 60% dos anúncios de TV não são vistos, mas são ouvidos. “Seus olhos estão ocupados, mas sua mente está livre”, disse o Diretor de Marketing da Audible, John Harrobin. Já para o CEO do Spotify, Daniel Ek, “nossos ouvidos não valem 10x menos que nossos olhos”.
Vale a pena apostar no consumo de podcast?
Um podcast nada mais é do que uma mídia por áudio para compartilhamento de debates, entrevistas, documentários, audiobooks e reportagens; leitura de ebooks, contos e histórias também tem feito sucesso, especialmente nos gêneros de suspense e terror. Segundo pesquisa recente da Associação Brasileira de Podcasters, os consumidores do formato escutam, em média, duas horas de áudio por semana, grande parte sobre entretenimento e, para 75% deles, a descoberta de novos podcast vem por meio da indicação dos próprios podcasters. A pesquisa ainda revelou que mais de 60% dos entrevistados dão atenção à anúncios quando eles têm o tema do episódio e que cerca de 40% deles já compraram, mais de uma vez, um produto ou serviço anunciado no podcast.
Formato conquista preferência do público
Por muito tempo, os podcasts ganharam fama de conteúdo voltado ao público de tecnologia, tendo em vista a necessidade de busca e download em sites específicos para poder ouvir o arquivo no celular, no computador, ou no carro, por exemplo. Hoje, o consumo de podcast está mais simplificado com aplicativos como Spotify e Deezer, que disponibilizam áreas exclusivas para os áudios em suas plataformas, aumentando o alcance orgânico e, por consequência, a audiência.
Em publicação recente, o Spotify afirma que se tornou a segunda maior plataforma de podcasts em apenas dois anos, e aposta que o formato será responsável por 20% do consumo de conteúdo não-musical no futuro próximo, competindo diretamente com todas as formas de entretenimento. Mesmo assim, de acordo com a PodPesquisa2018, os sites continuam sendo a principal fonte de consumo do formato que tem, em média, mais de 1.000 downloads/mês por episódio.
Grandes marcas como Amazon, Disney, The New York Times e até a Rede Globo, já entraram na onda, disponibilizando conteúdo direcionado para o seu público e comprovando que, apesar de não ser protagonista, o podcast está prestes a tomar a cena muito em breve. Em tempos onde brigar pela atenção de uma geração multitarefa tem sido um desafio cada vez maior com textos, vídeos e infográficos, está na hora de dar outra chance ao áudio. Com conteúdo de qualidade e que faça sentido para o negócio – e principalmente para o consumidor – há grandes probabilidades de aumentar as conversões. Resta então ligar o microfone e aproveitar!