Entenda como empresas estão usando dessa tecnologia para ampliar suas possibilidades de vendas

Uma das tecnologias que tem dominado as discussões atuais no meio digital é a de NFT (Non-Fungible Token). Há uma grande probabilidade de que você já tenha ouvido falar, mesmo que ainda não saiba exatamente como aplicar as NFTs no marketing digital. Eleita a palavra do ano em 2021 pelo Collins Dictionary1, com um crescimento de 11.000% do seu uso, elas geraram 23 bilhões de dólares em negociações no último ano, segundo o Dapp Industry Report2.

A novidade tem movimentado o mercado porque permite que itens que estejam no ambiente online tornem-se ativos originais e únicos, agregando valor para transações financeiras. Por isso, as NFTs já são uma forte tendência, que deve se tornar prática cada vez mais comum. Fique por dentro desse conceito, as principais tendências e aplicações de NFTs no marketing digital e veja como se preparar para esse modelo de negócio.

 

O que são NFTs?

A dificuldade em registrar a propriedade de um item no meio online ou de rastrear a origem de um arquivo gera a impossibilidade de atrelar um valor a esses produtos e de se ter a posse de um bem digital, que poderia ser comercializado.

As NFTs têm mudado essa realidade porque são ativos digitais (tokens) que não podem ser substituídos e garantem a identidade e propriedade do produto. Por exemplo: obras de arte podem até ser copiadas, mas a peça original é que detém o maior valor de mercado. NFTs garantem a segurança do criador da versão original de uma arte ou qualquer item em ambiente online, mesmo que já tenha sido copiado e reproduzido.

Com uma espécie de assinatura digital que certifica a originalidade do item a ser comercializado e permite a rastreabilidade do arquivo original, a NFT assegura ao proprietário receber royalties por revendas, por exemplo, entre outros benefícios.

 

Tendências e aplicações de NFTs no marketing digital

O uso de NFTs no marketing digital amplia as possibilidades de vendas e divulgações de um produto. Muito além das vendas milionárias de obras de arte, as empresas têm feito uso da tecnologia em seus próprios contextos e realidades. O exemplo mais famoso é do tênis virtual da Gucci, que pode ser “experimentado” pelo consumidor por um aplicativo de realidade virtual, com espécie de filtro, com valor de 12 dólares.

A expectativa é que a tecnologia abra um universo de possibilidades para alcançar resultados de branding, proporcionar experiências diferentes aos clientes, melhorar o relacionamento com o público, entre outras vantagens.

O McDonald’s, por exemplo, realizou uma campanha de marketing para lançar um hambúrguer: se os clientes retuitassem um convite, participariam do sorteio do primeiro NFT da empresa. A ação aumentou a visibilidade da marca nas redes sociais.

Já a Semana de Moda virtual e imersiva criada pela plataforma Descentraland, com marcas como Dolce & Gabana, Tommy Hilfiger, entre outras, foi um exemplo de ação que gerou uma experiência exclusiva para o cliente de participar de um desfile de moda, e obteve alto engajamento dos fãs, além de vender NFTs de roupas e acessórios das marcas ao público.

Essa quebra de barreiras entre o ambiente físico e o digital aumenta o alcance em mercados inimagináveis pelas marcas, como do entretenimento e até de games. O festival de música Coachella lançou uma coleção de NFTs que proporcionam benefícios aos detentores de tokens, como acesso vitalício ao evento, brindes, etc. Além disso, parte da receita da venda de NFTs foi destinada a ações beneficente.

 

Na prática: NFTs no marketing digital

Para utilizar e comercializar, é preciso criar uma carteira digital e se cadastrar em um marketplace especializado, como o OpenSea e o Binance NFT. É importante que uma empresa que pretende fazer uso de NFTs no marketing digital tenha uma estratégia bem definida.

Seja uma imagem, música, vídeo, aplicativo, arquivo de texto como ebooks, qualquer produto digital pode se tornar NFT.

Segundo Mariana Targa, coordenadora de marketing digital da D’lucca&Jota, o metaverso é uma tendência muito próxima quando pensamos na evolução da internet. Não podemos mais dizer que a realidade virtual é apenas conceitual. Ela está aí, presente, e ganhando cada vez mais espaço entre marcas e consumidores. Sai na frente quem é capaz de entender esse cenário e renovar as estratégias, sempre respeitando as particularidades e limitações de cada negócio.

Ainda tem dúvidas sobre como aplicar NFTs no marketing digital na sua empresa de forma adequada? Entre em contato conosco.

 

Fontes:

  1. Collins Dictionary. Disponível em:

https://www.collinsdictionary.com/pt/woty

  1. 2021 Dapp Industry Report. Disponível em:

https://dappradar.com/blog/2021-dapp-industry-report